Bom dia,
Agradecia que me esclarecessem do seguinte, tenho um projecto em mãos, onde existe um quadro de segurança e um quadro da ventilação/desenfumagem do parqueamento, quadros esses que deveriam funcionar em regime IT, visto o dono de obra ter abdicado do mesmo, como poderei fazer a sinalização e alarme dos defeitos de isolamento dos equipamentos servidos por aqueles quadros.
No caso de conseguir ter o regime IT, bastará aplicar um XD312 da Schneider nos quadros de segurança, ou terei sempre de ter um XM200 no inicio da instalação IT
Obrgado
PROTECÇÃO DE EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Re: PROTECÇÃO DE EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA
Vê os meus comentárioas a azul.
naesm Escreveu:Bom dia,
Agradecia que me esclarecessem do seguinte, tenho um projecto em mãos, onde existe um quadro de segurança e um quadro da ventilação/desenfumagem do parqueamento, quadros esses que deveriam funcionar em regime IT, visto o dono de obra ter abdicado do mesmo, como poderei fazer a sinalização e alarme dos defeitos de isolamento dos equipamentos servidos por aqueles quadros.
A sinalização normalmente é efectuada ao nível do Q. Segurança, através de um CPI.
No caso de conseguir ter o regime IT, bastará aplicar um XD312 da Schneider nos quadros de segurança, ou terei sempre de ter um XM200 no inicio da instalação IT
Pelo que li no manual da Schneider, penso que bastará apenas o XD312Obrgado
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
*Comentários a azul.
naesm Escreveu:Bom dia,
Sem implementar o esquema IT com transformador de isolamento, CPI, etc., não pode fazer issoNos serviços de segurança é obrigatória esta solução com transformador de isolamento não há volta a dar.
Tem de aplicar sempre o XM200 (ou outro equivalente). O XD312 é um receptor fixo utilizado com os CPI's sem ligação nenhuma com eles. A associação do XD312 com toros, permite a detecção e a localização automática de defeitos em circuitos.
Quem faz o controlo do isolamento global da instalação em esquema IT é o CPI (XM200) para aplicações mais complexas pode incluir o XD312 no sistema para indicar qual dos circuitos do quadro se encontra em defeito isto é útil para as equipas de manutenção. Mas numa instalação mais simples pode utilizar um simples detector de isolamento manual exemplo de um kit de pesquisa móvel de defeitos da Schneider Electric composto por:
- Um gerador de sinal de pesquisa (XGR) alimentado a 230Vac;
- Um receptor de sinal de pesquisa (XRM);
- Pinças amperimétricas (XP15, XP50 e XP100).
Penso que sai mais em conta do que o XD312 (+ os toros) mas só pedindo informações à Schneider para tirar a dúvida!
Obrgado
Caros, obrigado pelas respostas. Fiquei bastante esclarecido.
cumprimentos
cumprimentos