Cabo vv 5G2,5!

Responder
Luis_Said
Curioso
Curioso
Registado: 08 dez 2009, 21:01

Cabo vv 5G2,5!

Mensagem por Luis_Said »

Boa Noite senhores electricistas e companheiros de profissão!
Venho aqui expor uma situação que aconteçeu comigo ontem.
Num restaurante onde ando a fazer a remodelação da instalação eléctrica deparei me com um problema súbito que me faz pensar e pensar e ficar na mesma na dúvida!
Vou tentar ser sucinto e explicar o que aconteçeu.

O cabo que já referi no título foi aproveitado de um antigo circuito que alimentava um motor trifásico, e coloquei-o para fazer a alimentação da unidade exterior do ar condicionado do café.
Por ordens do patrão e do dono do restaurante o quadro eléctrico apesar de um pouco antigo, este está bem estruturado, respeita as secções para alimentação dos Interruptores diferenciais e os seus respectivos neutros.
O que me aconteçeu agora no fim da obra é que o tal cabo que está a ser alimentado por um interruptor diferencial + disjuntor tripolar, à saida do disjuntor apresenta-me os 230V entre fase e neutro nas 3 fases e os 400V entre fases, MAS a Chegada para a unidade exterior do A/C já está completamente diferente..
Tirei os valores com o multimetro e deparei me com a 1ª fase com 130v, a 2ª fase com 300v e a 3ª fase com 230v..
A seguir medi cada fase com o conductor de terra e ambas as 3 fases me apresentaram os 230V.
Fiz também a leitura entre neutro e Terra, mas não me foi apresentado valor nenhum.
Só que ao encostar o biscapolos no neutro, este acendia talvez devido a indução.
Na minha opinião o problema é do cabo, só que faz me muita confusão se existe uma passagem entre fase e neutro não é suposto os dijuntores actuarem?

No meio de tanta explicação o maior estrilho que aconteçeu, foi o homem que lá foi, ligou a unidade exterior sem verificar a alimentação, e ao que me disse aquilo deu um estoiro na placa da máquina que ficou toda chamuscada...
Gostava de ler opiniões sobre o que pode estar a causar este problema que para mim é novidade!
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Cabo vv 5G2,5!

Mensagem por Duzia12 »

Isso é falta de neutro!!
fredericogilvieira
Curioso
Curioso
Registado: 22 nov 2007, 17:32
Has thanked: 1 time
Contacto:

Mensagem por fredericogilvieira »

Boa noite,

Pela explicação penso que deves ter medido as tensões no fim do cabo com as pontas ligadas ao equipamento.

Pelo que se desligares do equipamento os valores anormais não devem se repetir.

Depois se mesmo assim este problema voltar a se verificar deves tentar trocar o disjuntor para ver se não é problema deste e não consegue ver um possível defeito por já estar velhinho.
Frederico Gil M C Vieira
Luis_Said
Curioso
Curioso

Mensagem por Luis_Said »

Não, eu tive o cuidado de retirar as pontas do cabo do aparelho, e medi mesmo com ele cá fora e foi a tensão que retive no multimetro!
E a falta do Neutro terá sido responsável por queimar a Unidade exterior do Ac?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Luis_Said Escreveu:Não, eu tive o cuidado de retirar as pontas do cabo do aparelho, e medi mesmo com ele cá fora e foi a tensão que retive no multimetro!
Boas

Penso que a unidade exterior apesar de ser alimentada em trifasico, tem no seu interior equipamentos que funcionam em monofásico,. logo a falta de neutro leva a que os equipamentos alimentados a 230v passem a ficar alimentados a 400v devido ao retorno de uma faze pelo neutro, tudo isto porque o neutro estará desligado ou interrompido no seu percurso entre o quadro e a unidade exterior.
Cpts.
Energy
Luis_Said
Curioso
Curioso

Mensagem por Luis_Said »

ENERGY Escreveu:
Luis_Said Escreveu:Não, eu tive o cuidado de retirar as pontas do cabo do aparelho, e medi mesmo com ele cá fora e foi a tensão que retive no multimetro!
Boas

Penso que a unidade exterior apesar de ser alimentada em trifasico, tem no seu interior equipamentos que funcionam em monofásico,. logo a falta de neutro leva a que os equipamentos alimentados a 230v passem a ficar alimentados a 400v devido ao retorno de uma faze pelo neutro, tudo isto porque o neutro estará desligado ou interrompido no seu percurso entre o quadro e a unidade exterior.
Ai ai ai, não tinha pensado nisso..
Eu estive a dar uma vista de olhos na unidade exterior e realmente nos bornes onde se liga a alimentação, saiem 3 fios independentes para os diversos componentes dá máquina.
Mas não deveriam estas máquinas terem um sistema de proteção..
Em aparelhos tão caros a falta de neutro dá cabe de todo o equipamento?

