tubo anelado 6joule

Responder
ccoelho3
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 28 jan 2008, 22:32

tubo anelado 6joule

Mensagem por ccoelho3 »

boas,sera que alguem me podera dar uma opinião sobre os tubos anelados certificados,(legrand etc),se estão conformes á luz das regras tecnicas e já agora os pré cablados.
Ps No Ited já sei que foram banidos, só corrugados ,mas nas instalações eléctricas penso que não.
obrigado e um abraço
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Contacto:

Re: tubo anelado 6joule

Mensagem por Fernando »

Os tubos anelados da Legrand são aprovados para instalações eléctricas.

Tb existem tubos eléctricos de outras marcas com aprovação, quer enfiados ou simples

Consulta o site dos fabricantes e verifica se eles têm o certificado de conformidade e as características dos tubos.

Cps
karlito
Curioso
Curioso
Registado: 26 nov 2007, 23:41

Mensagem por karlito »

Ok, tudo bem que o tubo anelado não é permitido no chão ou na coluna, mas então nas paredes, no interior das casas utilizam o qué?? não se pode fazer curvas com tubo isogris por exemplo no canto das paredes!!
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Fernando »

karlito Escreveu:Ok, tudo bem que o tubo anelado não é permitido no chão ou na coluna, mas então nas paredes, no interior das casas utilizam o qué?? não se pode fazer curvas com tubo isogris por exemplo no canto das paredes!!
Completamente errado amigo :P

Todas as curvas têm de ser deslavadas para facilitar os enfiamentos, na altura em que uma curva no isogris vinca, o anelado alem de deixar fechar mais a curva vêm a dar problemas de enfiamento.

Alem destes que mencionaste tb tens o VD que bem trabalhado com uma mola apenas se poderá comparar ao isogris na qualidade do entubamento para posteriores enfiamentos.

Cps
karlito
Curioso
Curioso

Mensagem por karlito »

Ok, então se tiver que por o tubo VD em 50 apartamentos que estou a fazer, acabava so a tubagem para o ano...sempre utilizei tubo anelado para a iluminação das paredes entre inetrruptores e caixas de deivação por exemplo. Acho que a certiel não diz nada neste sentido

Cumprimentos
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Fernando »

Já para não falar que antigamente não existia anelado :P

Ainda hoje em grandes obras, os acesso entre tectos e chão falsos e as coretes rem de ser todo feito a VD e vamos desde o 16 ao 90 :wink:

Tb sou apologista da simplificação dos anelados, ou dos anelados com fio, que nos dão um excelente rendimento no trabalho.

Mas acho incrível como é que a Certiel aprova uma tubagem em anelado de 16mm enfiado com 3x2.5mm, desde um quadro a uma maquina de lavar com cerca de 25 metros de comprimento.

Gostava de ver esses srs a substituirem os fios no caso de necessidade.

Abraços
luisguerreiro
Curioso
Curioso
Registado: 17 jun 2007, 17:15

Mensagem por luisguerreiro »

no citio onde trabalho utilizamos tubo anelado, mas so nas paredes, no chao utilizamos jgris e a certiel nunca chateo...
karlito
Curioso
Curioso

Mensagem por karlito »

Pois claro que no chão não se utiliza anelado!! estou a falar das paredes!!!
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Fernando »

Quando dei o exemplo do circuito directo á cozinha não me referia a passar no chão

Na reconstrução tens muitas situações em que são criados tectos falsos em pladur e fazem-se as passagens dos anelados por cima do referido tecto.

Para ajudar os 16mm com 3x2.5 de fio, ainda por cima não é amarrado nem nada, o tubo só serve mesmo para proteger os fios dos ratitos e das baratas. :twisted:
luisguerreiro
Curioso
Curioso
Registado: 17 jun 2007, 17:15

Mensagem por luisguerreiro »

karlito Escreveu:Pois claro que no chão não se utiliza anelado!! estou a falar das paredes!!!
ha quem utilize no chao, e nao é legrand...
neste momento tou a acabar uma moradia que foi começada por outro electricista que abandonou a obra, e acho que ele nao conhecia o jgris, tem tudo em anelado e em distancias que chega aos 30 m obviamente tivemos de refazer quase tudo...
kostta
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 28 jan 2009, 12:44

Mensagem por kostta »

no chao nao pode ter anelado? a minha casa esta toda em anelado no chao e paredes
joao2004
Curioso
Curioso
Registado: 17 set 2008, 15:26

Mensagem por joao2004 »

No chão não se pode usar anelado?? Porquê?
kostta
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 28 jan 2009, 12:44

Mensagem por kostta »

vi pessoas a dizerem isso em posts anteriores.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”