Cablagem para habitação
-
- Curioso
- Registado: 16 nov 2009, 22:35
Cablagem para habitação
Boas maltinha:Eu tenho um interruptor da edp de 16A, e queria por um quador distanciado do interruptor mais ou menos 10 metros em que o disjuntor diferencial é de 16A.
A minha duvida é que secção de cabo é que vou usar do interruptor até ao disjuntor diferencial.É uma instalação monofasica.
A minha duvida é que secção de cabo é que vou usar do interruptor até ao disjuntor diferencial.É uma instalação monofasica.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Re: Cablagem para habitação
Boasoliveiradavid87 Escreveu:Boas maltinha:Eu tenho um interruptor da edp de 16A, e queria por um quador distanciado do interruptor mais ou menos 10 metros em que o disjuntor diferencial é de 16A.
Cabo XV 3G6 com ID no quadro de 2x40x300 ou ID 2x40x30
Cpts.
Energy
Energy
- ezer
- Velha Guarda
- Registado: 04 jan 2008, 22:56
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 10 vezes
ENERGY Escreveu:Boasoliveiradavid87 Escreveu:Boas maltinha:Eu tenho um interruptor da edp de 16A, e queria por um quador distanciado do interruptor mais ou menos 10 metros em que o disjuntor diferencial é de 16A.
Cabo XV 3G6 com ID no quadro de 2x40x300 ou ID 2x40x30
Com estes valores já concordo. Cabo XV 3G16 dá para uma corrente max.+/- 100A consoante a instalação e o fabricante ( há uns que têm tolerancias de secção mais apertadas que outros) logo as correntes máxima admissiveis variam de tabela para tabela, explicação dada por um responsavável numa visita a uma fabrica de cablagens à alguns anos atrás e confirmado posteriormente em ensaios.
-
- Team Apoio
Deixar arder não, pois até poderia usar cabo de XG4mm para 10metros, visto que a potência instalada é de 16A, mas abusar na secção do cabo também não me parece correcto, o dinheiro custa a todos, logo nem 8 nem 80.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Agradecimento recebido: 1 vez
Bem se for pelos minimos será 3x10mm proteção mecanica a tubo 40 mm e até contador e diferencial e preparado com um corte geral no quadro de I.D. 40A/30MA. se estou errado clarifiquem S.F.F.
-
- Team Apoio
BoasDEUS AMIGO Escreveu:Bem se for pelos minimos será 3x10mm proteção mecanica a tubo 40 mm e até contador e diferencial e preparado com um corte geral no quadro de I.D. 40A/30MA. se estou errado clarifiquem S.F.F.
A secção minima dos condutores a utilizar em derivações é de 6mm, para potências a instalar até 6,9Kvas, Q.d.t 1.5%
Cpts.
Energy
Energy
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 50 vezes
Aqui muitas vezes em vez de se ajudar quem precisa, complicam-se as explicações, se a dúvida colocada é instalar um quadro alimentado por uma instalação em que a potência máxima da mesma é 3,45KVA (15A) e não 16 como se diz, porque a EDP não tem contratos em que o DCP é regulado a 16 Amp. logo com 10 mt. de distância não é necessário mais do que 4mm2 e em relação ao tubo a utilizar poderá ser de 25mm no mínimo.
Cumps.
Cumps.
-
- Team Apoio
BoasJosecalado Escreveu:Aqui muitas vezes em vez de se ajudar quem precisa, complicam-se as explicações, se a dúvida colocada é instalar um quadro alimentado por uma instalação em que a potência máxima da mesma é 3,45KVA (15A) e não 16 como se diz, porque a EDP não tem contratos em que o DCP é regulado a 16 Amp. logo com 10 mt. de distância não é necessário mais do que 4mm2 e em relação ao tubo a utilizar poderá ser de 25mm no mínimo.
Cumps.
Aqui o colega Oliveira colocou a questão da seguinte forma:Eu tenho um interruptor da edp de 16A, e queria por um quador distanciado do interruptor mais ou menos 10 metros
Perante a descrição supõe-se que o limitador da EDP está num determinado local e o colega Oliveira quer colocar o quadro eléctrico afastado do limitador da EDP 10 metros, logo estes 10 metros ainda são considerados derivação, e como tal a secção minima dos condutores é 6mm.
Isto aplica-se de 3,45Kvas a 6,9Kvas.
Cpts.
Energy
Energy