Video porteiro
Video porteiro
Boa tarde à comunidade, tenho uma duvida que gostaria de ver solucionada mas não tenho conhecimentos suficientes para o efeito, já pesquisei, mas como é muito especifico já só me resta esta última alternativa. Então é assim: Tenho um vídeo porteiro ao qual queria ligar um lâmpada que acendesse sempre que alguém toca na rua, na betoneira, mas não é só, interessava-me que a lâmpada não só acendesse mas também piscasse durante o tempo em que a campainha do vídeo porteiro toca, disseram-me que isso é possível com uma ligação com um arrancador, mas não sei como poderá funcionar. Agradecia então a alguém se me fornecesse um pequeno esquema para o efeito.
Agradeço desde já.
Abraço
neo
Agradeço desde já.
Abraço
neo
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Video porteiro
Qual a utilidade desta funcionalidade. É que não é facil implementar circuitos externos a video-porteiros, sem alguns conhecimentos de electricidade e ainda para mais com as exigencias que pretende. Não vai lá com um arrancador... Isso cheira a conversa de café...Dark_Neo Escreveu:Boa tarde à comunidade, tenho uma duvida que gostaria de ver solucionada mas não tenho conhecimentos suficientes para o efeito, já pesquisei, mas como é muito especifico já só me resta esta última alternativa. Então é assim: Tenho um vídeo porteiro ao qual queria ligar um lâmpada que acendesse sempre que alguém toca na rua, na betoneira, mas não é só, interessava-me que a lâmpada não só acendesse mas também piscasse durante o tempo em que a campainha do vídeo porteiro toca, disseram-me que isso é possível com uma ligação com um arrancador, mas não sei como poderá funcionar. Agradecia então a alguém se me fornecesse um pequeno esquema para o efeito.
Agradeço desde já.
Abraço
neo
nelmindo Escreveu:Qual a utilidade desta funcionalidade. É que não é facil implementar circuitos externos a video-porteiros, sem alguns conhecimentos de electricidade e ainda para mais com as exigencias que pretende. Não vai lá com um arrancador... Isso cheira a conversa de café...Dark_Neo Escreveu:Boa tarde à comunidade, tenho uma duvida que gostaria de ver solucionada mas não tenho conhecimentos suficientes para o efeito, já pesquisei, mas como é muito especifico já só me resta esta última alternativa. Então é assim: Tenho um vídeo porteiro ao qual queria ligar um lâmpada que acendesse sempre que alguém toca na rua, na betoneira, mas não é só, interessava-me que a lâmpada não só acendesse mas também piscasse durante o tempo em que a campainha do vídeo porteiro toca, disseram-me que isso é possível com uma ligação com um arrancador, mas não sei como poderá funcionar. Agradecia então a alguém se me fornecesse um pequeno esquema para o efeito.
Agradeço desde já.
Abraço
neo
Boa tarde, antes de mais obrigado pela resposta, o local onde vai ser instalado o vídeo porteiro (este de instalação simples) é numa casa em que a pessoa em causa não ouve, devido a isso preciso colocar uma lâmpada numa parte mais central da casa, a exigência da mesma piscar é para chamar a atenção à dona que está alguém à porta. Curiosamente a conversa até decorreu num café
mas quem me disse a possibilidade de um arrancador para a lâmpada poder piscar é na verdade electricista de profissão credenciado, mas infelizmente já faz algum tempo que não consigo entrar em contacto com ele, daí o meu pedido de ajuda.
Abraço
neo

Abraço
neo
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Para esta situação recomendo então o seguinte:
Procurar saber se o video porteiro que tem, tem a possibilidade de adicionar um módulo (da marca), para instalar campainha adicional. Os BPT e ELVOX costumam ter, dependendo dos modelos (os vendidos em kit blister são muito limitados neste aspecto).
Comprar uma relé com dois contactos separados (um só dá, mas o trabalho fica melhor com dois). A tensão da bobine tem que ser compativel com a tensão que pretende usar para alimentar a lâmpada.
Comprar uma lâmpada para o efeito.
Comprar um botão de pressão normalmente fechado.
A minha proposta é criar um circuito de autoalimetação, que receberá ordem do módulo para ligar e será só desligado, quando se pressionar no botão de pressão normalmente fechado. Desta forma, sempre que alguém pressionar o botão, a lâmpada que ficará acessa, e só apagará quando a senhora se der de conta e pressionar o botão para anular a ordem de fixação.
