Tubo anelado

pacs
Curioso
Curioso
Registado: 21 set 2011, 21:49

Tubo anelado

Mensagem por pacs »

Pode-se aplicar tubo anelado, no oco de construção por debaixo do soalho?
Pela consulta ao RTIEBT (secção 52) penso que sim, mas queria saber a vossa opinião.
Visto que a construção é em madeira, os tubos terão obrigatoriamente de passar por baixo do soalho, a minha dúvida é se pode ser utilizado o tubo anelado, ou tem de ser de outro tipo.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: Tubo anelado

Mensagem por jaimereis »

penso que não , pois não tem a rigidez mecanica exijida
Jaime Reis
pacs
Curioso
Curioso

Mensagem por pacs »

Neste caso penso que a rigidez mecânica não é necessária visto que os tubos estarão dentro da caixa de ar (que vai ser preenchida com lã de rocha), tanto nas paredes como no piso. Mas aguardo por mais opiniões...
BFarinha
Curioso
Curioso
Registado: 04 out 2011, 23:57

Mensagem por BFarinha »

Eu pessoalmente não aconselho, o tubo anelado se não for acompanhado por cimento tende a fazer de mola na altura do enfiamento o que vai dificultar em muito serviço, desde enfiar o guia até a puxar o fio. Ficando o tubo num local em que depois não se pode partir para lhe chegar em caso de problemas corre o risco de não conseguir fazer o enfiamento.
pacs
Curioso
Curioso

Mensagem por pacs »

BFarinha Escreveu:Eu pessoalmente não aconselho, o tubo anelado se não for acompanhado por cimento tende a fazer de mola na altura do enfiamento o que vai dificultar em muito serviço, desde enfiar o guia até a puxar o fio. Ficando o tubo num local em que depois não se pode partir para lhe chegar em caso de problemas corre o risco de não conseguir fazer o enfiamento.
Concordo que o tubo anelado tem pior desempenho na altura do enfiamento (que pode ser colmatado utilizando tubo pré-cablado, ou aumentando a secção dos tubos ou ainda, reduzindo o número de curvas dos troços).

Mas a minha questão é se em termos de legislação é permitido o uso do tubo anelado nos pisos (dentro da caixa de ar), pela minha interpretação do RTIEBT penso que sim, mas queria a confirmação do pessoal mais experiente.
Obrigado.
BFarinha
Curioso
Curioso
Registado: 04 out 2011, 23:57

Mensagem por BFarinha »

Eu quando disse que pessoalmente não aconselhava estava-me a basear na minha experiencia.
No regulamento é explicito que o enfiamento deve ser feito de modo que os fios possam voltar a sair e voltar a entrar para quaisquer intervenção, senão colocava-mos toda a instalação em cabo dentro das paredes. Daí que e por essa razão não é permitido usar tubo anelado em locais ocos, para tal usa-se o tubo gris e mesmo este tem de ser seguro de alguma forma.
Quanto ao tubo precablado, é para ser utilizado com sabedoria pois qualquer curva apertada vai fazer que o fio não possa ser retirado no futuro se for possivel.
pacs
Curioso
Curioso

Mensagem por pacs »

BFarinha Escreveu:Eu quando disse que pessoalmente não aconselhava estava-me a basear na minha experiencia.
No regulamento é explicito que o enfiamento deve ser feito de modo que os fios possam voltar a sair e voltar a entrar para quaisquer intervenção, senão colocava-mos toda a instalação em cabo dentro das paredes. Daí que e por essa razão não é permitido usar tubo anelado em locais ocos, para tal usa-se o tubo gris e mesmo este tem de ser seguro de alguma forma.
Quanto ao tubo precablado, é para ser utilizado com sabedoria pois qualquer curva apertada vai fazer que o fio não possa ser retirado no futuro se for possivel.
Em primeiro lugar obrigado pela sua participação. Mas pode-me indicar qual a legislação que impede o uso de tubo anelado em locais ocos?
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

pacs Escreveu:
BFarinha Escreveu:Eu pessoalmente não aconselho, o tubo anelado se não for acompanhado por cimento tende a fazer de mola na altura do enfiamento o que vai dificultar em muito serviço, desde enfiar o guia até a puxar o fio. Ficando o tubo num local em que depois não se pode partir para lhe chegar em caso de problemas corre o risco de não conseguir fazer o enfiamento.
Concordo que o tubo anelado tem pior desempenho na altura do enfiamento (que pode ser colmatado utilizando tubo pré-cablado, ou aumentando a secção dos tubos ou ainda, reduzindo o número de curvas dos troços).

