interruptores para cima ou para baixo ....

ricardo andrade
Curioso
Curioso
Registado: 18 jun 2007, 12:19

interruptores para cima ou para baixo ....

Mensagem por ricardo andrade »

boas tenho-me deparado com algumas perguntas um inerruptor qual será a posiçaõ correcta para acender ????
será para cima?
será para baixo ?
e porquê ?
tem alguma explicação?

atenciosamente
ricardo
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Contacto:

Re: interruptores para cima ou para baixo ....

Mensagem por Fernando »

GRANDE pergunta :lol:

Pois é caro amigo, nem sei o que responder :P

Alem de ter o cuidado de deixar todos os interruptores a acender para cima, na verdade algumas marcas ficam com a impressão do verso de pernas para o ar.

Tb sei que existe que os monte da forma contrária, estarei a instalar correctamente ??? se calhar não :(

Um abraço
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, eu por norma coloco sempre a acender para cima, mas também julgo que não existe nas regras técnicas nada a falar sobre isso!!!
Penso eu de que!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
flechaspt
Curioso
Curioso
Registado: 19 jan 2008, 21:33

Mensagem por flechaspt »

eu tambem penso que nao existe nenhuma norma para isso, mas de maneira geral ponho sempre os interruptores a ligarem para baixo pela simples razao que os miudos ao crescerem vao chegar mais rapidamente aos interruptores acendendo para baixo e so alguns meses depois é que conseguem acender para cima
outra razao é que os botoes de pressao tambem se ligam para baixo
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Mensagem por CAOR »

Os meus cumprimentos a todos os membros deste forum, desde que trabalho em eléctricidade desde 1967, todos os meus encarregados e oficiais me indicadram que era sempre a acender para cima! assim como botões de pressão! exepto os c.escada que não tem posição.
O mesmo se aplica nas tomadas em que meto o neutro sempre no borne da esquerda, assim como o suporte de lâmpada a fase ao centro etc.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

CAOR Escreveu:Os meus cumprimentos a todos os membros deste forum, desde que trabalho em eléctricidade desde 1967, todos os meus encarregados e oficiais me indicadram que era sempre a acender para cima! assim como botões de pressão! exepto os c.escada que não tem posição.
O mesmo se aplica nas tomadas em que meto o neutro sempre no borne da esquerda, assim como o suporte de lâmpada a fase ao centro etc.
Boas, também sempre fiz assim!!! :wink:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

Boas

Na realidade não existe norma ou outra coisa qq que diga como deve ficar o interruptor, mas quando se inicia a montagem numa obra deve-se sempre manter a mesma posição.
Já agora o único cuidado que à a ter é que o contacto móvel do aparelho deve ficar sempre livre de potêncial na posição de desligado.
Cpt

Rebelo Cruz
Jokinha
Curioso
Curioso
Registado: 07 dez 2007, 16:04

Mensagem por Jokinha »

Boas,

À excepção dos comutadores de escada, coloco SEMPRE a ligar para cima.

Aliás, basta olhar para um disjuntor... ligam sempre para cima.

Cps,

JL
gil caetano
Curioso
Curioso
Registado: 24 fev 2008, 19:22

Mensagem por gil caetano »

CAOR Escreveu:Os meus cumprimentos a todos os membros deste forum, desde que trabalho em eléctricidade desde 1967, todos os meus encarregados e oficiais me indicadram que era sempre a acender para cima! assim como botões de pressão! exepto os c.escada que não tem posição.
:) ola eu tb quando ligo tenho o cuidado de colocar a ligar sempre para cima pois foi assim que me ensinaram boas a todos
gostaria de dizer tambem que este site é mito bom mesmo... :lol:
burnin
Curioso
Curioso
Registado: 01 mai 2007, 15:12

Mensagem por burnin »

A mim os professores do curso tecnológico de Electrotecnia ensinaram me que deve ser sempre a acender para cima, a explicação dada na altura foi que era mais fácil em casa do emergencia efectuar a abertura do circuito num movimento de cima para baixo, tem alguma lógica, não sei se tem é algum fundamento legal ou regulamentar.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Os interruptores têm de ser a acender ligados para cima, por causa da força da gravidade, pois senão podiam acender sózinhos

Um abraço
Guilherme
Curioso
Curioso
Registado: 18 set 2007, 18:01
Contacto:

Mensagem por Guilherme »

burnin Escreveu:A mim os professores do curso tecnológico de Electrotecnia ensinaram me que deve ser sempre a acender para cima, a explicação dada na altura foi que era mais fácil em casa do emergencia efectuar a abertura do circuito num movimento de cima para baixo, tem alguma lógica, não sei se tem é algum fundamento legal ou regulamentar.
como utilizador, (frequetne :P ) de interruptores, partilho da mesma opineão, é uma questão de segurança.
Duzia12 Escreveu:Os interruptores têm de ser a acender ligados para cima, por causa da força da gravidade, pois senão podiam acender sózinhos
Da mesma forma desligar-se-ião sozinhos certo? ...
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Ola

Acho que não, pois a força actua de cima, para baixo, não!!, como Newton e a maça

Um abraço guilherme
burnin
Curioso
Curioso
Registado: 01 mai 2007, 15:12

Mensagem por burnin »

Guilherme Escreveu:
Duzia12 Escreveu:Os interruptores têm de ser a acender ligados para cima, por causa da força da gravidade, pois senão podiam acender sózinhos
Da mesma forma desligar-se-ião sozinhos certo? ...
Muito bem visto... lol
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Olá

Eu acho que no caso de emergência nem se deve mexer nos interruptores

Um abraço
Responder

Voltar para “Dúvidas”