A lâmpada recomendo que seja do tipo strob (usado por exemplo nos empinhadores), porque tem mais potência luminosa, fica a piscar e chama mais à atenção, do que uma lâmpada fixa e assim não precisa de um circuito adicional para colocar o sistema a piscar. Ter cuidado com a tensão destas lâmpadas. Pode ser preciso um transformador para adequar a tensão da lâmpada strob.
O ponto que pode fazer desistir do sistema proposto, é apenas o preço e possibilidade de encontrar tudo o sugerido. Estas coisas não costumam estar ao alcance de todos e do bolso de todos...
Procurar saber se o video porteiro que tem, tem a possibilidade de adicionar um módulo (da marca), para instalar campainha adicional. Os BPT e ELVOX costumam ter, dependendo dos modelos (os vendidos em kit blister são muito limitados neste aspecto).
Comprar uma relé com dois contactos separados (um só dá, mas o trabalho fica melhor com dois). A tensão da bobine tem que ser compativel com a tensão que pretende usar para alimentar a lâmpada.
Comprar uma lâmpada para o efeito.
Comprar um botão de pressão normalmente fechado.
A minha proposta é criar um circuito de autoalimetação, que receberá ordem do módulo para ligar e será só desligado, quando se pressionar no botão de pressão normalmente fechado. Desta forma, sempre que alguém pressionar o botão, a lâmpada que ficará acessa, e só apagará quando a senhora se der de conta e pressionar o botão para anular a ordem de fixação.
A lâmpada recomendo que seja do tipo strob (usado por exemplo nos empinhadores), porque tem mais potência luminosa, fica a piscar e chama mais à atenção, do que uma lâmpada fixa e assim não precisa de um circuito adicional para colocar o sistema a piscar. Ter cuidado com a tensão destas lâmpadas. Pode ser preciso um transformador para adequar a tensão da lâmpada strob.
O ponto que pode fazer desistir do sistema proposto, é apenas o preço e possibilidade de encontrar tudo o sugerido. Estas coisas não costumam estar ao alcance de todos e do bolso de todos...
Obrigado pelas respostas, na verdade tenho as minhas duvidas que o modelo que comprei tenha muitas opções (uma vez que foi bastante barato), vou ligar-lhe também um transformador para alimentar um fechadura eléctrica. O rapaz que falou comigo, falou de facto no relé, mas também do arrancador, já antes me tinha falado num temporizador
mas eu só quero que acenda a lâmpada ao mesmo tempo, mesmo que não pisque (pelos vistos isto é mais complicado), será que para isto não haverá uma solução mais em conta e simples
Ao fim e ao cabo a obra já está a ficar carota mas o vídeo porteiro só custou 60 aerios
Fico a aguardar, obrigado desde já.
Abraço
neo

Fico a aguardar, obrigado desde já.
Abraço
neo
-
- Velha Guarda
- Registado: 24 abr 2009, 00:08
boas amigo,
de facto não se gasta assim tanto, mas é capaz de gastar mais do que o valor do video porteiro, e que pelo preço não deve ser da bpt ou algo do genero. De facto já apliquei uma coisa dessas num cliente, com um relé claro e um temporizador de escada igual ao dos prédios, que ao tucar na campainha fica uns minutos ligado, e ainda estou para aplicar o strob. Tem que saber a tensão de trabalho do video porteiro e além de conhecimentos de electricidade também tem que ter alguns de electrónica.
Em anexo fica a imagem como fiz.
Cumprimentos, Pedro Mendes
de facto não se gasta assim tanto, mas é capaz de gastar mais do que o valor do video porteiro, e que pelo preço não deve ser da bpt ou algo do genero. De facto já apliquei uma coisa dessas num cliente, com um relé claro e um temporizador de escada igual ao dos prédios, que ao tucar na campainha fica uns minutos ligado, e ainda estou para aplicar o strob. Tem que saber a tensão de trabalho do video porteiro e além de conhecimentos de electricidade também tem que ter alguns de electrónica.
Pedro Mendes
Obrigado pedro, vou ver o anexo, assim que estiver permissão.pedro_mendes Escreveu:boas amigo,

Abraço
neo
Bem pessoal, depois de alguns alguns pequenos problemas técnicos de montagem , facilmente ultrapassados, o maior problema é agora a visão por infravermelhos, se por um lado me admirou que este modelo que comprei tivesse tal tecnologia, já não me surpreendeu tanto assim quando a mesma não funcionou, a questão é que fui à loja onde comprei, o funcionário experimentou mais dois modelos iguais que lá tinha e nenhum deu, na obra também não acende nada e quando chegou à noite esperava que algo mudasse, mas a verdade é que nada mudou e não se vê nada lá para fora, porque também por azar a betoneira está num local que é bastante escuro.
