Retirar um Split?

Responder
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Retirar um Split?

Mensagem por DEUS AMIGO »

Agradecia um esclarecimento para o seguinte, um cliente meu vai retirar um Split pois vai mudar de casa e quer leva-lo e necessitava de saber quais os procedimentos a utilizar pois aquilo que sei é necessário fechar o gás na máquina do exterior ? na torneira que esta junto ao aparelho mas não sei se ponho o aparelho a funcionar e depois fecho? será assim? (atenção não trabalho neste ramo nem posso!) por isso não quero tirar trabalho a ninguêm!, agora se poderem darem uma dica para desenrrascar a pessoa agradeço, em electricidade ainda posso dar umas dicas em ar/condicionado sou O. Cump:
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: Retirar um Split?

Mensagem por jaimereis »

terá que arranjar um conjunto de manometros, e liga-lo á valvula de baixa( aspiração), é a do tubo mais gordo, depois fecha a valvula de alta ,é a do tubo mais fino (compressão), arranca com a unidade em frio, quando o ponteiro estiver em -1 bar(quer dizer que a instalação está em vacuo e o gas está todo recolhido no condensador, fecha muito rapido a valvula de baixa( aspiração) e desliga a unidade logo de imediato

aconselho a contactar um tecnico pois esta operação exije de alguma experiencia, pois corre o risco de se executar mal de danificar o compressor

ATENÇÃO :se for uma unidade com gas R22 tem que ser por LEI executada por um tecnico com certificação B em gases refrigerantes, e executar uma ficha para ser enviada para o ministerio do ambiente

a descrição dada anteriormente é meramente informativa, não me responsabilizo por qualquer dano
Última edição por jaimereis em 13 out 2011, 10:10, editado 1 vez no total.
Jaime Reis
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda

Obrigado amigo Jaimereis! vou tentar! como disse é so para desenrascar o homem e para onde for que arranje quem o monte! agora pelo que me deu a perceber nesta situação, é que pela quantidade de visualizações deste tópico e sem se prenuciarem ou querem aprenderem ou estão com medo dar o que sabem! Obrigado pela cortesia Senhor Jaimereis.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

esqueci-me de referir que algumas unidades estão equipadas com pressostato de baixa, o que vai ser dificil de executar a recolha do gás ao condensador, pois a maquina desliga-se automaticamente ao detectar uma baixa pressão anormal, aí, só com uma bomba de recuperação e uma garrafa vazia em vacuo, pois nesse caso terá que se transferir o gás da unidade para a garrafa.
Jaime Reis
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda

Amigo Jaimereis ainda nao fiz a o trabalho porque a pessoa levou o comando do aparelho! de qual maneira obrigado pela dicas logo se vê o que vou fazer! mas deixe-me dizer que parece que os técnicos de ar/condicionado estão com a consiência pesada e isso preocupa-me pois, parece que estão todos compremetidos a não divulgar alguns segredos da especialidade ou algum código dentológico que diz para não dizer nada! se pensam que estão a dar SANGUE como sou dador não olho a quem!
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

carissimo

peço que não veja por esse prisma, se reparar verá que 90% do foristas são da area da electricidade, ou engenheiros electrotecnicos ou electricistas, penso eu, que podem não estar tão a vontade com a mecanica de frio, digo que não tenham os conhecimentos teoricos, provavelmente até bastantes, agora os procedimentos de mecanica, esses só com pratica, eu , por exemplo sou electricista, não pretendo sequer ser mecanico de frio, apenas trabalho numa empresa em que o AVAC é prato de todos os dias, ao almoço e ao jantar.....apesar de praticamente de só mexer na parte electrica do AVAC, tenho que, como é obvio, ajudar os meus colegas, adquirindo claro a pratica, essa que partilho aqui no forum sempre que for solicitado ou necessario

o que é o lema deste forum, a partilha de conhecimentos
Jaime Reis
ruypedrobatista
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 out 2011, 19:30

Mensagem por ruypedrobatista »

Boas,
Desculpe JaimeReis, estar a intrometer-me no Post, mas, vou tentar ajudar.

Tudo o que o Jaime disse é verdade, mas, em situações que existe o pressostato de baixa, efectua-se um shunt no mesmo. conseguido-se assim recolher o gás.

