Problemas com terra

Responder
sh0ots
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 out 2011, 14:38

Problemas com terra

Mensagem por sh0ots »

Boas

Sou maçarico nisto, mas precisava de um esclarecimento, quando num quadro electrico tenho cerca de 60v na terra, isto deve-se a quê?
Uma passagem possivelmente?.. mas ja testei sem nenhum equipamento ligado a esse circuito e continua com passagem. O que poderá ser?
Obrigado
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 27 out 2009, 22:01
Contacto:

Re: Problemas com terra

Mensagem por windstorm »

humm... :roll:

já desliga-te a faca na caixa de mediçao e mediste só a terra ou como fizes-te...

como é que estás a medir essa possivel fuga?
se existir uma fuga dessas e tiveres instalado um diferençial, ele nao se aguenta ligado e dispara logo..

nota que o terra pode funcionar como neutro em certas situaçoes....ou seja.... se tiveres um cabo muito longo ou uma instalação bastante grande e te poseres a medir entre o terra e certos circuitos com medidores digitais vai te aparecer uma voltagem que mais nao é que induçao...

por isso uso sempre um medidor analogico como tira teimas em certas situaçoes porque esses precisam de uma certa intensidade para que a agulha se mova ...
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

São tensões parasitas, liga os dois fios fase/terra e vê se há disparo a montante.

Normament essas tensões parasitas são originadas por fugas da ordem dos 150 mA e não chegam a fazer disparar o diferencial mas para isso a impedãncia de defeito e de Z=230/0,15=1533 Ohms, normamente balastros de lâmpadas fluorescentes.

Desliga quadro a quadro e circuito a circuito até identificares o problema. e vai medindo terra/neutro e terta/fase
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Duzia12 Escreveu:São tensões parasitas, liga os dois fios fase/terra e vê se há disparo a montante.
Boas,

por esta não esperava... de um professor. Deve ser lapso.

ohmico
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Pois o professor não é só teórico, esta situação aconteceu na prática, três avarias ao mesmo tempo, uma de tensaõ de 150 V entre neutro e terra, liguei uma lâmpada e acendeu com pouco brilho, depois fiz o "sunht" entre neutro/terra e o amperímetro marcava 150 mA ( o que era espetável).Já a tensão de150 V veio a 3 Volts. No dia seguinte dispararam diferencias de quadros diferentes ao mesmo tempo e um disparo do diferenvcial noutro 3 ª quadro!!! Tudo a mesmo tempo.

São capazes com estas dicas explicar o que se passava???

Como é!!! Inventaram os Engenheiros e os Engenheiros Técnicos. Eu meti a mão na massa, senão não solucionaria o problema
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Duzia12 Escreveu:Pois o professor não é só teórico, esta situação aconteceu na prática, três avarias ao mesmo tempo, uma de tensaõ de 150 V entre neutro e terra, liguei uma lâmpada e acendeu com pouco brilho, depois fiz o "sunht" entre neutro/terra e o amperímetro marcava 150 mA ( o que era espetável).Já a tensão de150 V veio a 3 Volts. No dia seguinte dispararam diferencias de quadros diferentes ao mesmo tempo e um disparo do diferenvcial noutro 3 ª quadro!!! Tudo a mesmo tempo.

Como é!!! Inventaram os Engenheiros e os Engenheiros Técnicos. Eu meti a mão na massa, senão não solucionaria o problema

Boas,

o meu reparo, se me permite, está relacionado com o facto de, não tendo um diagnóstigo exacto do problema e tratando-se de questão levantada por alguém que considera que tem poucos conhecimentos, ter partido para a recomendação de fazer um shunt entre fase e terra, o que poderia provocar um cc com consequências para o indivíduo.

Não ousaria intervir se, nessa altura, tivesse relatado o caso que agora apresenta e que contextualiza a recomendação que fez.

ohmico
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48

Mensagem por parreirajoao »

E você a dar-lhe com os engenheiros.

