Hospital
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 out 2006, 12:31
- Been thanked: 3 times
Re: Hospital
Se quiseres esse regulamento é o decreto lei 409/98 de 23 de Dezembro.
Tenho algumas duvidas... em relação à alimentação de energia do edificio.
Poderá o edificio ser alimentado em baixa tensão?
um abraço
Bruno
Tenho algumas duvidas... em relação à alimentação de energia do edificio.
Poderá o edificio ser alimentado em baixa tensão?
um abraço
Bruno
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
Olá Bruno
Relativamente à alimentação não sei se pode ser em baixa ou não mas vou-me informar.
Tens de ter atenção que o hospital têm que ter obrigatóriamente dois grupos geradores.
A forma como eles vão trabalhar, em paralelo ou sincronismo, vou-me informar melhor.
Amanhã digo-te alguma coisa.
Um abraço
Abel
Relativamente à alimentação não sei se pode ser em baixa ou não mas vou-me informar.
Tens de ter atenção que o hospital têm que ter obrigatóriamente dois grupos geradores.
A forma como eles vão trabalhar, em paralelo ou sincronismo, vou-me informar melhor.
Amanhã digo-te alguma coisa.
Um abraço
Abel
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
-
- Velha Guarda
O que estou a fazer não é um hospital é uma clinica de saude de cirurgia de ambulatorio privada.
Penso que nestes casos não preciso de dois grupos.... como sistema redundante tenho as UPS.
Mas vou ver se descubro algo sobre isso e depois tb te digo.
Um abraço
Penso que nestes casos não preciso de dois grupos.... como sistema redundante tenho as UPS.
Mas vou ver se descubro algo sobre isso e depois tb te digo.
Um abraço
- rebelocruz
- Quadro de Honra
Olá Bruno
Se a clinica tiver internamento é obrigatório levar um grupo e alimentação pode ser em baixa depende da potência em jogo.
Um abraço
Abel
Se a clinica tiver internamento é obrigatório levar um grupo e alimentação pode ser em baixa depende da potência em jogo.
Um abraço
Abel
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
-
- Velha Guarda
estou a falar de 100 kVA, depende apenas da viabilidade da EDP. No entanto pela nova regulamentação a EDP tem de fornecer o solicitado apenas tem de apresentar o orçamento.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 31 jan 2008, 22:05
para os senhores se quiserem fazer uma visita a um bloco operatorio na zona do porto
e so dizerm ficam com outra ideia
e so dizerm ficam com outra ideia
- rebelocruz
- Quadro de Honra
-
- Velha Guarda
boas eu ate estava interessado estou em ir, é que estou um bocado longe do porto e a disponibilidade não e muita....
Depois diz algo sobre a visita...
Ja agora, tenho ainda uma duvida....é o seguinte:
- Os circuitos do bloco operatorio tem condutor de terra certo?? Tem de ser tmabém feita uma ligação equipotencial entre todos os equipamentos que ligará na caixa de equipotencial de terra.
A minha questão é, será que esta ligação equipotencial pode ser ligada à terra do edificio ou apenas é feita a ligação equipotencial dos aparelhos e a ligação à terra é a que vai junto com os circuitos de alimentação.
Pode parecer um pouco confuso, eu vou enviar as peças que estou a fazer para veres melhor.
Será que esta correcto como estou a fazer, qualquer ajuda será bem vinda.
Um abraço e obrigado.
Depois diz algo sobre a visita...
Ja agora, tenho ainda uma duvida....é o seguinte:
- Os circuitos do bloco operatorio tem condutor de terra certo?? Tem de ser tmabém feita uma ligação equipotencial entre todos os equipamentos que ligará na caixa de equipotencial de terra.
A minha questão é, será que esta ligação equipotencial pode ser ligada à terra do edificio ou apenas é feita a ligação equipotencial dos aparelhos e a ligação à terra é a que vai junto com os circuitos de alimentação.
Pode parecer um pouco confuso, eu vou enviar as peças que estou a fazer para veres melhor.
Será que esta correcto como estou a fazer, qualquer ajuda será bem vinda.
Um abraço e obrigado.
