RC-CC
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Re: RC-CC
Boas, a gestão das redes individuais deve estar ao alcance do utilizador seja por fichas ou comutadores, por norma o interior é reservado a técnicos ITED, se nesse caso concreto para se puder mudar as fichas tem de se abrir o interior do ATI, vai contra o "comum" mas não sei até que ponto pode ser considerado uma não conformidade!
Isto é o que está no manual ITED1 pág. 26 e tem sido a norma em "vigor".
• O ATI é obrigatoriamente constituído por 2 zonas distintas, uma mais acessível ao cliente e uma
outra de acesso mais restrito, com interesse apenas ao instalador ITED;
• Na zona mais acessível do ATI, normalmente após a abertura da porta (ou portas) principal, é feita
a manobra de chicotes de interligação pelo cliente;
• A criação da zona de acesso mais restrito destina-se a uma melhor salvaguarda das ligações do
DDC às respectivas redes de par de cobre, colectiva e individual. Este acesso mais restrito poderá
ser conseguido através de uma porta interior, que crie uma zona mais reservada;
• A eventual porta interior (ou portas) do ATI, para além de criar uma separação, pode servir de
suporte a dispositivos e equipamentos.
Isto é o que está no manual ITED1 pág. 26 e tem sido a norma em "vigor".
• O ATI é obrigatoriamente constituído por 2 zonas distintas, uma mais acessível ao cliente e uma
outra de acesso mais restrito, com interesse apenas ao instalador ITED;
• Na zona mais acessível do ATI, normalmente após a abertura da porta (ou portas) principal, é feita
a manobra de chicotes de interligação pelo cliente;
• A criação da zona de acesso mais restrito destina-se a uma melhor salvaguarda das ligações do
DDC às respectivas redes de par de cobre, colectiva e individual. Este acesso mais restrito poderá
ser conseguido através de uma porta interior, que crie uma zona mais reservada;
• A eventual porta interior (ou portas) do ATI, para além de criar uma separação, pode servir de
suporte a dispositivos e equipamentos.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
os taps ficam no interior na zona restrita, mas tem de haver um acesso à conectica na zona do utilizador. tens fotos desses ATIs?
Eng. de electrónica e telecomunicações
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, pelo que já vi o da Legrand tem as ligações todas pela 2ª porta mas os equipamentos vêem-se quando se abre a 1ª , ou seja para mudar par de cobre ou coaxial tem de se abrir sempre a 2ª porta, agora no caso da JSL já me parece mais "atamancado" "solução de recurso" uma vez que o par de cobre está à vista e o coaxial está bem escondido, um leigo não vai adivinhar que tem lá as ligações de coaxial dentro.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
no meu entender nao cumpre a legislação.
se quiseres mudar a box da zon dum quarto para o outro, tens de chamar um tecnico ITED, porque só os tecnicos ITED devem aceder à parte de dentro do ATI..
se quiseres mudar a box da zon dum quarto para o outro, tens de chamar um tecnico ITED, porque só os tecnicos ITED devem aceder à parte de dentro do ATI..
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
tem razao, nesse caso o ATI pode ser uma caixa C2 na parede, com os splitters e tomadas aparafusadas ao fundo da caixa.. não faz sentido os "ATIs" que conhecemos..amfys Escreveu:Não cumpre qual legislação?
É o que foi dito atrás, no manual ITED 1 essas 2 zonas eram contempladas, mas no manual ITED 2 já nada é referido.
ou esqueceram-se de colocar no manual, ou intencionalmente simplificaram muito a vida a muita gente.
mas o ati continua a ser de acesso restrito, o que quer dizer que o utilizador normal nao poderá mexer na distribuiçao da sua casa..
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Bom estamos com um problema de comunicação.
Eu não estou a defender que não existam as duas zonas, apenas estou a constatar que há uma omissão dessa obrigação no manual ITED 2.
Quanto ao acesso restrito apenas é referido tal coisa para o ATE e a CEMU.
Quanto ao ATI não é mencionada qualquer restrição. (Mais uma vez apenas estou a fazer uma constatação.)
Eu não estou a defender que não existam as duas zonas, apenas estou a constatar que há uma omissão dessa obrigação no manual ITED 2.
Quanto ao acesso restrito apenas é referido tal coisa para o ATE e a CEMU.
Quanto ao ATI não é mencionada qualquer restrição. (Mais uma vez apenas estou a fazer uma constatação.)