Folha de Cálculo para CATV de uma moradia
Re: Folha de Cálculo para CATV de uma moradia
mas matv nao inclui smatv e eu vejo mt gente a falar que apresenta para smatv, isso é uma loucura..
eu acho que ha uma grande dificuldade em todos entendermos o ited da mesma forma, eu nunca tinha lido dessa forma que nao eras obrigado a desenhar mas a fazer eras..
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
As pessoas têm de ver que o projecto é uma coisa e a instalação é outra, mas que ambas têm de se contemplar. No curso de instalador és ensinado de que deves de instalar a MATV, mas o projectista, não é obrigado a desenhar a mesma no projecto, mas sim deve de referir na memória descritiva. Os cálculos também não precisas de mostrar no projecto (para MATV) apenas é necessário apresentar para CATV. Mas aconselho sempre a mostrar os cálculos para MATV, CATV e SMATV (75, 85, 1000 e 2150MHz). Estamos a falar de moradias uni-familiares e não blocos habitacionais (Predios).
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Blog Pessoal
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, SMATV ou seja satelite é que só é obrigatório a partir de 4 fracções!!!luisinho Escreveu:mas matv nao inclui smatv e eu vejo mt gente a falar que apresenta para smatv, isso é uma loucura..
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- Varejo
- Team Apoio
Boas, vejam o que está para sair, mas vejam tudo que corrobora o que disse,
que isto vai apertar!!!
http://www.anacom.pt/streaming/Relatori ... ACHED_FILE
http://www.anacom.pt/streaming/anexo_re ... ACHED_FILE
que isto vai apertar!!!
http://www.anacom.pt/streaming/Relatori ... ACHED_FILE
http://www.anacom.pt/streaming/anexo_re ... ACHED_FILE
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
Espero bem que saia o mais rápido possível um novo manual ITED para corrigir todas as gralhas que este tem. Também espero que a ANACOM aperte mais com os projectistas e os instaladores, mas principalmente com os certificadores, pois se chumbarem as instalações, os instaladores e projectistas terão de reaver melhor o que andam a fazer. A ANACOM já foi inspeccionar dois projectos feitos pelo gabinete onde trabalho e estava tudo bem com o projecto e a instalação, mas imagino quantos é que estarão mal.
Neste momento estou a acabar o curso de projectista ITED e posso dizer que existem formadores que até percebem alguma coisa sobre ited, mas existem outros que só ali estão para ganhar algum dinheiro, como tenho colegas meus que mo disseram. A ANACOM tb deveria de inspeccionar as entidades formadores para ver que formadores é que eles lá colocam.
Neste momento estou a acabar o curso de projectista ITED e posso dizer que existem formadores que até percebem alguma coisa sobre ited, mas existem outros que só ali estão para ganhar algum dinheiro, como tenho colegas meus que mo disseram. A ANACOM tb deveria de inspeccionar as entidades formadores para ver que formadores é que eles lá colocam.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Blog Pessoal
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Vejam a nova gama de ATI's da JSL que é capaz de resolver
algumas das questões que já aqui foram leventadas.
- Anexos
-
- folheto_jsl_2_geracao.rar
- (1.1 MiB) Transferido 228 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
existem inumeras questoes pertinentes.
eu sei que o ited 2 está para ser lançado já á algum tempo. e cá o esperamos. este como filho recente e novo tem varias lacunas, nomeadamente fibra optica, mas uma coisa que eu sei é que o ITED é aquilo que tu quiseres, pois se tu justificares os motivos das tuas escolhas elas são aceites..
eu sei que o ited 2 está para ser lançado já á algum tempo. e cá o esperamos. este como filho recente e novo tem varias lacunas, nomeadamente fibra optica, mas uma coisa que eu sei é que o ITED é aquilo que tu quiseres, pois se tu justificares os motivos das tuas escolhas elas são aceites..
Desde já os meus parabéns a todos por esta excelente troca de ideia entre colegas.
Alguns vão achar estranho quando eu afirmo que já fazia algo tipo ITED muito antes do ITED existir.
Na verdade foi sempre esse tipo de serviços extra que eu permitia aos meus clientes, que me permitiu levar valores a cima da média.
Por isso acho estranho quando ainda se usa o argumento que para grandes obras temos de reduzir custos para ganhar os concursos.
Caros colegas, isso só acontece porque vivemos num pais em que a mentalidade é,
para mim está muita bom e quem vier a traz que feixe a porta.
É obrigatório que os projectos sejam feitos com base na funcionabilidade e não no custo, claro que tendo em conta a sua área de colocação.
Não se pode comparar um bom projecto ITED de uma vivenda para cliente final, com o de um prédio de habitação social.
