[DÚVIDA] Tensão e Corrente

Responder
x355421
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 14 abr 2011, 13:21

[DÚVIDA] Tensão e Corrente

Mensagem por x355421 »

Tal como indica o título tenho uma dúvida em relação à tensão e corrente.
Alguém me pode explicar a diferença entre elas?Se é que se pode dizer assim.

Por muito que me tentem explicar não consigo perceber muito bem, em tempos fizeram-me uma analogia de um tubo de àgua e o caudal e a pressão, mas já não me lembro ao certo.

Por isso se alguém me puder explicar agradecia.

Cumprimentos
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Re: [DÚVIDA] Tensão e Corrente

Mensagem por parreirajoao »

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tens%C3%A3o_el%C3%A9trica
x355421 Escreveu:Tal como indica o título tenho uma dúvida em relação à tensão e corrente.
Alguém me pode explicar a diferença entre elas?Se é que se pode dizer assim.

Por muito que me tentem explicar não consigo perceber muito bem, em tempos fizeram-me uma analogia de um tubo de àgua e o caudal e a pressão, mas já não me lembro ao certo.

Por isso se alguém me puder explicar agradecia.

Cumprimentos
x355421
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 14 abr 2011, 13:21

Mensagem por x355421 »

Obrigado pela resposta, mas é muito técnica para mim.

De qualquer modo agradeço.

Cumprimentos
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 27 out 2009, 22:01
Contacto:

Mensagem por windstorm »

a teoria de caudal e presssao adapta-se perfeitamente ao que pretendes...

num fio electrico em carga existe uma tensão que é a voltagem :
ex.
230v AC quer dizer que existem 230 volts alternos ~~~~~~ a isso chama-se 230 volts de tensão ou voltagem

no entanto para usares essa tensão terás que ter tambem alguma intensidade disponivel ou seja precisas que os 230 volts tenham força disponivel ou uma corrente disponivel....que os electrãos possam fluir com facilidade ou de nada te vale a tensão.

por ex:

se tiveres uma tensão de 230v mas apenas disponivel 1 Ampere, a carga maxima que suporta esse fio é de 230watts porque pela lei de ohm a potençia obtem-se multiplicando a a voltagem pela intensidade ( a tensão vezes a corrente)

quer isto dizer que P=V*I ou seja a potençia é P que consiste na multiplicação da tensão vezes a corrente...

basicamente a tensão(voltagem) precisa de um fluxo de electrões para garantir um potência...

já te deve ter acontecido ter sentido um pequeno choque de corrente estatica no carro ou em camisolas sinteticas etc....

o que acontece é que existe uma tensao que pode até ser de centenas de volts mas a sua corrente é muito pequena e ao tocares em algo ligado á terra sentes um estalido e mais nada....se a corrente continua-se a acompanhar a tensão terias um problema sério mas a carga era pequena e sem grande intensidade (amperagem)... logo a carga dessipa-se rapidamente...

espero que tenhas entendido.

I=
Responder

Voltar para “Dúvidas”