ajuda para esquema completo de ligação bomba de agua.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 03 nov 2011, 23:17
ajuda para esquema completo de ligação bomba de agua.
Viva tenho procurado bastante por esquemas para um quadro em que vou ligar dois grupos (bombas de agua) que trabalharão em simultâneo, ou em alternância. Estes grupos vão estar dependentes de um automato. Mais ou menos tenho conhecimento da parte da força, no que toca aos contactores, mas estou perdido no que toca ao comando, utilizando os relés para me dar os funcionamentos, as alternâncias, bem como os sinais atraves de electrodos e sondas de água. Se alguem tiver conhecimento deste tipo de esquemas, agradeço a ajuda.
-
- Velha Guarda
- Registado: 24 abr 2009, 00:08
Re: ajuda para esquema completo de ligação bomba de agua.
Boas colega,
Para ligar duas bombas, para fazer o quê, o que pretende?
Cumprimentos, Pedro Mendes
Para ligar duas bombas, para fazer o quê, o que pretende?
Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
daniel borges Escreveu:Viva tenho procurado bastante por esquemas para um quadro em que vou ligar dois grupos (bombas de agua) que trabalharão em simultâneo, ou em alternância. Estes grupos vão estar dependentes de um automato. Mais ou menos tenho conhecimento da parte da força, no que toca aos contactores, mas estou perdido no que toca ao comando, utilizando os relés para me dar os funcionamentos, as alternâncias, bem como os sinais atraves de electrodos e sondas de água. Se alguem tiver conhecimento deste tipo de esquemas, agradeço a ajuda.
Boas,
se vão ser comandadas por autómato para que são os relés de alternância?
ohmico
-
- Registado: 13 nov 2011, 11:58
Bom dia tenho, um amigo que ficou de mandar este material se confirmado envio para postar no fórum estou tambem atrais.
Bom domingo
Bom domingo
-
Viva. tenho um deposito aereo, e um no chão, o que pretendo e que o aereo me forneça agua para uma instalação, enquanto que o deposito do chão via ter a função de ir alimentando com agua o deposito aereo. O meu preblema esta em conseguir fazer o comando destas duas bombas. No que toca a alternância, o que pretendo e que em caso de falha do automato, eu possa colocar o sistema em modo local, por forma a que este trabalhe atraves dos reles.
- ezer
- Velha Guarda
- Registado: 04 jan 2008, 22:56
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 10 times
daniel borges Escreveu:Viva. tenho um deposito aereo, e um no chão, o que pretendo e que o aereo me forneça agua para uma instalação, enquanto que o deposito do chão via ter a função de ir alimentando com agua o deposito aereo. O meu preblema esta em conseguir fazer o comando destas duas bombas. No que toca a alternância, o que pretendo e que em caso de falha do automato, eu possa colocar o sistema em modo local, por forma a que este trabalhe atraves dos reles.
Boas
O deposito aereo tem uma bomba par alimentar a rede e 2ª bomba serve para encher o aereo quando este baixa a detrminado nivel, correcto?
-
Boa tarde. E exactamente isso. O primeiro grupo serve para enviar a agua a uma determinada pressão para a rede, enquanto que o segundo grupo vai alimentando o deposito aereo.
queres fazer uma coisa simples e barata????
fiz uma coisa dessas num sistema de rega para relvados...
compras boias de superficie e siga....
colocas uma boia no deposito aereo que vai accionar a bomba do deposito de apoio quando baixa a um deteminado nivel e pára quando estiver cheio....
assim tens sempre agua no deposito de serviço.....se quiseres controlar o enchimento do deposito de apoio podes usar o mesmo sistema ou se agua lá for ter por gravidade, usas uma electrovalvula e uma boia de superficie....
se queres uma coisa mais sofisticada, podes usar um quadro de sondas nos depositos etc etc
fiz uma coisa dessas num sistema de rega para relvados...
compras boias de superficie e siga....
colocas uma boia no deposito aereo que vai accionar a bomba do deposito de apoio quando baixa a um deteminado nivel e pára quando estiver cheio....
assim tens sempre agua no deposito de serviço.....se quiseres controlar o enchimento do deposito de apoio podes usar o mesmo sistema ou se agua lá for ter por gravidade, usas uma electrovalvula e uma boia de superficie....
se queres uma coisa mais sofisticada, podes usar um quadro de sondas nos depositos etc etc