Supostamente se faltar o neutro não deveria a máquina ficar sem sem alimentação?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Luis_Said Escreveu:
ENERGY Escreveu:
Boas

Eu estive a dar uma vista de olhos na unidade exterior e realmente nos bornes onde se liga a alimentação, saiem 3 fios independentes para os diversos componentes dá máquina.

Supostamente se faltar o neutro não deveria a máquina ficar sem sem alimentação?
Boas
Pois é um pequeno descuido ou um mau aperto do neutro dá nisto, prejuizo.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Isso é falta de neutro!!! e as tensões desequilibraram, umas subiram de 230 V para quase os 400 V, e queimaram equipamentos e agora as medições são outras
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Luis_Said Escreveu:
ENERGY Escreveu:
Boas

A quantidade de dispositivos de protecção que uma máquina tem, são proporcionais à probabilidade de acontecer avarias e proporcionais ao custo da mesma. Logo uma máquina destas, houve alguém que achou que não fazia sentido instalar um sensor que detectasse a falta de neutro (é uma avaria rara e a própria máquina não é cara que o justifique). Se reparar até podiam instalar um sensor que detectasse falta de fase, sub tensões e sobre tensões, troca de fases. Isso tudo existe e pode ser instalado, mas como vê é impraticável instalar essas protecção todas, correndo o risco de a maquina ficar cara, ao ponto ficarem menos apetecíveis e difíceis de justificar perante a concorrência...
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Concordo com a opinião do Nelmindo, e por vezes é necessária alguma atenção na aplicação destes aparelhos de falta de fase, porque ainda à dias fui chamado a uma instalação, que tinha uma avaria no ramal de alimentação (Interrupção do neutro) provocando vários distúrbios depois de substituído o ramal, o cliente continuou a queixar-se que a iluminação de vez em quando apagava e voltava a acender, o alarme disparava; depois voltava tudo ao normal cheguei à conclusão que a anomalia devia-se ao relé de falta de fase e neutro que com arranque de motor com alguma potência fazia com que este atuasse, e como estava a controlar a alimentação geral fazia interrupções momentâneas em toda a instalação.

Cpms.
Luis_Said
Curioso
Curioso

Mensagem por Luis_Said »

Obrigado a todos por partilharem tanto conhecimento.
Realmente eu tambem sou obrigado a concordar com o que aqui foi dito, isto de aproveitar os cabos antigos é no que dá.
Mais uma para eu não voltar a repetir.
O problema é que eu por acaso com a correria nunca me dei ao trabalho de ir na ponta do cabo fazer todas as medições de tensão, mas penso que o técnico que lá foi ligar a unidade exterior o devia ter feito antes de ligar a máquina.
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Has thanked: 1 time
Been thanked: 10 times

Mensagem por ezer »

Luis_Said Escreveu:Obrigado a todos por partilharem tanto conhecimento.
Realmente eu tambem sou obrigado a concordar com o que aqui foi dito, isto de aproveitar os cabos antigos é no que dá.
O problema é que eu por acaso com a correria nunca me dei ao trabalho de ir na ponta do cabo fazer todas as medições de tensão, mas penso que o técnico que lá foi ligar a unidade exterior o devia ter feito antes de ligar a máquina.

É uma das regras de arte, verificar, após a conlusão da instalação todos os pontos de entrega de energia (tomadas, caixas de ligação e outros onde se vão ligar equipamentos), se estamos a trabalhar com trifasico isso então é ainda mais importante.
São coisas que as escolas hoje já não ensinam.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

ezer Escreveu:

É uma das regras de arte, verificar, após a conlusão da instalação todos os pontos de entrega de energia (tomadas, caixas de ligação e outros onde se vão ligar equipamentos), se estamos a trabalhar com trifasico isso então é ainda mais importante.
São coisas que as escolas hoje já não ensinam.
Boas

Concordo plenamente.
Cpts.
Energy
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48

Mensagem por parreirajoao »

Em instalações industriais é vulgar-se medir-se nos cabos eléctricos:

1 - Continuidade

2 - Resistência de isolamento
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”