Sim, pode bem acontecer.
As correntes ficarão mais distorcidas, provocando um FP mais baixo, logo energia reactiva mais elevada.
Harmonicas
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: Harmonicas
Sim é verdade com uma potência deformante muito elevada o factor de potência baixa.ukri Escreveu:Vou deixar o meu "bitaite"
O Sr. da EDP até não disse nada de errado, explicou se foi mal, uma rede poluida de harmonicas em que a que a THD supere em muito os 8% leva a um abaixamento do FP logo mais reactiva a pagar.......
A potência deformante D traduz a existência de harmónicos.
- Anexos
-
- deformante.JPG (3.65 KiB) Visto 436 vezes
Mas neste caso a bateria de condensadores não devia compensar esse abaixamento?ukri Escreveu:Vou deixar o meu "bitaite"
O Sr. da EDP até não disse nada de errado, explicou se foi mal, uma rede poluida de harmonicas em que a que a THD supere em muito os 8% leva a um abaixamento do FP logo mais reactiva a pagar.......
joaoosvaldo Escreveu:Como já foi referido a instalação de bobinas à saída dos variadores, o cuidado na escolha das baterias de condensadores e eventual necessidade de sobredimensionamento de alguns cabos é em grande parte dos casos suficiente para solucionar os problemas com harmónicos, isto porque a instalação de filtros é muito dispendiosa
A escolha da bateria de condensadores não foi no meu tempo mas acredito que tenha sido escolhida com cuidado visto que foi analizada toda a rede antes da instalação da mesma. Em relação ao sobredimensionamento dos cabos isso está garantido.
Eu já li algures no forum que ter um equilibrio quase perfeito das fases e uma terra de serviço baixa que poderá resolver parte dessas harmonicas não sei se será verdade ou não porque ainda não experimentei mas será um proximo passo.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Mas será que não existiu um aumento de potência da instalação ou instalação de novas máquinas depois da instalação das baterias de condensadoresspitfire Escreveu:Mas neste caso a bateria de condensadores não devia compensar esse abaixamento?ukri Escreveu:Vou deixar o meu "bitaite"

-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Não, até pode piorar se não for efectuado esse estudo de análise da energia.
Ao colocar um condensador com uma bobina, pode-se dar o chamado fenómeno de ressonancia e aí é que entra o problema.
Se a frequência de ressonancia do conjunto bobina + condensador, está próxima dos 150 Hz, e se possui harmónicas com valores elevados, então irá amplificar os valores de tensão e corrente.
A escolha dos condensadores terá de ser efectuada com base no espectro de harmónicas.
Não convém que essa frequência seja 150 Hz. Caso seja, deverá de ser instalada uma bobina em série com o condensador, para permitir que a nova frequência de ressonancia esteja fora dos 150Hz. Normalmente a escolha recai para uma frequência de 2,7, que corresponde a 135hZ.
Ao colocar um condensador com uma bobina, pode-se dar o chamado fenómeno de ressonancia e aí é que entra o problema.
Se a frequência de ressonancia do conjunto bobina + condensador, está próxima dos 150 Hz, e se possui harmónicas com valores elevados, então irá amplificar os valores de tensão e corrente.
A escolha dos condensadores terá de ser efectuada com base no espectro de harmónicas.
Não convém que essa frequência seja 150 Hz. Caso seja, deverá de ser instalada uma bobina em série com o condensador, para permitir que a nova frequência de ressonancia esteja fora dos 150Hz. Normalmente a escolha recai para uma frequência de 2,7, que corresponde a 135hZ.
spitfire Escreveu:Mas neste caso a bateria de condensadores não devia compensar esse abaixamento?ukri Escreveu:Vou deixar o meu "bitaite"