O modelo é este: http://www.bricolandia.es/avidsen-video ... s-astrell/
Será que alguém sabe como isto se liga, ou como funciona? Eu penso que embora aquilo tenha lá os leds, sejam só para feitio, deve haver modelos em que funcionam, mas se for assim, será que alguém sabe uma boa opção de um pequeno sensor ou algum sistema que desse alguma luz assim que alguém carregasse no botão da betoneira?
Fico a aguardar as vossas respostas, obrigado.
Abraço
neo
Será que alguém sabe como isto se liga, ou como funciona? Eu penso que embora aquilo tenha lá os leds, sejam só para feitio, deve haver modelos em que funcionam, mas se for assim, será que alguém sabe uma boa opção de um pequeno sensor ou algum sistema que desse alguma luz assim que alguém carregasse no botão da betoneira?
Abraço
neo
Boa noite à comunidade, uma vez que a solução anterior em relação à luz exterior é algo complicada, o que trago hoje é uma pergunta talvez mais simples. Quero comprar um sistema exterior com sensor e temporizador, isto existe? A ideia era ligar uma lâmpada perto da betoneira, que acendesse quando ficar de noite, por intermédio de um sensor, claro, mas que o pudesse desligar com acesso a um temporizador programável. Sei que existe alguma coisa parecida que se tem que ligar no quadro, mas queria evitar esta solução, alguém pode dar umas dicas? Obrigado.
Abraço
neo
Abraço
neo
-
- Velha Guarda
Boas colega, de facto chamo a este tipo de video-porteiro uma treta, custam meia duzia de tostões e depois olha dá noque dá.Dark_Neo Escreveu:Bem pessoal, depois de alguns alguns pequenos problemas técnicos de montagem , facilmente ultrapassados, o maior problema é agora a visão por infravermelhos, se por um lado me admirou que este modelo que comprei tivesse tal tecnologia, já não me surpreendeu tanto assim quando a mesma não funcionou, a questão é que fui à loja onde comprei, o funcionário experimentou mais dois modelos iguais que lá tinha e nenhum deu, na obra também não acende nada e quando chegou à noite esperava que algo mudasse, mas a verdade é que nada mudou e não se vê nada lá para fora, porque também por azar a betoneira está num local que é bastante escuro.
Abraço
neo
Pedro Mendes
Pois...
é bem verdade mas até estou satisfeito com o "bicho", só é pena não ter luz própria na betoneira, mas o resto para o preço não está mal, e em relação a um sistema de luz alternativa, alguma ideia Pedro?
Abraço
neo

Abraço
neo
-
- Velha Guarda
Boas,
Bem para esse fim se é o k percebi, penso que um sensor de movimento foxe o indicado, ao aproximar-se uma pessoa do video-porteiro acendia a luz com um determinado tempo, em que dá para regular Dia/Noite e temporizador
Bem para esse fim se é o k percebi, penso que um sensor de movimento foxe o indicado, ao aproximar-se uma pessoa do video-porteiro acendia a luz com um determinado tempo, em que dá para regular Dia/Noite e temporizador
Pedro Mendes
Pois, caro amigo, também é numa situação dessas que estou a pensar, mas preferia que a luz se acendesse a partir de um sensor que detectasse a falta de luz, e com um temporizador que pudesse ser configurado a desligar ao fim de 3 ou 4 horas, por exemplo, é que os sensores de movimento ligam sempre que detectam movimento (mas eu quero que ligue e fique ligado algumas horas), outro problema é que normalmente estes sensores só permitem estar ligados alguns minutos seguidos, situação que claro não é a que desejo, será que existe aquilo que quero sem ser com disjuntor?pedro_mendes Escreveu:Boas,
Abraço
neo
-
- Velha Guarda
Boas,
Bem colega com sensor de luminosidade só mesmo a celula fotoelétrica, que na falta de iluminação acende e vice versa, ai já pode acupolar um temporizador que qaundo acendesse apague x horas depois.
Bem colega com sensor de luminosidade só mesmo a celula fotoelétrica, que na falta de iluminação acende e vice versa, ai já pode acupolar um temporizador que qaundo acendesse apague x horas depois.
Pedro Mendes