ajuda

Responder
jpires
Curioso
Curioso
Registado: 20 abr 2010, 13:54

ajuda

Mensagem por jpires »

estou com problemas no meu comutador de lustre ... algo está mal mas n sei o q ... será q alguem me pode ajudar?

em anexo deixo 1 esquema ...
esquema_escada.pdf
este ficheiro contem ligaçoes e funcionamento do sistema actual/
(20.61 KiB) Transferido 132 vezes
obrigado
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: ajuda

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Mas qual é o problema exactamente?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

jpires Escreveu:estou com problemas no meu comutador de lustre ... algo está mal mas n sei o q ... será q alguem me pode ajudar?

em anexo deixo 1 esquema ...
esquema_escada.pdf
obrigado
Boas
Se precisa de ajuda, a forma como descreve a sua duvida, não nos leva a lado nenhum, têm dem descrever da melhor forma possivél a sua dúvida, par aque alguém por aqui o possa ajudar.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Meta um novo Comutador de Lustre
jpires
Curioso
Curioso

Mensagem por jpires »

Bem o problema é o seguinte:

qdo estou no 1.º andar e tenho as luzes ligadas (das escadas e do hall) e desço p o R/C, uma vez aí só consigo deslligar as luzes das escadas e n a do hall do 1.º andar

e qdo estou no R/C n consigo acender as luzes das escadas

espero ter sido + claro, no entanto na tabela estao os testes q fiz
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Has thanked: 1 time
Been thanked: 10 times

Mensagem por ezer »

Isso é uma comutação de escada mal feita, ligações mal feitas nos comutadores ou nas cx de derivação.
scuras
Curioso
Curioso
Registado: 06 nov 2011, 22:18

Mensagem por scuras »

boas ,

concordo com o ezer , são ligações mal feitas e convem verificar se têm mesmo comutadores de escada !!!

com o comutador de lustre não consegue fazer essa comutação
jpires
Curioso
Curioso

Mensagem por jpires »

boas ... q as ligações estavam mal feitas já eu suspeitava ... apesar de terem sido feitas por 1 electricista certificado ...
bem ... mas como é q s as ligações bem feitas?
e como é q eu sei se o q tenho é s comutadores de escada ou de lustre?

obrigado
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Has thanked: 1 time
Been thanked: 10 times

Mensagem por ezer »

ezer Escreveu:Isso é uma comutação de escada mal feita, ligações mal feitas nos comutadores ou nas cx de derivação.

Penso que é isto que quer, não sei como está a funcionar a iluminação das escadas e do hall, se em conjunto ou separadas, pelo desenho que apresenta será uma dupla comutação, ciircuitos independentes,comutadores de escada duplos, nem quantas cx de derivação existem para esse circuito, o erro de ligação tanto pode ser nos comutadores como nas caixas.

Quanto à instalação ter sido feita por um electricista certificado, ponho as minhas duvidas ,não acredito que um profissional certificado não tenha ensaiado a instalação para verificar que tudo estava ok, ou em caso de não ter energia para fazer os testes ,ao ser confrontado com o erro não se tenha prontificado para o corrigir, porque cometer um erro qualquer um comete, errar é humano, mas desde que o erro seja do técnico é uma obrigação corrigir essa falha.

Pelo menos é assim que eu actuo, tem que existir um código de honra e brio profissional, se foi um electropedreiro ai a conversa passa a ser outra
Anexos
Comutação escada.docx
(71.67 KiB) Transferido 100 vezes
Última edição por ezer em 13 nov 2011, 00:11, editado 3 vezes no total.
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

Electrecista certificado???
jpires
Curioso
Curioso

Mensagem por jpires »

Bem isto vem na sequencia de compra de casa nova ... tive q me chatear c o construtor q me a vendeu p arranjar outro electricista pois o q lá tinha estado ... apesar de ser certificado (individuo q cheguei a conhecer ... era 1 aldrabao) ... e como tal o problema é q deixou a instalação electrica da casa mal feita e inacabada.

O novo electricista, tb certificado, fez um checkup ao sistema mas pelos vistos houve coisas q lhe escaparam ... nomeada/ esta.

E como o meu relacionamento c o construtor está mal ... o electricista n se predispõe a lá ir pq tb tem trabalho de maior envergadura ... como sou formado em fisica resolvi por maos à obra mas o problema é q n tenho 1 esquema electrico de como fazer as ligações correcta/ ... e ver nesse caso os errros q o 1.º electricsta cometeu ...

dai colocar este post ...
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”