Na empresa onde trabalho, temos sistemas pneumáticos e o sistema de Ar Comprimido tem um secador, só que esse secador queimou o compressor e após reparação se ligamos o secador ao fim de algumas horas ficamos sem ar comprimido devido ao congelamento da humidade dentro dos tubos.
Perante estes sintomas é fácil deduzir que o problema na montagem do novo compressor e na quantidade de gás utilizada e o que eu pretendia era saber se alguém me poderia ajudar fornecendo alguns dados que possam resolver o problema, tais como esquemas de funcionamento destes sistemas, quantidades de gas, etc. etc...
Secador de Ar Comprimido
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Re: Secador de Ar Comprimido
Boas "jodsbrum"
Eu, posso.
Manda-me marca, modelo, ano, do secador, e tipo de gás, marca e modelo do compressor de "frio"
Se quiseres mais, manda-me a marca e modelo dos compressores de ar e a pressão de trabalho. Também posso ir repará-lo.
Cump.
Mário
Eu, posso.
Manda-me marca, modelo, ano, do secador, e tipo de gás, marca e modelo do compressor de "frio"
Se quiseres mais, manda-me a marca e modelo dos compressores de ar e a pressão de trabalho. Também posso ir repará-lo.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Agradecimento recebido: 5 vezes
Bom dia Mário
Quanto a vires reparar o secador, teria muito gosto, mas acho que o custo da tua deslocação aos Açores e a reparação, talvez seja melhor comprar um secador novo.
A marca do secador é da Atlas Copco Modelo- FD40 do Ano-2002 Pressão do Ar Comprimido - 13bar
O compressor não lhe consegui ver a marca, apenas tem uma etiqueta com um desenho de um índio e os seguintes números 6B86630200 CAE4448Y o tipo de gás R134A. De momento são os dados que te posso dar e espero que sejam suficientes.
Quanto a vires reparar o secador, teria muito gosto, mas acho que o custo da tua deslocação aos Açores e a reparação, talvez seja melhor comprar um secador novo.
A marca do secador é da Atlas Copco Modelo- FD40 do Ano-2002 Pressão do Ar Comprimido - 13bar
O compressor não lhe consegui ver a marca, apenas tem uma etiqueta com um desenho de um índio e os seguintes números 6B86630200 CAE4448Y o tipo de gás R134A. De momento são os dados que te posso dar e espero que sejam suficientes.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
jodsbrum Escreveu:Bom dia Mário
a do indio, são compressores Tecumseh, material norte-americano
na fabrica da cerveja em Via-Longa existe sistemas desses, a carga de gás ronda as 200g
penso que não deve ser muito diferente
- Anexos
-
- CAE4448Y--213NS-F.pdf
- (68.35 KiB) Transferido 115 vezes
Jaime Reis
- Mário
- Team Apoio
Boas "jodsbrum"
Tens manómetros para saberes a pressão que tens na aspiração e na alta?
Sabes se mexeram na valvula reguladora de carga?
O termometro qual o valor que mostra?
Sabes quanto de gás é puseram? (mas não é importante, agora)
Ps: Eu não gosto de andar de avião.
Cump.
Mário
Tens manómetros para saberes a pressão que tens na aspiração e na alta?
Sabes se mexeram na valvula reguladora de carga?
O termometro qual o valor que mostra?
Sabes quanto de gás é puseram? (mas não é importante, agora)
Ps: Eu não gosto de andar de avião.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Agradecimento recebido: 5 vezes
Bom dia Mário
Quanto aos manómetros não tem, por isso não sei qual a pressão na baixa e na alta.
Se mexeram na válvula reguladora de carga - por aquilo que eu vi, (embora não perceba muito disto) julgo que não tem válvula reguladora de carga apenas vejo o compressor, o condensador, o evaporador não se vê, pois está isolado com os tubos de ar comprimido, um pressostato que apenas desliga o ventilador do condensador e um capilar.
A temperatura indicada é de -10ºC
Quanto à quantidade de gás metida não sei e o que eu pretendia era saber mais ou menos o funcionamento do equipamento e possíveis causas, para eu poder discutir com o técnico que substituiu o compressor.
Cumprimentos
João Brum
Quanto aos manómetros não tem, por isso não sei qual a pressão na baixa e na alta.
Se mexeram na válvula reguladora de carga - por aquilo que eu vi, (embora não perceba muito disto) julgo que não tem válvula reguladora de carga apenas vejo o compressor, o condensador, o evaporador não se vê, pois está isolado com os tubos de ar comprimido, um pressostato que apenas desliga o ventilador do condensador e um capilar.
Quanto à quantidade de gás metida não sei e o que eu pretendia era saber mais ou menos o funcionamento do equipamento e possíveis causas, para eu poder discutir com o técnico que substituiu o compressor.
Cumprimentos
João Brum
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
Tens válvulas de by-pass instaladas no secador? é que se não tens, não é possível afinar com o ar comprimido a passar.jodsbrum Escreveu:Bom dia Mário
Os Atlas não vêm com eles. Podias era ter uns aí.
Tem valvula e por norma uma tampa amarela, por cima do reservatório de liquido, do lado direito da máquina.
Falta gás e podem ter mexido na valvula de carga
Vou-te mandar o meu numero de télélé em Mp.
Cumprimentos
João Brum
Cump.
Mário