Fazer baixada para mudança de contador para o exterior

F.A
Curioso
Curioso
Registado: 13 nov 2011, 22:22

Re: Fazer baixada para mudança de contador para o exterior

Mensagem por F.A »

ENERGY Escreveu:
Duzia12 Escreveu:Para garagens individuais, arrumos até 3,45 KVA

Boas
No ultimo seminário da Certiel em que estive, destribuiram o manual de Reabilitação e Remodelação de Instalações Eléctricas, numa das suas tabelas consta que para potências até 6,9Kvas (1,15/2,30/3,45/6,9) em 230V o cabo/condutores a utilizar é de 6mm2.

Bem ja ñ sei bem q cabo meter, s soube-s q o cabo de 6mm dava metia esse é q a direrença de preço é significativa, mas como ainda são 30m d distancia s for de 10mm^2 ñ sera pior ñ?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

F.A Escreveu:
ENERGY Escreveu:
Duzia12 Escreveu:Para garagens individuais, arrumos até 3,45 KVA

Boas
No ultimo seminário da Certiel em que estive, destribuiram o manual de Reabilitação e Remodelação de Instalações Eléctricas, numa das suas tabelas consta que para potências até 6,9Kvas (1,15/2,30/3,45/6,9) em 230V o cabo/condutores a utilizar é de 6mm2.

Bem ja ñ sei bem q cabo meter, s soube-s q o cabo de 6mm dava metia esse é q a direrença de preço é significativa, mas como ainda são 30m d distancia s for de 10mm^2 ñ sera pior ñ?
Pensando que num futuro poderá ter necessidade de pedir um aumento de potência o melhor é instalar cabo de 16mm2, senão gasta dinheiro 2x
Cpts.
Energy
F.A
Curioso
Curioso

Mensagem por F.A »

fil9rn Escreveu:boas,
20A não é a potencia contratada..... e não conheço potencias contratadas monofásicas para esse valor de corrente. Mas respondendo à sua questão:
Para potencias contratadas de 6,9KVA (30A) monofásico com 6mm^2 pode ir até 15m, 10mm^2 até 26m e 16mm^2 até 41m.

Penso ser essa a sua duvida, certo?

Assim sendo aconselho a colocar XV2x16mm^2.

caso a sua potencia contratada seja de 3,45KVA (15A) monofásico os 6mm^2 permitem 31 metros.

cumps

Olá viva boa noite, amigo fil9rn quanto a potencia sempre estava correta o homem so m tinha dito por telefone que eram 20A e eu hoje pode confirmar isso mesmo a pontencia contratada é de 4,6KVA os dito 20A monofásicos.... Mas confesso q tb estralhei um pouco quando ele m disse...

Comprimentos
Obrigado por participares e ajudares
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Para 4,6 KVA o cabo de XV 2 x 10mm^2 chega, se a Certiel aprovar
fil9rn
Curioso
Curioso
Registado: 30 nov 2010, 22:06

Mensagem por fil9rn »

assim sendo 2x10mm^2 é suficiente. Se quiser garantir futuros aumentos de potencia 2x16mm^2 como já foi referido anteriormente...

Cumps
http://pt.beruby.com/promocode/uhtr0m visite e ganhe dinheiro extra em tempos de crise...
F.A
Curioso
Curioso

Mensagem por F.A »

Olá viva pessoal... Passados estes dias tenho a dizer-vos que o trabalho ja esta feito e selado, coloquei o cabo XV 2x10 a EDP veio selar e ñ exigiram nada d especial, eu tb fiz aquilo a maneira...
Tenho agradecer a todos os quantos me ajudaram a tirar as minhas duvidas...
até breve abraço a todos
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”