Mas a minha questão é se em termos de legislação é permitido o uso do tubo anelado nos pisos (dentro da caixa de ar), pela minha interpretação do RTIEBT penso que sim, mas queria a confirmação do pessoal mais experiente.
Obrigado.

atenção que tubagem pre-instalada não é permitida( 522.8.11 em adiante)
primeiro os tubos e depois a fiarada!

as regras tecnicas dizem que as canalizações devem estar fixas, não ser deformadas por vibrações, como o tubo anelado é flexivel, para ficar fixo tem que ser em toda a sua extenção, com cimento, estuque, outro material não combustivel, para não se deformar, lã de rocha não é fixador, e as curvas tem que ser respeitadas

ou usa tubo VD rijo ou tubo do tipo Isogris, mas este ultimo tem que levar mais apoios de fixação
Jaime Reis
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

521.4 — As canalizações pré-fabricadas devem satisfazer à Norma EN 60439-2 e devem ser instaladas de acordo com as instruções do seu fabricante. Nessa instalação devem ser observadas as regras indicadas nas secções 522 (com excepção das secções 522.1.1, 522.3.3, 522.8.1.6, 522.8.1.7 e 522.8.1.8 ), 525, 526, 527 e 528.
pacs
Curioso
Curioso

Mensagem por pacs »

jaimereis Escreveu: ...ou usa tubo VD rijo ou tubo do tipo Isogris, mas este ultimo tem que levar mais apoios de fixação
Penso que se usar tubo VD ou tubo tipo isogris, não será possível inserir as caixas de aparelhagem no pladur...como no exemplo em baixo

Imagem
By pacs73 at 2011-10-06
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

dá pois, até as boquilhas pode usar, já fiz muitos trabalhos com essas caixas com tubo VD e Isogris e sempre ficou bem
Jaime Reis
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

Nas instalações de pladur é melhor utilizar tubo anelado. Até porque as caixas de aparelhagem têm um sistema de fixação para este tipo de tubo.
Colocar VD em pladur nem sempre é fácil nos enfiamentos porque o tubo tende a sair da boquilha.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

Eu sei que sim, mas se fizer como diz nas regras, fixar os tubos, estes já não saltam , eu sei que normalmente muitas vezes a malta deixa os tubos soltos e torna-se difícil passar a fiarada , mas o colega perguntou o que as RTIEBT dizem, a resposta é, tubos fixos, não sujeitos a deformações
Jaime Reis
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

Onde é que diz nas regras que deve fixar os tubos em todos os casos?

Embora discorde, até é possível passar cabo dentro do pladur sem tubo (método ref.ª A).
Imagine-se que até é possível embeber o cabo directamente em elementos de construção (método ref.ª C)

Pode-se igualmente utilizar canalizações pré-fabricadas (ver 521.4 das RTIEBT).
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

amfys Escreveu:Onde é que diz nas regras que deve fixar os tubos em todos os casos?
nos ponto 521 e 522 faz varias referencias a isso , é a leitura que faço
Embora discorde, até é possível passar cabo dentro do pladur sem tubo (método ref.ª A). pode pois, mas no atravessamentos dos elementos de construção tem que garantir protecção mecanica
Imagine-se que até é possível embeber o cabo directamente em elementos de construção (método ref.ª C)não tem problemas

Pode-se igualmente utilizar canalizações pré-fabricadas (ver 521.4 das RTIEBT).mas nas canalizações pre-fabricadas não se inclui tubagem já com fios(o ponto 522.8.1.1 não permite), entende-se por exemplo, curvas já feitas, outro tipo de tubagem , esteiras , os ésses das esteira etc,

não fique zangado comigo, esta é a interpretação que faço, se calhar é erro meu, confesso que quando li o ponto 521 e 522 a cabeça andou á volta
Jaime Reis
Responder

Voltar para “Dúvidas”