interruptor termostato

fil9rn
Curioso
Curioso
Registado: 30 nov 2010, 22:06

Re: interruptor termostato

Mensagem por fil9rn »

Boas tardes,
deixe me ver se o consigo ajudar, pois como ainda não tenho permissões não consigo ver os seus esquemas.
Se tem um recuperador de aquecimento central, normalmente é lhe colocado um termostato de emersão para que quando a temperatura da agua for superior a 45º ligue uma bomba circuladora para o aquecimento. O termostato de emersão tem 3 contactos, comum(c) Normalmente aberto(NA ou NO) e normalmente fechado (NC). O que eu custumo fazer é ligar a bomba no NO e o equipamento secundário no NC (caldeira no seu caso) para que se tiver a caldeira a trabalhar e o recuperador ao mesmo tempo, quando o recuperador atingir temperatura suficiente desliga lhe a caldeira para economizar. Todo o sistema hidraulico normalmente é efectuado com valvulas de retenção de modo a que quando a caldeira trabalha a àgua não vai dentro do recuperador e vice versa, o que se quiser posso lhe efectuar um esquema.
Assim sendo, o seu problema será solucionado trocando os fios NO pelo NC, no entanto se quiser testar pode efectuar o seguinte:
Com o recuperador apagado (frio) coloca o termostato de emersão em 0º e verá que a caldeira trabalha.
Tem bomba circuladora na instalação do recuperador? se sim colocando o termostato de emersão nos 90º verifique se ela esta a trabalhar (encosta o ouvido pois são bastante silenciosas). Se tudo isto se verificou apenas troque os fios que indiquei e fica a saber que a sua bomba trabalhava noite e dia com o recuperador desligado.

Espero ajudar....

cumps
http://pt.beruby.com/promocode/uhtr0m visite e ganhe dinheiro extra em tempos de crise...
joedualmar
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Registado: 17 ago 2010, 23:41
Has thanked: 7 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por joedualmar »

O termostato de imersao está ligado á caldeira(esta é que tem bomba circuladora incorporada) que faz circular toda a agua. é estranho porque já coloquei o termostato no zero e a caldeira nao arranca. Tem aqui um pormenor que é, o termostato imersao está ligado a um contactor e este por sua vez á caldeira.
joedualmar

Aprender até morrer...
Tonik_
Curioso
Curioso
Registado: 26 jul 2010, 19:16

Mensagem por Tonik_ »

Esse esquema é efectivamente muito confuso e (na minha opinião) esse sistema não está montado da melhor maneira.

Tem aí um sistema solar (que pelo que percebo é um termossifão, provavelmente de 300L) a alimentar directamente o aquecimento... isso não lhe vai dar grande eficácia, para além de estar sempre a mandar áqua quente para cima do telhado (aumentando perdas).

Esse cilindro que aí está, percebo que provavelmente seja uma "aproveito", mas sendo assim, devia estar junto ao depósito do recuperador, e não a seguir à caldeira. É mais um factor de aumento de perdas.

Eu no teu lugar, considerava:
1 -colocar o termossifão exclusivamente para AQS (antes de entrar na caldeira e usando um módulo solar caso necessário).
2- colocar esse cilindro em série com o depósito do recuperador (se fizer uma recirculação entre eles melhor), e os dois antes da ida para a caldeira, e não um antes e um depois.

Posto isto: se mesmo colocando o termostato a 0 ele não liga, ou está avariado ou está mal ligado. (ou o mesmo para o contactor)
Neste forum, independentemente da idade, trato toda a gente por tu, se alguém se sentir incomodado, é só dizer.
fil9rn
Curioso
Curioso
Registado: 30 nov 2010, 22:06

Mensagem por fil9rn »

Realmente o esquema está muito confuso. Concordo plenamente com tudo aquilo que o tonik disse. Sendo realista consigo, tem um grande investimento e condições materiais para ter uma excelente rede de aguas na sua casa com grande economia que está a ser pessimamente aproveitada. Eu o esquema não é bem assim ou estar a desperdiçar muita energias, principalmente com esse termossifão ligado ao aquecimento central. Apenas acrescento ao que o tonik disse que se bem percebi o esquema os seus radiadores estão ligados em série, o que não é de todo correcto pois o ultimo radiador pouco ou nada vai aquecer, normalmente liga se em paralelo regulando no detentor o caudal para cada um deles.
Por fim, se não quiser mexer em nada e tinha isso a funcionar verifique se quando passa dos 90º para os 0º no termostato ele dá um estalinho, caso a resposta seja afirmativa pode ser a bobine desse tal contactor que esteja avariada.

Cumps
http://pt.beruby.com/promocode/uhtr0m visite e ganhe dinheiro extra em tempos de crise...
joedualmar
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª

Nao sei se viram, o aquecimento central é piso radiante, o que veem parecido com radiadores sao os colectores do r/c e 1º piso. Eu já tive ligado o termossifao ás AQS, mas pensei que pouparia mais gás, gastando o gás nos banhos e aproveitando os 300 lts agua no aquecimento, neste momento ainda nao experimentei ligar o recuperador.
joedualmar

Aprender até morrer...
joedualmar
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª

esqueci-me de dizer, o recuperador quando acender, as águas aquecidas vao passar primeiro pelo deposito do painel e depois vao á caldeira(retorno)
joedualmar

Aprender até morrer...
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”