STECA TARON 235

Responder
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

STECA TARON 235

Mensagem por nelmindo »

Pessoal, alguém sabe que componente é ou se tem a possibilidade de abrir um igual e comunicar-me a referencia do componente, já que o que tenho na placa ardeu:
Anexos
DSC05676v2.JPG
DSC05676v2.JPG (56.11 KiB) Visto 748 vezes
DSC05675v2.JPG
DSC05675v2.JPG (63.56 KiB) Visto 748 vezes
DSC05674v2.JPG
DSC05674v2.JPG (47.56 KiB) Visto 748 vezes
oliveiralopespaulo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 abr 2011, 15:20

Re: STECA TARON 235

Mensagem por oliveiralopespaulo »

Boa tarde

Estive a desmontar um modelo Steca PR e os componentes são todos iguais.

No caso do modelo que apresentas não devem ser diferentes.

Em todo caso vou continuar a procura para ver se te posso ajudar.

Cumpriemntos

Paulo
Anexos
datasheet.pdf
(251.2 KiB) Transferido 118 vezes
23052011001.jpg
23052011.jpg
oliveiralopespaulo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 abr 2011, 15:20

Mensagem por oliveiralopespaulo »

Obrigado
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Quem tem que agradecer sou eu...

Chegou hoje o componente "semelhante". O Transístor proposto, no meu local habitual de compras não foi possível encontrar (ter tinha, só que estava fora de stock). Encontrei foi um transístor MOSFET, do tipo N, 200V 65A 0,024ohm (e quase 5€) IRFB227PBF. Instalei e não funcionou.
Das duas uma:
Ou tem mais coisas avariadas e não suspeito de alguma (pelas fotos não há mais coisas "torradas")
Ou o trocado não é compatível com o verdadeiro.

Alguém tem mais ideias? Não vale a pena entrar em contacto com o fabricante, porque não disponibiliza mais informações.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Olá pessoal, depois de uma analise mais aprofundada, notei várias coisas:
1º os fusiveis estão em paralelo, porque parece que não existe fusiveis de 40A... Logo estão dois em paralelo, de 20A cada. No manual de instruções isso não está contemplado nem o representante nacional soube explicar inicialmente o porquê de um equipamento que deveria estar a debitar 35A em continuo, tinha um fusivel de 20A a proteger a saída. Uma das razões do equipamento queimar foi de que o fusivel que foi instalado era de 35A, mais um de 25A, porque já se tinha gasto todos os de 20A. A dedução foi que um era para a bateria e o outro para a saida, logo no minimo deveria levar com 35A em cada. Mas afinal, os dois, são apenas "um" fusivel de 40A, como mostra o esquema em anexo.
2º uma das razões do mosfet não funcionar, é porque que a versão que foi projectada, tem os "pinout" fora do comum. Seguindo o esquema em anexo, o Drain está ligado ao "menos" da bateria e o Source ao "menos" da carga. Se soldamos um Power-mosfet como o antigo, os pinos Drain e Source ficam trocados, deixando de funcionar. Fazendo uma de MacGyver, moldando os pinos, de forma que fiquem trocados, o regulador funciona!!!

Actualmente, só tem um problema. Não dá a corrente de saída (para as cargas) correctamente. Não vi toroide algum, nem tão pouco resistencias para fazer "shunt" para leitura indirecta, como demonstra o esquema e como se comprova pelas fotos iniciais. A minha teoria é de que usa a caracteristica, que neste caso a da resistência interna do mosfet para fazer de queda de tensão e "lêr" a corrente. Como o mosfet é diferente, terá uma caracteristica de condução diferente também, fazendo com que o divisor de tensão seja diferente.
Anexos
STECA TAROM 235 schematic.bmp
STECA TAROM 235 schematic.bmp (894.88 KiB) Visto 694 vezes
polako
Curioso
Curioso
Registado: 05 out 2011, 18:06

Mensagem por polako »

oliveiralopespaulo Escreveu:Obrigado
prezado amigos e este mosfet ai sim pois eu tenho um do modelo (STECCA OMEGA 30amper por aqui que tambem queimou,usei este ,
GARCIA
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”