Mas uma coisa é verdade, ambos têm de ser funcionais ou então só servem mesmo para encarecer as obras e pouco mais.
Quero apenas elucidar-vos que na área em que trabalho com maior regularidade, levo valores mais caros que cerca de 80% dos instaladores e obrigo os clientes a fazer o trabalho da forma como o projecto, isto fazendo com que este fique por vezes mais caro em percentagens de 200 ou 300%.
No entanto e alem de reclamarem os preços
eles preferem pagar algo mais e estarem descansados que não vão ter problemas e que as alterações futuras têm um baixo custo.
Vou deixar aqui um esquema da instalação de uma discoteca nossa cliente em que toda a instalação é feita em multicabos de 25x2.5mm e 14x2.5mm com caixas de derivação e Patch Box para todos os circuitos.
Desculpem o discurso, mas sempre defendi a qualidade ao preço baixo.
Um abraço

Alguns vão achar estranho quando eu afirmo que já fazia algo tipo ITED muito antes do ITED existir.
Na verdade foi sempre esse tipo de serviços extra que eu permitia aos meus clientes, que me permitiu levar valores a cima da média.
Por isso acho estranho quando ainda se usa o argumento que para grandes obras temos de reduzir custos para ganhar os concursos.
Caros colegas, isso só acontece porque vivemos num pais em que a mentalidade é,
para mim está muita bom e quem vier a traz que feixe a porta.
É obrigatório que os projectos sejam feitos com base na funcionabilidade e não no custo, claro que tendo em conta a sua área de colocação.
Não se pode comparar um bom projecto ITED de uma vivenda para cliente final, com o de um prédio de habitação social.
Mas uma coisa é verdade, ambos têm de ser funcionais ou então só servem mesmo para encarecer as obras e pouco mais.
Quero apenas elucidar-vos que na área em que trabalho com maior regularidade, levo valores mais caros que cerca de 80% dos instaladores e obrigo os clientes a fazer o trabalho da forma como o projecto, isto fazendo com que este fique por vezes mais caro em percentagens de 200 ou 300%.
No entanto e alem de reclamarem os preços

Vou deixar aqui um esquema da instalação de uma discoteca nossa cliente em que toda a instalação é feita em multicabos de 25x2.5mm e 14x2.5mm com caixas de derivação e Patch Box para todos os circuitos.
Desculpem o discurso, mas sempre defendi a qualidade ao preço baixo.
Um abraço
- Anexos
-
- Disco - Diagramas.rar
- (143.09 KiB) Transferido 324 vezes
amigo fernando, concordo consigo plenamente.
mas ao mesmo tempo temos de saber que o engenheiro não tem culpa das obras que faz, se o dono de obra pede um preço, ou umas soluções, tu pouco podes fazer, a menos que digas este projecto vai contra a minha forma de pensar, escolha outro engenheiro que lhe assine isso.
meu amigo, penso que vivemos nao num pais, mas num mundo, em que recusar trabalho é dar um tiro na cabeça.
Ha formas e formas de dizer não. Dizer não a uma coisa irreal ou abusiva estamos 100% de acordo, dizer não a uma coisa que nos pagam e o cliente exige, e nos dizemos não porque não gosto é outro assunto.
penso que percebe de facto o que quero dizer.
eu não tenho feito grandes moradias, tenho feito mt serviços, hoteis, habitação de luxo, tenho tido sorte. mas quando o cliente é apertado. as contas tb são
mas ao mesmo tempo temos de saber que o engenheiro não tem culpa das obras que faz, se o dono de obra pede um preço, ou umas soluções, tu pouco podes fazer, a menos que digas este projecto vai contra a minha forma de pensar, escolha outro engenheiro que lhe assine isso.
meu amigo, penso que vivemos nao num pais, mas num mundo, em que recusar trabalho é dar um tiro na cabeça.
Ha formas e formas de dizer não. Dizer não a uma coisa irreal ou abusiva estamos 100% de acordo, dizer não a uma coisa que nos pagam e o cliente exige, e nos dizemos não porque não gosto é outro assunto.
penso que percebe de facto o que quero dizer.
eu não tenho feito grandes moradias, tenho feito mt serviços, hoteis, habitação de luxo, tenho tido sorte. mas quando o cliente é apertado. as contas tb são
- Varejo
- Team Apoio
Boas, esse novo ATI para mim é quase a mesma treta que o anterior porque pouco resolve nas anteriores questões, existem alguns ATI de outra marca que na zona de baixo ja tem um espaço para colocar 1 modem/router, mas para mim o melhor é colocar 1 caixa de ATI vazia por baixo do ATI para ai sim poder colocar os equipamentos activos mais á vontade!!!moreira Escreveu:Vejam a nova gama de ATI's da JSL que é capaz de resolver
Luisinho, claro que percebo o teu raciocínio e sei bem que muita gente tem mesmo de aceitar o que lhe é pedido, seja ético ou não.
