iluminação de segurança

Responder
vitortavares
Curioso
Curioso
Registado: 30 jan 2009, 19:21

iluminação de segurança

Mensagem por vitortavares »

Boa noite
Estou precisando de uma ajuda vossa, estou realizando uns trabalhos de montagem de iluminação de segurança num centro de ajuda a deficiente (considerado local publico) e tenho as seguintes dúvidas:
1-Sendo uma reabilitação (já existindo a iluminação normal) tenho de ir ao quadro buscar a alimentação para os blocos autónomos ou posso ir às caixas de derivação de alimentação da iluminação normal já existente?
2-O cabo a utilizar pode ser XV ou obrigatoriamente tem de ser XG ou FXG?

Agradeço a vossa ajuda
Cumprimentos
Vitor Tavares
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Re: iluminação de segurança

Mensagem por parreirajoao »

vitortavares Escreveu:Boa noite
Estou precisando de uma ajuda vossa, estou realizando uns trabalhos de montagem de iluminação de segurança num centro de ajuda a deficiente (considerado local publico) e tenho as seguintes dúvidas:
1-Sendo uma reabilitação (já existindo a iluminação normal) tenho de ir ao quadro buscar a alimentação para os blocos autónomos ou posso ir às caixas de derivação de alimentação da iluminação normal já existente?

Para ficar de acordo com as RTIEBT, deve de efectuar as "derivações a jusante do dispositivo de protecção e a montante do dispisitivo de comando da iluminação normal" 2-O cabo a utilizar pode ser XV ou obrigatoriamente tem de ser XG ou FXG?

Pode ser o XV. No entanto eu aconselho que utilize o isento de compostos halogenados (FXZ1). De acordo com a NP665 a letra designada à isenção de compostos halogenados, é "Z1" e não "G".

Agradeço a vossa ajuda
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”