Boas.
Alguém utiliza o software "EPLAN Electric P8"? O que acham do software? Vale a pena? Quais as funcionalidades?
EPLAN Electric P8
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Re: EPLAN Electric P8
já fiz alguma coisa nesse ( mais na versão P5), mas achei dificil de trabalhar, apesar de terem tudo em portugues, o que uma vantagem, mas até acertar no começo, perde-se umas horinhas bem valentes, de resto é um programa com muitas funcionalidades
existe o PCschematic que é muito bom, simples, e na minha opinião dá para fazer 95% das instalações que se possa imaginar, no site tem uma versão de borla limitada, mas dá para fazer muitos projectos, a versão paga é um mundo
existe o PCschematic que é muito bom, simples, e na minha opinião dá para fazer 95% das instalações que se possa imaginar, no site tem uma versão de borla limitada, mas dá para fazer muitos projectos, a versão paga é um mundo
Jaime Reis
EPLAN é a referência em esquemas eléctricos (há clientes da industria que obrigam a entrega dos esquemas em EPLAN).
É caro, mas vale a pena.
Consegue-se fazer muito trabalho muito depressa.
Consegue-se acrescentar pormenores e relatórios e etc... ao esquema com muita facilidade.
Se comprares o EPLAN, recebes uma pequena formação de 2 ou 3 horas, é o suficiente para conseguires usares o EPLAN a 80%.
Há depois formações mais completas (2 ou 3 dias) para usares o EPLAN a 120% ou 130% (fazes coisas que não imaginavas)
Há ainda outras formações avançadas, mas creio que não vais necessitar.
Relativamente a funcionalidades:
* O desenho do esquema/das ligações, é mais rápido do que em CAD
* Tens referências cruzadas automáticas dos componentes do quadro
* Tens referências cruzadas automáticas dos pontos de ligação (ou interrupção) dos potenciais
* Podes importar uma lista de peças (por exemplo: o orçamento do quadro eléctrico) e fazer o esquema a partir dessa lista de peças
* Quando metes por exemplo um contacto e dizes que é uma peça com 3NA+1NF+1NA, à medida que vais ligando o contactor, ele vai fazendo a ref. cruzada (já tinha dito) e vai mostrando os contactos que estão livres, se no esquema usares 2NA e não usares o NF, percebes rapidamente que é a peça errada ou que te faltam peças.
* A numeração das componentes é automática, e podes renumerar em qualquer altura. Há vários tipos de numeração dos componentes, desde sequencial, com número de página, com número de coluna, etc...
* Quando acrescentas uns bornes no meio da régua de bornes, não tens que numerar manualmente os restantes bornes, tal como disse a cima, o EPLAN pode numerar automaticamente
* Podes numerar as linhas (todas ou só as que quiseres). Nesta parte também tens muitas opções. A numeração de todas as linhas é feita com 3 clicks (nos menus)
* Podes acrescentar cabos, podes numerar cabos
* Se definires as peças (com dimensões) podes desenhar o Layout do quadro, tudo com referências cruzadas
* Podes fazer relatórios automáticamente: índice, réguas de bornes, Cabos, Peças, PLC, etc...
* Podes actualizar esses relatórios em qualquer altura
* Podes criar blocos tipo (por exemplo um arrancador directo, um arrancador YD) e importares esses blocos para o esquema, O EPLAN numera automaticamente e etc...
* Podes com um click do rato saltar entre partes dos componentes, por exemplo dos contactos principais do contactor para a bobina
* Podes exportar em PDF com links
* Podes exportar em DWG
Podes tanta coisa, acredita vale a pena, é pena ser tão caro
É caro, mas vale a pena.
Consegue-se fazer muito trabalho muito depressa.
Consegue-se acrescentar pormenores e relatórios e etc... ao esquema com muita facilidade.
Se comprares o EPLAN, recebes uma pequena formação de 2 ou 3 horas, é o suficiente para conseguires usares o EPLAN a 80%.
Há depois formações mais completas (2 ou 3 dias) para usares o EPLAN a 120% ou 130% (fazes coisas que não imaginavas)
Há ainda outras formações avançadas, mas creio que não vais necessitar.
Relativamente a funcionalidades:
* O desenho do esquema/das ligações, é mais rápido do que em CAD
* Tens referências cruzadas automáticas dos componentes do quadro
* Tens referências cruzadas automáticas dos pontos de ligação (ou interrupção) dos potenciais
* Podes importar uma lista de peças (por exemplo: o orçamento do quadro eléctrico) e fazer o esquema a partir dessa lista de peças
* Quando metes por exemplo um contacto e dizes que é uma peça com 3NA+1NF+1NA, à medida que vais ligando o contactor, ele vai fazendo a ref. cruzada (já tinha dito) e vai mostrando os contactos que estão livres, se no esquema usares 2NA e não usares o NF, percebes rapidamente que é a peça errada ou que te faltam peças.
* A numeração das componentes é automática, e podes renumerar em qualquer altura. Há vários tipos de numeração dos componentes, desde sequencial, com número de página, com número de coluna, etc...
* Quando acrescentas uns bornes no meio da régua de bornes, não tens que numerar manualmente os restantes bornes, tal como disse a cima, o EPLAN pode numerar automaticamente
* Podes numerar as linhas (todas ou só as que quiseres). Nesta parte também tens muitas opções. A numeração de todas as linhas é feita com 3 clicks (nos menus)
* Podes acrescentar cabos, podes numerar cabos
* Se definires as peças (com dimensões) podes desenhar o Layout do quadro, tudo com referências cruzadas
* Podes fazer relatórios automáticamente: índice, réguas de bornes, Cabos, Peças, PLC, etc...
* Podes actualizar esses relatórios em qualquer altura
* Podes criar blocos tipo (por exemplo um arrancador directo, um arrancador YD) e importares esses blocos para o esquema, O EPLAN numera automaticamente e etc...
* Podes com um click do rato saltar entre partes dos componentes, por exemplo dos contactos principais do contactor para a bobina
* Podes exportar em PDF com links
* Podes exportar em DWG
Podes tanta coisa, acredita vale a pena, é pena ser tão caro
Ricardo Timóteo
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Estou a ver que as potencialidades são muitas. O software é mais aplicado em automação ou estou enganado? Já agora qual o preço?
O software é versátil, podes usar para fazer Média Tensão, Distribuição, Automação, Pneumática.
Os preços não sei ao certo, sei que é por módulos: Até 40 páginas de esquemas, até 80 páginas de esquemas, Páginas de esquemas ilimitados, depois há add-ons ou módulos.
Se queres informações concretas podes consultar:
http://www.eplan.pt/index.php?id=9973
Os preços não sei ao certo, sei que é por módulos: Até 40 páginas de esquemas, até 80 páginas de esquemas, Páginas de esquemas ilimitados, depois há add-ons ou módulos.
Se queres informações concretas podes consultar:
http://www.eplan.pt/index.php?id=9973
Ricardo Timóteo
- joaoosvaldo
- Team Apoio
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Sim e mais em quadristas.
É ideia que eu tenho.
Efectua esquemas de quadros eléctricos, fio a fio, com todas as identificações de equipamentos e cablagens.
É ideia que eu tenho.
Efectua esquemas de quadros eléctricos, fio a fio, com todas as identificações de equipamentos e cablagens.
joaoosvaldo Escreveu:Estou a ver que as potencialidades são muitas. O software é mais aplicado em automação ou estou enganado? Já agora qual o preço?