Obra Confusa - ITED - AJUDA!

Responder
johnytalker
Curioso
Curioso
Registado: 18 ago 2008, 10:22

Obra Confusa - ITED - AJUDA!

Mensagem por johnytalker »

Ex.mos Colegas,

Tive uma obra de uma grande moradia que teve um projecto "muito resumido" e que não respondia minimamente às exigências dono de obra, calculo que tenha sido apenas para cumprir os requisitos camarários para iniciar a obra.

Acontece, porém, que durante o decurso da obra o cliente foi sempre pedindo mais uma tomada aqui, mais uma tomada ali. Apesar de nunca ter feito um projecto formal, tive o cuidado de fazer umas contas para o coaxial de modo a cumprir com o manual ITED (1ª edição). Esta foi uma obra muito complicada que se arrastou por mais de 3 anos com diversas paragens e abandonos por falta de pagamento.

Agora para a licença de utilização a câmara está a pedir o termo de responsabilidade e quem ficou com o menino nas mãos fui eu.

Calculo que o caminho seja coligir todo o trabalho que fiz e fazer um projecto formal para entregar na câmara como aditamento, juntamente com o termo de responsabilidade, mas gostaria de ter a vossa opinião.

Entretanto vou tb solicitar a uma firma ex-certificadora para me fazer os ensaios de funcionalidade.

Sobre o termo de responsabilidade registei-me hoje na Anacom (1º ITED!:) )mas não vejo nenhuma opção para criar o termo de responsabilidade, nem de projecto, nem de obra. Será porque ainda não confirmaram que estou inscrito na Ordem?!

Ou será que preenchemos manualmente o termo e o número é definido por nós?! Tinha ideia que fosse algo gerado automaticamente mas se calhar estou enganado.

Parece-vos bem ou deveria tratar o assunto de outra forma?

Cumprimentos,
Johny
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Obra Confusa - ITED - AJUDA!

Mensagem por parreirajoao »

vê os meus comentários a azul, directamente sobre o teu email.
johnytalker Escreveu:Ex.mos Colegas,

Tive uma obra de uma grande moradia que teve um projecto "muito resumido" e que não respondia minimamente às exigências dono de obra, calculo que tenha sido apenas para cumprir os requisitos camarários para iniciar a obra.

Acontece, porém, que durante o decurso da obra o cliente foi sempre pedindo mais uma tomada aqui, mais uma tomada ali. Apesar de nunca ter feito um projecto formal, tive o cuidado de fazer umas contas para o coaxial de modo a cumprir com o manual ITED (1ª edição). Esta foi uma obra muito complicada que se arrastou por mais de 3 anos com diversas paragens e abandonos por falta de pagamento.

Deverias de ter parado e exigido que fosse elaborado um projecto ITED, de acordo com as exigências do dono da obra.

O DL 258/2009, no seu artº 76 é muito claro:

Obrigações do instalador ITED

1 — Constituem obrigações dos instaladores ITED:

a) Manter actualizada a informação relativa à sua inscrição no ICP -ANACOM;

b) Empregar nas instalações apenas equipamentos e materiais que estejam em conformidade com os requisitos técnicos e legais aplicáveis;

c) Instalar as infra -estruturas de telecomunicações de acordo com o projecto e com as normas técnicas aplicáveis;

d) Emitir termo de responsabilidade de execução da instalação, disponibilizando -o ao dono de obra, ao proprietário ou à administração do edifício e ao ICP -ANACOM.

Agora para a licença de utilização a câmara está a pedir o termo de responsabilidade e quem ficou com o menino nas mãos fui eu.

Claro que sim.

Calculo que o caminho seja coligir todo o trabalho que fiz e fazer um projecto formal para entregar na câmara como aditamento, juntamente com o termo de responsabilidade, mas gostaria de ter a vossa opinião.

Sim. Estou de acordo.

Entretanto vou tb solicitar a uma firma ex-certificadora para me fazer os ensaios de funcionalidade.

Sobre o termo de responsabilidade registei-me hoje na Anacom (1º ITED!:) )mas não vejo nenhuma opção para criar o termo de responsabilidade, nem de projecto, nem de obra. Será porque ainda não confirmaram que estou inscrito na Ordem?!

No site da ANACOM, apenas preenches alguns elementos solicitados, como por exemplo a localização da instalação e outros dados gerais. É obrigatório efectuares o registo para cada projecto.

Ou será que preenchemos manualmente o termo e o número é definido por nós?! Tinha ideia que fosse algo gerado automaticamente mas se calhar estou enganado.

O termo fazes à parte, como se fazia antes.

Parece-vos bem ou deveria tratar o assunto de outra forma?

Cumprimentos,
Johny
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Obra Confusa - ITED - AJUDA!

Mensagem por gemini »

quanto á parte da ANACOM, só te será possível registares os teus termos de responsabilidade - que são preenchidos online, somente com a morada da obra, nome do dono de obra, data do termo e dizer se é ited 2ªgeração ou outra - após fazeres chegar á ANACOM cópia da tua frequência e aprovação em curso habilitante/actualização de projectos ITED.
O mais fácil será entrares em contacto com eles, por telefone, que foi o que eu fiz, e depois enviei-lhes por mail cópia dos certificados de formação ITED e de membro da OE, só aí consegui que me "deixassem" inserir os termos de responsabilidade.

Mais de resto, é fazer um projecto de aditamento e entregar na camara.
Learning is the goal!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”