São assim tão maus?
Duzia12 Escreveu:Pois o professor não é só teórico, esta situação aconteceu na prática, três avarias ao mesmo tempo, uma de tensaõ de 150 V entre neutro e terra, liguei uma lâmpada e acendeu com pouco brilho, depois fiz o "sunht" entre neutro/terra e o amperímetro marcava 150 mA ( o que era espetável).Já a tensão de150 V veio a 3 Volts. No dia seguinte dispararam diferencias de quadros diferentes ao mesmo tempo e um disparo do diferenvcial noutro 3 ª quadro!!! Tudo a mesmo tempo.

ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Duzia12 Escreveu:São capazes com estas dicas explicar o que se passa?

Boas,

já agora, e porque me esqueci de responder à questão, só para dizer que como é evidente quando a "terra" não é terra acontece destas coisas e a elevação do potencial do condutor de terra provoca disparos dos diferenciais.

ohmico
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Acho que ainda não percebeste a questão: quando há um circuito que por exempo, a juzante há um "shunt! Terra-Neutro por exemplo numa tomada ao fazer ligações--

Se a tensão neutro terra noutro quadro apresentar uma fuga que não faça disparar o diferencial mas sim uma queda de 2 a 3Vots entre neutro e terra, vai fazer o disparo dos diferenciais desse circuito.m do quadro com terrafase shuntado......by duzia12
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Duzia12 Escreveu:Acho que ainda não percebeste a questão: quando há um circuito que por exempo, a juzante há um "shunt! Terra-Neutro por exemplo numa tomada ao fazer ligações--

Se a tensão neutro terra noutro quadro apresentar uma fuga que não faça disparar o diferencial mas sim uma queda de 2 a 3Vots entre neutro e terra, vai fazer o disparo dos diferenciais desse circuito.m do quadro com terrafase shuntado......by duzia12

Boas,

o que me falta perceber é como partindo do poste inicial se consegue chegar a deduções tão avançadas... deve ser por inspiração Divina.

Espero que o "sh0ots" tenha percebido alguma coisa do que foi aqui dito.

ohmico
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Ele que percebeja!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Duzia12 Escreveu:Ele que percebeja!
Boas
Bem com essa comixão todo não percebeu nadaaaaaaaaa.
Cpts.
Energy
Luis_Said
Curioso
Curioso
Registado: 08 dez 2009, 21:01

Mensagem por Luis_Said »

sh0ots Escreveu:Boas

Sou maçarico nisto, mas precisava de um esclarecimento, quando num quadro electrico tenho cerca de 60v na terra, isto deve-se a quê?
Uma passagem possivelmente?.. mas ja testei sem nenhum equipamento ligado a esse circuito e continua com passagem. O que poderá ser?
Obrigado

Boas amigo ná prática isso já me aconteçeu.
E quando isso aconteçe é porque a terra já não está a fazer o que é suposto, ou seja está isolada!
Faz o seguinte teste, liga um fio a um tubo da água ou então se estiveres numa obra em remodelação, procuras um ferro da estrutura do edifíco e ligas ai a tua nova terra com um serra cabos.
Quando voltares a fazer a medição, o suposto é não apresentar tensão nenhuma entre neutro e terra!
Última edição por Luis_Said em 29 out 2011, 21:46, editado 1 vez no total.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Luis_Said Escreveu:
sh0ots Escreveu:Boas

Obrigado

Boas amigo ná prática isso já me aconteçeu.
E quando isso aconteçe é porque a terra já não está a fazer o que é suposto, ou seja está isolada!
Faz o seguinte teste, liga um fio a um tubo da água ou então se estiveres numa obra em remodelação, procuras um ferra da estrutura do edifíco e ligas ai a tua nova terra com um serra cabos.
Quando voltares a fazer a medição, o suposto é não apresentar tensão nenhuma entre neutro e terra!
Boas
Essa de ligar o condutor de terra no tubo da agua é que nunca se deve fazer, pois hoje em dia as canalizações dos distribuidores na alimentação aos prédios, moradias etc, já não são como antigamente (tubagens em ferro galvanizado) hoje em dia são usadas tubagens de plastico, logo se ligar o condutor de terra na tubagem da agua e houver uma passagem de corrente para o condutor de terra, se abrir uma torneira de agua sabe o que lhe vai acontecer!!!
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”