Como testar um disjuntor magneto-térmico

Responder
LFAV
Curioso
Curioso
Registado: 24 jun 2008, 10:47

Como testar um disjuntor magneto-térmico

Mensagem por LFAV »

Bom dia,

Alguém pode-me explicar como posso testar o correcto funcionamento de um disjuntor magneto-térmico ?
O equipamento fluke 1653 faz o teste aos diferenciais, mas para disjuntores como testo se está a funcionar bem ?
Por exemplo:
Tenho instalado um disjuntor magneto-térmico de 20A. Como posso saber se ele não está a deixar passar mais corrente sem actuar ?
Obrigado.
Luis Valério
Tonik_
Curioso
Curioso
Registado: 26 jul 2010, 19:16

Re: Como testar um disjuntor magneto-térmico

Mensagem por Tonik_ »

Não podes tira-lo fora, ligar a uma carga de mais de 20A e ver se funciona?
Neste forum, independentemente da idade, trato toda a gente por tu, se alguém se sentir incomodado, é só dizer.
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Has thanked: 1 time
Been thanked: 10 times

Mensagem por ezer »

Se tem duvidas o mais prático é fazer a substitução do mesmo. Para fazer o teste precisa de conhecer a curva caracteristica do mesmo, ter um dispositivo, por exemplo um auto transformador que no caso precisava de aguentar 30A, ligava uma saida do transformador na entrada ,outra na saida de modo a provocar um shunt, teria que ter um amperimetro para medir a corrente de curto circuito produzida, iria aumentando a tensão primaria até ter 1.5 vezes a corrente do disjuntor, cronometrava o disparo termico e verificava se estava dentro da curva de disparo do disjuntor. Outro metodo será arranjar uma carga(resistencia que consuma 30A liga-la na saida e verificar o consumo e tempo de disparo e confrontar com a curva de ceracteristicas do disjuntor. quando falo em 30A é porque os ensaios mais comuns em disjuntores são feitos a 1.5 vezes a corrente nominal do mesmo.
LFAV
Curioso
Curioso
Registado: 24 jun 2008, 10:47

Mensagem por LFAV »

Boa Tarde,

Muito obrigado pelas sugestões. Pensei que poderia ter um processo mais simples.
Como estou com duvidas pelo seu funcionamento vou mesmo substituir-lhe.
Obrigado.
Cps,
Luis Valério
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Mas se tens dúvidas muda-o , mas se fossemos a duvidar de tudo..
Tonik_
Curioso
Curioso
Registado: 26 jul 2010, 19:16

Mensagem por Tonik_ »

LFAV Escreveu:Boa Tarde,

Muito obrigado pelas sugestões. Pensei que poderia ter um processo mais simples.
Como estou com duvidas pelo seu funcionamento vou mesmo substituir-lhe.
Obrigado.
Cps,
Luis Valério
Podes explicar o porquê de duvidares do funcionamento?
Neste forum, independentemente da idade, trato toda a gente por tu, se alguém se sentir incomodado, é só dizer.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

É ciumento
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

LFAV Escreveu:Bom dia,

Alguém pode-me explicar como posso testar o correcto funcionamento de um disjuntor magneto-térmico ?
O equipamento fluke 1653 faz o teste aos diferenciais, mas para disjuntores como testo se está a funcionar bem ?
Por exemplo:
Tenho instalado um disjuntor magneto-térmico de 20A. Como posso saber se ele não está a deixar passar mais corrente sem actuar ?
Obrigado.
Luis Valério

Boas,

- Um disjuntor só tem dois tipos de avaria, ou não rearma , ou não dispara quando devia.
- A primeira só pode dever-se a dois motivos, ou a parte mecânica está gasta com folgas por uso, ou o circuito a jusante está em cc.
- Se não dispara é porque tem os contactos colados.

De qualquer modo, o que é normal acontecer, em disjuntores que são também usados com a função de interruptor, é deixarem de rearmar devido a desgaste.

ohmico
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Has thanked: 1 time
Been thanked: 10 times

Mensagem por ezer »

ohmico Escreveu:

Por exemplo:
Obrigado.
Luis Valério

Boas,

- Um disjuntor só tem dois tipos de avaria, ou não rearma , ou não dispara quando devia.
- A primeira só pode dever-se a dois motivos, ou a parte mecânica está gasta com folgas por uso, ou o circuito a jusante está em cc.

De qualquer modo, o que é normal acontecer, em disjuntores que são também usados com a função de interruptor, é deixarem de rearmar devido a desgaste.

ohmico

O não disparar não obriga a que esteja colado, pode ter o circuito termico avariado(queimado ou descalibrado).
Presentemente os disjuntores mais comuns não dão para abrir, mas eu ensaiei uns milhares deles e os que estavam fora da curva na sua maioria eram calibrados para os valores correctos ensaiava disjuntores de 2A até 1250A, estes últimos custavam à volta de 15mil € na altura e na sua manutenção eram desmontados peça por peça.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

ezer Escreveu:
ohmico Escreveu:

Por exemplo:
Obrigado.
Luis Valério

Boas,

ohmico

O não disparar não obriga a que esteja colado, pode ter o circuito termico avariado(queimado ou descalibrado).
Presentemente os disjuntores mais comuns não dão para abrir, mas eu ensaiei uns milhares deles e os que estavam fora da curva na sua maioria eram calibrados para os valores correctos ensaiava disjuntores de 2A até 1250A, estes últimos custavam à volta de 15mil € na altura e na sua manutenção eram desmontados peça por peça.

Boas,

nós que já temos uns anos disto, sabemos uma série de coisas e até habilidades que se faziam, em disjuntores de BT e AT, mas que não se aplicam aos equipamentos dos tempos que correm, portanto eu estava a referir-me exclusivamente aos "contemporâneos".

cumprimentos

ohmico
Responder

Voltar para “Dúvidas”