- Anexos
-
- Tomadas Usos Gerais.rar
- (240.96 KiB) Transferido 258 vezes
-
- Ligações Equipotências.rar
- (202.87 KiB) Transferido 255 vezes
- rebelocruz
- Quadro de Honra
Olá Bruno
Relativamente às terras estou a aguardar, provavelmente só me entregam na próxima sexta, um estudo das ligações equipotÊncias para o meu projecto.
Se conseguires esperar até lá eu depois dou alhguma informação.
O que me explicaram da malha de equipotencialização para blocos operaratório é que esta deve ser uma autentica gaiola, isto advem de uma norma.
Mas quando tiver mais informações deixo-as aqui.
Um abraço
Abel
Relativamente às terras estou a aguardar, provavelmente só me entregam na próxima sexta, um estudo das ligações equipotÊncias para o meu projecto.
Se conseguires esperar até lá eu depois dou alhguma informação.
O que me explicaram da malha de equipotencialização para blocos operaratório é que esta deve ser uma autentica gaiola, isto advem de uma norma.
Mas quando tiver mais informações deixo-as aqui.
Um abraço
Abel
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
- rebelocruz
- Quadro de Honra
Boas
Conforme o prometido aqui deixo a norma (parte dela) de como projectar a blindagem para uma sala de operações e uma memória descritiva de um Sistema Protecção contra Descargas Atmosféricas
Conforme o prometido aqui deixo a norma (parte dela) de como projectar a blindagem para uma sala de operações e uma memória descritiva de um Sistema Protecção contra Descargas Atmosféricas
- Anexos
-
- MD SPDA .rar
- (217.42 KiB) Transferido 290 vezes
-
- Blindagem IEC 62305-4.rar
- (193 KiB) Transferido 260 vezes
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
-
- Velha Guarda
Boas
Agradeço a informação prestada, mas penso que para clinicas provadas não e necessário realizar essa "gaiola", pelo menos não referem nada nas RTIEBT.
Isso e necessario quando tens protecção contra descargas atmosfericas do tipo "gaiola de Faraday".
Basta apenas fazer as ligações equipotencias, como mem mostras-te no inicio.
chegas-te a ir ao porto ver a tal sala de operações?
Diz algo... e uma abraço
Bruno
Agradeço a informação prestada, mas penso que para clinicas provadas não e necessário realizar essa "gaiola", pelo menos não referem nada nas RTIEBT.
Isso e necessario quando tens protecção contra descargas atmosfericas do tipo "gaiola de Faraday".
Basta apenas fazer as ligações equipotencias, como mem mostras-te no inicio.
chegas-te a ir ao porto ver a tal sala de operações?
Diz algo... e uma abraço
Bruno
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- rebelocruz
- Quadro de Honra
Boas
Aqui está a proposta apresentada pela OBO para a malha de terras, bem como a minha proposta.
Aqui está a proposta apresentada pela OBO para a malha de terras, bem como a minha proposta.
- Anexos
-
- hospital.rar
- (739.07 KiB) Transferido 294 vezes
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
-
- Velha Guarda
Boas
A malha do bloco operatorio da clinica que estou a fazer esta parecida a tua.
Quantos as terras como no meu caso e um edifico ja existente não tenho muitas alternativas, vai ter de ser através de electrodos de terra e chegar ao valor de 1 ohm.
Mas ta fixe o projecto... E enorme o Hospital....
Obrigado pela informação.
Mandei vir o Caderno Técnico n.º 4 da DGES. Conheçes?
Não tenho como digitalizadlo senão enviava-te. mas tb não foi caro custou 15€ e numa semana mandam-to.
Um abraço
Bruno Duarte
A malha do bloco operatorio da clinica que estou a fazer esta parecida a tua.
Quantos as terras como no meu caso e um edifico ja existente não tenho muitas alternativas, vai ter de ser através de electrodos de terra e chegar ao valor de 1 ohm.
Mas ta fixe o projecto... E enorme o Hospital....
Obrigado pela informação.
Mandei vir o Caderno Técnico n.º 4 da DGES. Conheçes?
Não tenho como digitalizadlo senão enviava-te. mas tb não foi caro custou 15€ e numa semana mandam-to.
Um abraço
Bruno Duarte