INDICE HORARIO GRUPO LIGAÇÕES TRANSFORMADOR

parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: INDICE HORARIO GRUPO LIGAÇÕES TRANSFORMADOR

Mensagem por parreirajoao »

Aqui vai:

Aplicando uma tensão no primário, como não há neutro, não há 3ª harmónica na corrente, isto é, a corrente é sinusoidal.

Então o fluxo não será sinusoidal, pelo que atravessando o secundário produz uma f.e.m. que também não será sinusoidal, pois terá uma 3ª harmónica de ordem 3 e esta f.e.m. é 3 vezes a f.e.m. por fase (por estarem todas em fase), o que dá origem a uma corrente de circulação elevada, pois a impedância do circuito é pequena.

Assim, obtém-se no secundário uma 3ª harmónica bastente intensa que de acordo com a lei de lenz, se vai opor à causa que lhe deu origem, que é a existência de uma 3ª harmónica no fluxo e cria-se deste modo uma f.m.m. que tende a restituir ao fluxo a forma sinusoidal.

Quer dizer que com esta ligação em triângulo no secundário se consegue eliminar parcialmente a deformação do fluxo, contribuindo para um funcionamento identico ao que seria obtido na hipótese de não haver saturação.

A ligação em triângulo compensa quase totalmente os inconvenientes de saturação do núcleo.

Nota: No Guia de Produção Independente, também é mencionado que a ligação deva ser em delta.

Vê o anexo
jodsbrum Escreveu:Esta da 3ª harmónica é que eu ainda não percebi muito bem, porque motivo é que em triangulo atenua a 3ª harmónica, já agora se algum colega podesse esclarecer agradecia.
Anexos
LIGAÇÕES TRIFÁSICAS.pdf
(567.38 KiB) Transferido 102 vezes
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Agradecimento recebido: 5 vezes

Mensagem por jodsbrum »

Fiquei esclarecido, muito obrigado.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

parreirajoao Escreveu:Jaime

Normalmente o lado da AT é ligado em estrela, dado que na AT e MAT, o regime de neutro, é directo à terra, de modo a que as protecções disparem ao 1º defeito.

Do lado da BT, é ligado em triângulo, pelas razões mencionadas no post anterior.

jaimereis Escreveu:boas

este post foi interessante, pois serviu para tirar uma duvida que eu tinha, mas fiquei com outra, visto ser um Transformador Ynd5, porque é que se liga os 60kV em estrela, pensava que era em triangulo, e o gerador em triangulo e não em estrela?
ok, já percebi tinha a ideia que era ao contrario, como a alimentação em media tensão aos edificios é feita em triangulo, pensava eu que na distribuição, quando se pretendia elevar ou baixar se fazia em triangulo tambem

obrigado
Jaime Reis
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por parreirajoao »

Na média tensão o neutro é impedante (300A ou 1000A), de modo a limitar a ICCft.

Depois na BT, temos a vulgar estrela com neutro acessivel.

Nos projectos que englobem quadro de segurança, teremos de ter um sistema IT, em que poderemos colocar uma impedância de 1500 ohm, entre o ponto neutro do transformador de segurança e a terra.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”