Esta semana tive de lidar com um problema que me causou muita admiração devido á maneira como os proprietários e alguns supostos técnicos lidam com a segurança das pessoas e bens.
Sou electricista e trabalho por minha conta e técnico responsável já à alguns anos.
Minha irmã alugou uma casa da qual eu fui o fiador, na altura da visita à casa informei o proprietário que a instalação eléctrica estava muito mal, era uma instalação antiga à vista com tomadas puxadas de qualquer lado e sem possibilidade de acesso ás caixas pois o novo tecto falso tinha as tapado quase todas.
Depois da mudança feita a minha irmã pediu ao proprietário para instalar 4 tomadas, uma na cozinha para o frigorifico, uma na sala para a tv, uma num quarto para a mesa de cabeceira e outra na casa de banho.
A resposta do proprietário foi que falasse comigo pois sendo eu electricista podia fazer e depois fazia contas com ele. Eu ao ser informado disso informei a minha irmã que iria ver o que era para fazer e depois dava orçamento, pois com a instalação naquele estado a coisa não iria ser fácil de fazer de modo a que ficasse de acordo com o regulamento.
Fui à instalação verifiquei o quadro(totalmente obsoleto e com um disjuntor de 16A avariado com fio de 1,5mm a fazer ligação directa entre polos), verifiquei o resto da instalação e vi que não tinha possibilidade de puxar nenhuma tomada dos circuitos existentes por estar tudo misturado e caixas de derivação escondidas entre o tecto falso novo e o velho. e tambem por falta de terra nos circuitos.
Conclusão, teria de colocar um quadro novo, com interruptor diferencial de 30mA, disjuntores de 10A para qualquer circuito já existente, e criar um circuito novo com calhe técnica a servir as quatro novas tomadas.
Isto para não criar conflitos e não lhe dizer que tinha de fazer uma instalação toda nova e mudar contador e fusíveis para a rua coisa que o proprietário não iria fazer de certeza.
O principal problema foi que ao procurar a ligação à terra verifico que a mesma não existia, nos circuitos já eu tinha visto mas ainda pensei que houvesse no quadro e ao ver uma caixa metálica junto ao chão debaixo do quadro sem selo ainda pensei que a ligação por lá estivesse, não o que lá estava era a baixada a fio 2,5mm sem fusivel ligado e a fase ligada por uma junção.
Informei o proprietário que a casa estava com instalação em risco de incendio e sem protecção contra contactos indirectos e directos, visto algumas caixa não terem tampas e haver vários fios cortados pela casa. Por isso não podia colocar nenhuma tomada nem mexer na instalação, a única coisa certa a fazer era eliminar toda a instalação e fazer tudo novo com contador na rua e nova baixada.
Ao fim do dia o proprietário telefona-me para que eu me desloca-se com urgência á casa pois precisava muito de falar comigo.
Quando lá chego, vejo o proprietário e um outro individuo dono de uma loja de electrodomésticos que me foi apresentado como técnico embora eu já o conhece-se. Este técnico afirmou que a instalação estava em segurança, não havia risco de incêndio, bem protegida e que se a EDP a ligou é porque estava tudo bem, vacilou um pouco quando lhe perguntei o que fazia ao disjuntor de 16 ligado directo com fio de 1,5,... disse que se trocava por um novo, perguntei como é que segurava um novo na baquelite, se ia ficar seguro com um pouco de calha din. Disse-me que talvez fosse melhor por um quadro novo.
Perguntei-lhe que iria fazer em relação à baixada de 2,5mm, respondeu que se a EDP assim a tinha era porque estava bem, a unica preocupação foi que não estava selado e podiam roubar luz..lol, como se isso fosse mais importante que a segurança das pessoas.
Perguntei como é que fazia com a ligação à terra, respondeu que antigamente não se usava e tinha o diferencial da EDP

Perguntei-lhe onde ia ligar as tomadas novas, aí perdeu o norte pois era rara a caixa á vista.
O proprietário (isto tudo já em modos de discussão e desentendimento) disse que tinha ligado um piquete no chão da cozinha com um fio até á tomada da maquina de lavar a roupa e que eu estava a complicar .
Resultado, o referido técnico aceitou o trabalho e vai colocar um quadro com tres disjuntores e puxar as tomadas de qualquer lado , desde que funcionem.
Eu pergunto é este o Portugal que queremos? como é que se pode acabar com isto?
E o referido proprietário ainda foi comentar com a minha irmã que eu estava era a complicar e que ainda bem que tinha trazido um técnico competente com ele.
E nisto tudo, eu fico visto como?
junto deixo algumas fotos, depois tiro mais à instalação .