Alias noto que existe um fosso entre dois tipos de instaladores, os que trabalham para cumprir com preços baixos e os que conseguiram uma carteira de clientes que lhes permite refinar o tipo de serviço que querem fazer.
Não sou contra isso, como deves ter intendido das minhas palavras apenas acho pouco ético "já para não chamar vigarice" quando se ultrapassa toda a lógica de instalações para conseguir cumprir com os preços que certo Sr. achou que queria gastar.
Pois afinal o prejudicado acaba sempre por ser o consumidor final que assim não pode estar descansado porque a sua casa foi aprovada pela Certiel e no ITED, afinal a aprovação não é sinal de qualidade ou mesmo de funcionabilidade.
Desculpem este OFF-TOPIC, mas achei que tb era importante abordar este tipo de situações que ocorre no projecto e na instalação.
Abraços
Alias noto que existe um fosso entre dois tipos de instaladores, os que trabalham para cumprir com preços baixos e os que conseguiram uma carteira de clientes que lhes permite refinar o tipo de serviço que querem fazer.
Não sou contra isso, como deves ter intendido das minhas palavras apenas acho pouco ético "já para não chamar vigarice" quando se ultrapassa toda a lógica de instalações para conseguir cumprir com os preços que certo Sr. achou que queria gastar.
Pois afinal o prejudicado acaba sempre por ser o consumidor final que assim não pode estar descansado porque a sua casa foi aprovada pela Certiel e no ITED, afinal a aprovação não é sinal de qualidade ou mesmo de funcionabilidade.
Desculpem este OFF-TOPIC, mas achei que tb era importante abordar este tipo de situações que ocorre no projecto e na instalação.
Abraços
Varejo Escreveu:Boas, esse novo ATI para mim é quase a mesma treta que o anterior porque pouco resolve nas anteriores questões, existem alguns ATI de outra marca que na zona de baixo ja tem um espaço para colocar 1 modem/router, mas para mim o melhor é colocar 1 caixa de ATI vazia por baixo do ATI para ai sim poder colocar os equipamentos activos mais á vontade!!!moreira Escreveu:Vejam a nova gama de ATI's da JSL que é capaz de resolver
varejo, o amigo é projectista ou isntalador?
pelas palavras nao me parece isntalador.
depois de comentar, eu digo-lhe porque

- Varejo
- Team Apoio
Boas, sou as 2 coisas projectista/instalador!!!luisinho Escreveu:Varejo Escreveu:Boas, esse novo ATI para mim é quase a mesma treta que o anterior porque pouco resolve nas anteriores questões, existem alguns ATI de outra marca que na zona de baixo ja tem um espaço para colocar 1 modem/router, mas para mim o melhor é colocar 1 caixa de ATI vazia por baixo do ATI para ai sim poder colocar os equipamentos activos mais á vontade!!!moreira Escreveu:Vejam a nova gama de ATI's da JSL que é capaz de resolver
varejo, o amigo é projectista ou isntalador?
pelas palavras nao me parece isntalador.
depois de comentar, eu digo-lhe porque

P.s já agora estou curioso!!
projectista/instalador, tem duas em presas então?
o pedido foi feito, pela questão do instalador, pois um projectista, não pode de todo dizer vou colocar numa obra dois ati's porque é melhor para o cliente. isto é impossível fazer.
Eu ate em vez de dois ati´s pedia uma armário técnico apenas apra telecomunicaçóes.
como o amigo deve saber isto é impossível nos dias de hoje e no futuro próximo.
nenhum cliente quer saber se cabe la um router ou não, quer é que fique mais barato.
ps: por outro lado entendo a posição de deixar espaço para componentes activos, mas por outro lado de todo, os routers ou modems precisam de ficar junto á entrada.
o pedido foi feito, pela questão do instalador, pois um projectista, não pode de todo dizer vou colocar numa obra dois ati's porque é melhor para o cliente. isto é impossível fazer.
Eu ate em vez de dois ati´s pedia uma armário técnico apenas apra telecomunicaçóes.
como o amigo deve saber isto é impossível nos dias de hoje e no futuro próximo.
nenhum cliente quer saber se cabe la um router ou não, quer é que fique mais barato.
ps: por outro lado entendo a posição de deixar espaço para componentes activos, mas por outro lado de todo, os routers ou modems precisam de ficar junto á entrada.