ligar 1 comutador duplo e 1 simples
ligar 1 comutador duplo e 1 simples
boas,
será que alguem me pode ajudar como faço para ligar um comutador simples e um duplo os dois para acender-apagar a mesma lampada (quarto).
eu o duplo penso que já consegui o problema está no simples. na minha caixa tenho 4 fios castanhos e dois pretos. sendo que os 2 pretos estão encaixados num ligador e se os separo a luz desliga-se. os castanhos penso k 1 vem da lampada, 2 vem do comutador duplo e o outro não sei. agradecia uma ajuda. os comutadores são efapel.
obrigado
será que alguem me pode ajudar como faço para ligar um comutador simples e um duplo os dois para acender-apagar a mesma lampada (quarto).
eu o duplo penso que já consegui o problema está no simples. na minha caixa tenho 4 fios castanhos e dois pretos. sendo que os 2 pretos estão encaixados num ligador e se os separo a luz desliga-se. os castanhos penso k 1 vem da lampada, 2 vem do comutador duplo e o outro não sei. agradecia uma ajuda. os comutadores são efapel.
obrigado
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Re: ligar 1 comutador duplo e 1 simples
Isso é a "Comutação de escada com inversor"
Liga a lâmpada na entrada e de cada lado da cama, dos dois lados
Este esquema é teorico na prática liga-se da caixa à lâmpada desta ao comutador e deste ao inversor e a seguir o outro comutador de escada.
Se a ideia é ligar dois pontos de luz há que acrescentar em vez de em comutador simples um comutador duplo, este úlltino a fazer só de interruptor.
Liga a lâmpada na entrada e de cada lado da cama, dos dois lados
Este esquema é teorico na prática liga-se da caixa à lâmpada desta ao comutador e deste ao inversor e a seguir o outro comutador de escada.
Se a ideia é ligar dois pontos de luz há que acrescentar em vez de em comutador simples um comutador duplo, este úlltino a fazer só de interruptor.
Última edição por Duzia12 em 28 out 2011, 18:47, editado 3 vezes no total.
nao faço ideia...
akilo sao dois interruptores k tenho no quarto, e é para por ligar-desligar e vice-versa.
akilo sao dois interruptores k tenho no quarto, e é para por ligar-desligar e vice-versa.
não. só tenho um interruptor duplo ao entrar do quarto, em que uma tecla comanda a lampada do quarto e a outra uns apliques de parede e depois tenho um interruptor simples junto á cama, para ligar e desligar a luz do quarto.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Bem estás a trocar os nomes da aparelhagem de comando, pois o que tens na entrada do quarto é um comutador de escada duplo (com duas teclas) que tem 6 pontos de ligação, e junto à cama tens um comutador de escada simples (com uma tecla) com 3 ligaçõesb_miguel Escreveu:não. só tenho um interruptor duplo ao entrar do quarto, em que uma tecla comanda a lampada do quarto e a outra uns apliques de parede e depois tenho um interruptor simples junto á cama, para ligar e desligar a luz do quarto.
Cpts.
Energy
Energy
obrigado pela ajuda, ja consegui. agora tenho outra questao eu quero ligar um interruptor tipo pera com osfios que vem do comutador simples(o que fica junto da cama). já comprei o interruptor e dentro ele tem 4 bornes de ligação, 2 em cada ponta do interruptor, quais os fios que ligo nesses bornes?? os 2 de retorno de um lado e o da fase no outro???
obrigado.
obrigado.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 11 jan 2012, 15:09
boas, alguem me consegue explicar como ligar um comutador de escada simples e um duplo? pois tenho uma lampada no patio em frente a cozinha mas tenho um comutador duplo k liga a lampada do patio e a lampada da cozinha mas queria fazer uma comutacao da lampada do patio pois fica longe da escada e para chegar ao comutador duplo k tenho na cozinha nao vejo nada para la chegar.. agradeçia resposta.
- Duarte82
- Velha Guarda
- Registado: 23 jul 2009, 14:24
- Been thanked: 1 time
Tens que descrever melhor a situação... Porque dificilmente vais ser ajudado com essa explicação. Sugiro que faças um esboço da área em causa, dos pontos de luz e dos pontos de comando da iluminação. E que digas que pontos de comando queres que accione cada ponto de luz. A partir daí, é simples realizar o esquema.
O problema aqui é que não usas os termos certos para os comandos e confunde... Para efectuar uma comutação de escada dupla, precisas ou de 2 comutadores de escada duplos em 2 pontos ou de 1 comutador de escada duplo e 2 comutadores de escada simples em 3 pontos. Penso que a solução para a tua questão seria a 2ª opção. Mas faz o tal esboço!
O problema aqui é que não usas os termos certos para os comandos e confunde... Para efectuar uma comutação de escada dupla, precisas ou de 2 comutadores de escada duplos em 2 pontos ou de 1 comutador de escada duplo e 2 comutadores de escada simples em 3 pontos. Penso que a solução para a tua questão seria a 2ª opção. Mas faz o tal esboço!
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
boa tarde,
eu tenho um interruptor na entrada no quarto e outro atras da cama. quero substitutir o que esta atrás da cama por uma pera comutadora. ja tentei ligar de uma mil e uma maneiras, mas não fica a funcionar. alguem me consegue ajudar? na parede tenho 3 fios, 1 da lampada, 1 da fase e um de comutação com o interruptor da entrada. Como e quais é que eu ligo na pera????
obrigado.
eu tenho um interruptor na entrada no quarto e outro atras da cama. quero substitutir o que esta atrás da cama por uma pera comutadora. ja tentei ligar de uma mil e uma maneiras, mas não fica a funcionar. alguem me consegue ajudar? na parede tenho 3 fios, 1 da lampada, 1 da fase e um de comutação com o interruptor da entrada. Como e quais é que eu ligo na pera????
obrigado.
-
- Oficial
Na pera tem 3 fios, pela logica tem 8 combinações diferentes de ligar 2^3=8.
Costuma um dos parafusos ter uma cor diferente, esse é o fio dr retorno o que liga ao "shunt" e por vezes esse parafuso desviado dos outros dois. Esse fio vai ligar à fase ou ao de retorno à lâmpada.
Outra maneira é ligar um multímetro .Medir, os dois terminais que não dão passagem são os opstos, o outro é que é o do shunt!!
Tentas ligar na pera mas o erro pode estar no outro comutador.
Costuma um dos parafusos ter uma cor diferente, esse é o fio dr retorno o que liga ao "shunt" e por vezes esse parafuso desviado dos outros dois. Esse fio vai ligar à fase ou ao de retorno à lâmpada.
Outra maneira é ligar um multímetro .Medir, os dois terminais que não dão passagem são os opstos, o outro é que é o do shunt!!
Tentas ligar na pera mas o erro pode estar no outro comutador.
-
- Oficial
valteroliveira Escreveu:boas, alguem me consegue explicar como ligar um comutador de escada simples e um duplo? pois tenho uma lampada no patio em frente a cozinha mas tenho um comutador duplo k liga a lampada do patio e a lampada da cozinha mas queria fazer uma comutacao da lampada do patio pois fica longe da escada e para chegar ao comutador duplo k tenho na cozinha nao vejo nada para la chegar.. agradeçia resposta.
- Anexos
-
- Escada.png (41.5 KiB) Visto 6300 vezes