tubo anelado 6joule
tubo anelado 6joule
boas,sera que alguem me podera dar uma opinião sobre os tubos anelados certificados,(legrand etc),se estão conformes á luz das regras tecnicas e já agora os pré cablados.
Ps No Ited já sei que foram banidos, só corrugados ,mas nas instalações eléctricas penso que não.
obrigado e um abraço
Ps No Ited já sei que foram banidos, só corrugados ,mas nas instalações eléctricas penso que não.
obrigado e um abraço
Re: tubo anelado 6joule
Os tubos anelados da Legrand são aprovados para instalações eléctricas.
Tb existem tubos eléctricos de outras marcas com aprovação, quer enfiados ou simples
Consulta o site dos fabricantes e verifica se eles têm o certificado de conformidade e as características dos tubos.
Cps
Tb existem tubos eléctricos de outras marcas com aprovação, quer enfiados ou simples
Consulta o site dos fabricantes e verifica se eles têm o certificado de conformidade e as características dos tubos.
Cps
Ok, tudo bem que o tubo anelado não é permitido no chão ou na coluna, mas então nas paredes, no interior das casas utilizam o qué?? não se pode fazer curvas com tubo isogris por exemplo no canto das paredes!!
Completamente errado amigokarlito Escreveu:Ok, tudo bem que o tubo anelado não é permitido no chão ou na coluna, mas então nas paredes, no interior das casas utilizam o qué?? não se pode fazer curvas com tubo isogris por exemplo no canto das paredes!!

Todas as curvas têm de ser deslavadas para facilitar os enfiamentos, na altura em que uma curva no isogris vinca, o anelado alem de deixar fechar mais a curva vêm a dar problemas de enfiamento.
Alem destes que mencionaste tb tens o VD que bem trabalhado com uma mola apenas se poderá comparar ao isogris na qualidade do entubamento para posteriores enfiamentos.
Cps
Ok, então se tiver que por o tubo VD em 50 apartamentos que estou a fazer, acabava so a tubagem para o ano...sempre utilizei tubo anelado para a iluminação das paredes entre inetrruptores e caixas de deivação por exemplo. Acho que a certiel não diz nada neste sentido
Cumprimentos
Cumprimentos
Já para não falar que antigamente não existia anelado
Ainda hoje em grandes obras, os acesso entre tectos e chão falsos e as coretes rem de ser todo feito a VD e vamos desde o 16 ao 90
Tb sou apologista da simplificação dos anelados, ou dos anelados com fio, que nos dão um excelente rendimento no trabalho.
Mas acho incrível como é que a Certiel aprova uma tubagem em anelado de 16mm enfiado com 3x2.5mm, desde um quadro a uma maquina de lavar com cerca de 25 metros de comprimento.
Gostava de ver esses srs a substituirem os fios no caso de necessidade.
Abraços

Ainda hoje em grandes obras, os acesso entre tectos e chão falsos e as coretes rem de ser todo feito a VD e vamos desde o 16 ao 90

Tb sou apologista da simplificação dos anelados, ou dos anelados com fio, que nos dão um excelente rendimento no trabalho.
Mas acho incrível como é que a Certiel aprova uma tubagem em anelado de 16mm enfiado com 3x2.5mm, desde um quadro a uma maquina de lavar com cerca de 25 metros de comprimento.
Gostava de ver esses srs a substituirem os fios no caso de necessidade.
Abraços
- luisguerreiro
- Curioso
- Registado: 17 jun 2007, 17:15
no citio onde trabalho utilizamos tubo anelado, mas so nas paredes, no chao utilizamos jgris e a certiel nunca chateo...
Pois claro que no chão não se utiliza anelado!! estou a falar das paredes!!!
Quando dei o exemplo do circuito directo á cozinha não me referia a passar no chão
Na reconstrução tens muitas situações em que são criados tectos falsos em pladur e fazem-se as passagens dos anelados por cima do referido tecto.
Para ajudar os 16mm com 3x2.5 de fio, ainda por cima não é amarrado nem nada, o tubo só serve mesmo para proteger os fios dos ratitos e das baratas.
Na reconstrução tens muitas situações em que são criados tectos falsos em pladur e fazem-se as passagens dos anelados por cima do referido tecto.
Para ajudar os 16mm com 3x2.5 de fio, ainda por cima não é amarrado nem nada, o tubo só serve mesmo para proteger os fios dos ratitos e das baratas.

- luisguerreiro
- Curioso
- Registado: 17 jun 2007, 17:15
ha quem utilize no chao, e nao é legrand...karlito Escreveu:Pois claro que no chão não se utiliza anelado!! estou a falar das paredes!!!
neste momento tou a acabar uma moradia que foi começada por outro electricista que abandonou a obra, e acho que ele nao conhecia o jgris, tem tudo em anelado e em distancias que chega aos 30 m obviamente tivemos de refazer quase tudo...
no chao nao pode ter anelado? a minha casa esta toda em anelado no chao e paredes