Resumindo, ligar manómetro baixa, tirar tampas das válvulas, fechar torneira tubo mais fino (alta), ligar aparelho em frio. quando a pressão comecar a baixar ir fechando a torneira do tubo mais grosso (baixa pressão), quando entrar em 0 bar / psi fechar completamente a válvula e desligar o aparelho. Está assim recolhido o gás e os aparelhos prontos a desmontar.

Embora os pressostatos estejam mais presentes na refrigeracao comercial ou industrial, nos Ar Condicionado Split é muito dificil os encontrarmos, não quer dizer que não existam.

Rui Pedro
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

ruypedrobatista Escreveu:Boas,
Desculpe JaimeReis, estar a intrometer-me no Post, mas, vou tentar ajudar.

Tudo o que o Jaime disse é verdade, mas, em situações que existe o pressostato de baixa, efectua-se um shunt no mesmo. conseguido-se assim recolher o gás.

Resumindo, ligar manómetro baixa, tirar tampas das válvulas, fechar torneira tubo mais fino (alta), ligar aparelho em frio. quando a pressão comecar a baixar ir fechando a torneira do tubo mais grosso (baixa pressão), quando entrar em 0 bar / psi fechar completamente a válvula e desligar o aparelho. Está assim recolhido o gás e os aparelhos prontos a desmontar.

Embora os pressostatos estejam mais presentes na refrigeracao comercial ou industrial, nos Ar Condicionado Split é muito dificil os encontrarmos, não quer dizer que não existam.

Rui Pedro

não tem que pedir desculpa, até insisto que se intrometa

é com perguntas e com partilha de conhecimentos é que se avança
Jaime Reis
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 out 2009, 17:03
Has thanked: 1 time
Been thanked: 18 times

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas

Eu tambem não sou tecnico de avac mas aqui á uns anos atráz trabalhei numa empresa que instalava ar condicionado e tenho alguns conhecimentos basicos porque acompanhei muitas das instalações e com isto venho dizer que praticamente está tudo dito em relação a recolha do gás o unico problema que poderá ter é se for um AC de marca "reconhecida" de certeza que vai ter pressostatos e não só na baixa como tambem pode ter na alta e neste caso só mesmo fazer um shunt nos fios dos pressostatos.

Aqui no forum existe bons tecnicos de avac mas não vou citar nomes quem for que se acuse mas tambem seria bom que pelo menos identifica-se a marca/modelo do AC em causa porque pode haver quem conheça o dito AC ao promenor.

Não quero com isto provocar qualquer conflito com ninguem tambem so estou a tentar ajudar apesar de não ser grande a ajuda?
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

Narciso Ferreira Escreveu:Boas

Eu tambem não sou tecnico de avac mas aqui á uns anos atráz trabalhei numa empresa que instalava ar condicionado e tenho alguns conhecimentos basicos porque acompanhei muitas das instalações e com isto venho dizer que praticamente está tudo dito em relação a recolha do gás o unico problema que poderá ter é se for um AC de marca "reconhecida" de certeza que vai ter pressostatos e não só na baixa como tambem pode ter na alta e neste caso só mesmo fazer um shunt nos fios dos pressostatos.

Aqui no forum existe bons tecnicos de avac mas não vou citar nomes quem for que se acuse mas tambem seria bom que pelo menos identifica-se a marca/modelo do AC em causa porque pode haver quem conheça o dito AC ao promenor.

Não quero com isto provocar qualquer conflito com ninguem tambem so estou a tentar ajudar apesar de não ser grande a ajuda?
caro amigo

se o conflito fôr saudavel é sempre uma mais valia para a discussão, mas em relação aos pressostatos, só as unidades mais antigas(algumas recentes) usavam pressostatos mecanicos on/off, actualmente são por termistors que indicam á unidade varios valores para o proprio processador trabalhar os escalões que precisa, por exemplo, as unidades inverter trabalham com valvulas de variação electronica, tanto na baixa como na alta, que variam conforme esses valores, e ao shuntar os pressostatos(termistors) vai criar uma avaria electronica e a maquina nem sequer vai arrancar, assim que liga fica logo em avaria

é claro se fôr uma unidade antiga, poderá sempre usar esse método, apesar de eu preferir usar sempre a maquina de recolha, e de pôr o gaz sempre a peso
Jaime Reis
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”