disjuntores

Responder
ramim
Curioso
Curioso
Registado: 27 dez 2007, 22:52

disjuntores

Mensagem por ramim »

Boas,

Pessoal eu sei que a pergunta pode parecer estupida mas ca vai...

Nos disjuntores o pente ou ponte de ligação é posto por cima ou por baixo :?: :?: :?:

É que eu quando andava a aprender na escola ensinaram-me por cima, e tenho alguns quadros feitos assim, esclareção-me esta duvida e se fore possivel com "papeis"

Obrigado

PedrOliveira
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Contacto:

Re: disjuntores

Mensagem por Fernando »

O pente deve ser sempre colocado na entrada de energia dos disjuntores, que em grande maioria é por cima.

No entanto existe muitos instaladores a alimentar os disjuntores por baixo, possivelmente porque fazem logo o barramento directo ao diferencia e não necessitam de estar a colocar chantes entre o diferencial e o/os primeiro/s disjuntores
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

Boas

A norma para ligação de quaulquer dispositivo com contactos móveis (disjuntor, interruptor, etc) é que na posição de desligado o contacto móvel tem quer estar sempre livre de potêncial, logo a alimentação liga-se no lado do contacto fixo.
Cpt

Rebelo Cruz
nuno17718
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 dez 2007, 17:08

Mensagem por nuno17718 »

O rebelocruz explica mt bem a situação. Não se deve colocar em tensão contactos MÓVEIS qdo na posição de desligado/OFF. O barramento deve ser no contacto fixo q em mts disjuntores é em cima. Nos disjuntores é explicado pelo facto deste actuar pelo efeito magnético, ou seja, ao passar uma corrente num determinado sentido irá provocar um campo magnético "lei Ampere" e com o aumento da corrente acima da intensidade nominal do disj. a parte móvel abre o circuito. Em certas situações em que se trocam, o disjuntor passa a actuar como um simples interruptor e daí mtas vezes qdo as cargas exigem mais, que é o caso da sobrecarga(ex:aquecedores) dispara o disj. diferencial qdo deveria actuar o disjuntor do circuito
Responder

Voltar para “Dúvidas”