Duvida de principiante em instalações

Responder
MrLDCas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 29 out 2011, 15:21

Duvida de principiante em instalações

Mensagem por MrLDCas »

Boas tardes,

Sou estudante de engenharia electrotécnica e estou a agora a começar a aprender a desenvolver instalações eléctricas.

Como tal, estou a desenvolver a instalação de um edifício de uma empresa com várias salas e gabinetes, e que possui também um pequeno refeitório com uma respectiva cozinha de apoio.

Num projecto em autocad, já fiz a colocação das várias luminarias assim como das tomadas nas várias salas, deixando o pior para o fim, a cozinha (erro meu provavelmente :lol:). Nas tomadas das várias divisões estou a pensar utilizar tomadas schuko de 16A 2P+T o que funcionaria bem com uma potencia contratada de 3,45kVA.
No entanto vejo que a cozinha necessita de, entre outros, uma placa vitrocerâmica cujas potencias destes aparelhos se encontram acima de 5kW. Isto obriga-me a aumentar a potênica contratada para os 6,90kVA (estou certo???).

A minha duvida agora é, caso tenha de aumentar a potencia contratada para os 6,90kVA, tambem tenho de trocar as tomadas ja 'instaladas'?
Outra questão, não seria melhor utilizar uma potencia contratada trifásica com 15A/400V ??

Cumprimentos a todos :) .
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Re: Duvida de principiante em instalações

Mensagem por parreirajoao »

Vê os meus comentários a azul.

MrLDCas Escreveu:Boas tardes,

Sou estudante de engenharia electrotécnica e estou a agora a começar a aprender a desenvolver instalações eléctricas.

Como tal, estou a desenvolver a instalação de um edifício de uma empresa com várias salas e gabinetes, e que possui também um pequeno refeitório com uma respectiva cozinha de apoio.

Num projecto em autocad, já fiz a colocação das várias luminarias assim como das tomadas nas várias salas, deixando o pior para o fim, a cozinha (erro meu provavelmente :lol:). Nas tomadas das várias divisões estou a pensar utilizar tomadas schuko de 16A 2P+T o que funcionaria bem com uma potencia contratada de 3,45kVA.

Não conheço o edificio, mas de certeza que 3,45 kVA chegam???????????

No entanto vejo que a cozinha necessita de, entre outros, uma placa vitrocerâmica cujas potencias destes aparelhos se encontram acima de 5kW. Isto obriga-me a aumentar a potênica contratada para os 6,90kVA (estou certo???).

Tens de fazer um balanço de potências e verificar qual é a potência total.

A minha duvida agora é, caso tenha de aumentar a potencia contratada para os 6,90kVA, tambem tenho de trocar as tomadas ja 'instaladas'?

Não. No entanto e de acordo com as RTIEBT, recomenda-se a instalação de um cabo de 4 mm2 para o fogão/placa vitrocerâmica

Outra questão, não seria melhor utilizar uma potencia contratada trifásica com 15A/400V ??

Não.

Cumprimentos a todos :) .
MrLDCas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por MrLDCas »

Humm... Estava a pensar ao contrário.
Ou seja terei então de fazer o somatório das potências, e dividir pelos 220V para saber a corrente de entrada em cada quadro.
Será isto?
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times

Mensagem por Duzia12 »

Cola aqui o esquema?? 3,45 KVA é uma gota de água faz-me lembrar os velhos tempos em vez de considerar 1x30 A fazer 3x50A (noviço).
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

MrLDCas Escreveu:Boas tardes,

Num projecto em autocad, já fiz a colocação das várias luminarias assim como das tomadas nas várias salas, deixando o pior para o fim, a cozinha (erro meu provavelmente :lol:). Nas tomadas das várias divisões estou a pensar utilizar tomadas schuko de 16A 2P+T com alveolos protegidos que funcionaria bem com uma potencia contratada de 3,45kVA.
Alimentar várias salas e gabinetes com 3.45Kvas, deve servir apenas para a iluminação, e as tomadas ficam lá para fazer vista, se ligar computadores, impressoras, fotocopiadoras etc, não funciona
Dependendo dos equipamentos a instalar acredito que não chegue
As tomadas já instaladas nada têm a ver com o aumento de potência para 6,9Kvas, não necessita de trocar as tomadas
Não, é preferivél ter 6,9Kvas em monofásico, a não ser que tenha instalados equipamentos trifásicos Cumprimentos a todos :) .
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times

Mensagem por Duzia12 »

É licenciar para 20,7 KVA para o que der e vier!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Duzia12 Escreveu:É licenciar para 20,7 KVA para o que der e vier!!
Boas
O melhor será somar todas as potências dos equipamentos a instalar, e no final dar alguma margem para futuros equipamentos, penso que será mais seguro, no entanto 20,7Kvas, já acho uma potência a instalar aceitavél, pois 3,45Kvas se for para certificar não dá.
Cpts.
Energy
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

boas

geralmente as cozinhas dos refeitorios tem equipamentos trifasicos, pois monoofasicos seriam de consumos enormes, verifique isso
Jaime Reis
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

As boas regras dizem que se deve projectar para a potência a seguir, atendendo à certificação da instalação, de forma a evitar nov acertificação em caso de necessidade de aumento de potência.
MrLDCas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por MrLDCas »

De facto estava muito perdido...
Fiz os balanços de potencia e deu.me um valor próximo de 30 kVA.

Obrigado a todos pela vossa disponibilidade.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

MrLDCas Escreveu:De facto estava muito perdido...
Fiz os balanços de potencia e deu.me um valor próximo de 30 kVA.

Obrigado a todos pela vossa disponibilidade.
Boas
É certificar para 41,4Kvas 400/60A ou se quizer ficar à pele tem 34.5Kvas 400/50A.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”