Utilizar a energia do sol do vento e da agua
-
- Curioso
- Registado: 28 dez 2010, 15:15
Utilizar a energia do sol do vento e da agua
Tenho andado a investigar e gostaria de saber a vossa opinião sobre a utilização das 3 fontes de energia (sol, vento, agua) para a produção de energia eléctrica, isto é, visto que durante o ano há dias de maior intensidade do vento e outros em que se verifica mais as radiações solares porque não usar um sistema em que seja possível produzir electricidade a partir das 3 fontes simultaneamente, mesmo durante a noite, a energia 'hídrica' seria aproveitada por exemplo aproveitando a queda de agua da chuva do telhado.
Não sei se já existe algum sistema destes e talvez ainda seja pouco vantajosa a ideia mas num futuro próximo e com a evolução da tecnologia talvez este sistema seja um bom investimento.
Não sei se já existe algum sistema destes e talvez ainda seja pouco vantajosa a ideia mas num futuro próximo e com a evolução da tecnologia talvez este sistema seja um bom investimento.
Eng. Electrotécnico Ricardo Silva
EMAIL: ricsilva1990@gmail.com
-
- Curioso
Re: Utilizar a energia do sol do vento e da agua
O objectivo seria ficar o menos dependente da rede e injectar energia para a rede ou seja vender a energia produzida que não fosse consumida.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
como exercício, experimenta saber quanta energia tens disponivel num telhado de uma habitação, com 4m de altura, tanto por via da água e por via do sol.silvasporting Escreveu:O objectivo seria ficar o menos dependente da rede e injectar energia para a rede ou seja vender a energia produzida que não fosse consumida.
Experimenta este site para obteres alguns dados: http://www.meteo.pt/pt/
http://www.meteo.pt/pt/oclima/acompanha ... &selAno=-1
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Ainda bem que és do sporting.
Vê o anexo.
Vê o anexo.
silvasporting Escreveu:Tenho andado a investigar e gostaria de saber a vossa opinião sobre a utilização das 3 fontes de energia (sol, vento, agua) para a produção de energia eléctrica, isto é, visto que durante o ano há dias de maior intensidade do vento e outros em que se verifica mais as radiações solares porque não usar um sistema em que seja possível produzir electricidade a partir das 3 fontes simultaneamente, mesmo durante a noite, a energia 'hídrica' seria aproveitada por exemplo aproveitando a queda de agua da chuva do telhado.
- Anexos
-
- ineti_sistema hibrido.pdf
- (476.24 KiB) Transferido 148 vezes
-
- Curioso
O anexo está bastante interessante, pelo estudo que realizaram para termos o maior partido do sistema, terá de ser escolhida uma zona ideal para a instalação do sistema.
Uma outra questão nesse estudo o objectivo era produzir para os vários tipos de carga e a energia que fosse produzida em excesso era injectada na rede?
Uma outra questão nesse estudo o objectivo era produzir para os vários tipos de carga e a energia que fosse produzida em excesso era injectada na rede?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Este projecto está no campus no INETI e pelo que eu me lembro quando lá fui visitar, era apenas um projecto didáctico, mas claro a funcionar em pleno.
Se queres fazer algo semelhante, o ideal é injectares a totalidade na rede, pois o valor do kWh é bem remunerado, de acordo com o DL da microgeração.
Se necessitares de consumo na tua instalação, colocas um outro contador e pagas o kWh ao preço em vigor.
Se queres fazer algo semelhante, o ideal é injectares a totalidade na rede, pois o valor do kWh é bem remunerado, de acordo com o DL da microgeração.
Se necessitares de consumo na tua instalação, colocas um outro contador e pagas o kWh ao preço em vigor.
silvasporting Escreveu:O anexo está bastante interessante, pelo estudo que realizaram para termos o maior partido do sistema, terá de ser escolhida uma zona ideal para a instalação do sistema.
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Been thanked: 12 times
Resta saber até quando é assim tão bem remunerado. A crise chega a todo o lado.
Esta sobre-remuneração para produtores de energias renováveis não é boa para ninguém, a não ser para quem as vende.projclvm Escreveu:Resta saber até quando é assim tão bem remunerado. A crise chega a todo o lado.
A resposta à pergunta colocada logo no primeiro post, é simples: Não é rentável! Se fizeres as contas, vez que uma casa com acesso à rede eléctrica não tem interesse em produzir para consumo próprio. Ou compra à rede, ou vende à rede. Isto mostra que qualquer micro-produtor de energia eléctrica é ineficiente e os consumidores de energia pagam essa ineficiência. Para além de travar o desenvolvimento (quantidade em vez de qualidade)
O petróleo está cada vez mais caro, e as energias renováveis têm dado passos muito importantes no sentido de se tornarem mais económicas. O caminho é continuar a trabalhar até que não seja preciso serem fortemente subsidiadas para subsistirem os combustíveis fosseis.
Até lá, existem muitos e muitos casos de sistemas isolados, ou onde não justifica levar a rede eléctrica onde se pode e deve trabalhar.
Neste forum, independentemente da idade, trato toda a gente por tu, se alguém se sentir incomodado, é só dizer.
-
- Curioso
- Registado: 11 nov 2011, 20:27
- Been thanked: 1 time
silvasporting Escreveu:Tenho andado a investigar e gostaria de saber a vossa opinião sobre a utilização das 3 fontes de energia (sol, vento, agua) para a produção de energia eléctrica, isto é, visto que durante o ano há dias de maior intensidade do vento e outros em que se verifica mais as radiações solares porque não usar um sistema em que seja possível produzir electricidade a partir das 3 fontes simultaneamente, mesmo durante a noite, a energia 'hídrica' seria aproveitada por exemplo aproveitando a queda de agua da chuva do telhado.
So é rentavel a muito longo prazo, e para quem não tem acesso a rede electrica.

-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 08 mai 2010, 17:27
e nao poderá ser rentavel se conseguir baixar o preço da instalacçao? por exemplo agora produzem-se paineis solares baratos na china!! encontrar geradores de imans permanentes baratos ... etcbejecas Escreveu:silvasporting Escreveu:Tenho andado a investigar e gostaria de saber a vossa opinião sobre a utilização das 3 fontes de energia (sol, vento, agua) para a produção de energia eléctrica, isto é, visto que durante o ano há dias de maior intensidade do vento e outros em que se verifica mais as radiações solares porque não usar um sistema em que seja possível produzir electricidade a partir das 3 fontes simultaneamente, mesmo durante a noite, a energia 'hídrica' seria aproveitada por exemplo aproveitando a queda de agua da chuva do telhado.
So é rentavel a muito longo prazo, e para quem não tem acesso a rede electrica.
Luis Manuel