Empreiteiro em divida, cliente chama outro para certificar!!

jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: Empreiteiro em divida, cliente chama outro para certific

Mensagem por jaimereis »

ok, estou a perceber

posso estar equivocado, dizes que esse restaurante está inserido num conjunto, assim sendo penso que a potencia pedida para o projecto desse conjunto de armazens é superior a 50kVA, e se estás a alterar uma parte, com o aumento de potencia, está a realizar uma alteração ao projecto inicial no seu todo, assim se terá que apresentar um projecto de alteração

penso que seja assim, mas não tenho a certeza, nada melhor que falar com a CERTIEL
Jaime Reis
faseveloz
Curioso
Curioso
Registado: 17 out 2007, 16:40

Mensagem por faseveloz »

Aqui o email que fiz para a Certiel, ANET, OE, INCI, DGGE e Sidicato dos Electricistas

"
Exmos Srs.

Venho por este meio expor a seguinte situação:

Executei uma obra em Palhais (NIP: xxxxxx) para o cliente xxxxx nº contribuinte xxxxxx. Através do empreiteiro geral xxxxxxxxxxxxx nº contribuinte xxxxx.

O que acontece é que finalizei a obra à mais de um ano e não consigo receber o restante.

Agora o cliente recebeu um ultimato por parte da camara para apresentar o certificado, certificado esse que não existe pois a obra reprovou por falta do projecto eléctrico, e como não havia meio de receber o que me faltava não tratei de mais nada.

Falei com o cliente este sábado, dando-lhe a conhecer o valor que ainda esta em aberto por parte do empreiteiro a mim.

O cliente informou-me que tem mais dinheiro a pagar ao empreiteiro (a titulo de extras) do que o empreiteiro me deve.

Quando questionei o cliente sobre a possibilidade de me pagar a mim directamente o valor restante em falta, escudou-se no facto de não ter sido ele a contractar-me e que não me podia pagar, lembrando-me ainda que caso me pagasse a mim, ficaria quase dinheiro nenhum do lado dele para conseguir exigir ao empreiteiro a reparação de alguns defeitos da obra.

A somar a tudo isto o cliente disse-me também que já tinha falado com um outro técnico (um engenheiro) que se prontificou a certificar-lhe a obra.

Pelos nossos estatutos ele não o deveria fazer sem me contactar, contudo não sei que peixe lhe vendeu o cliente e como é certo e sabido o outro técnico não me irá contactar.

Face ao exposto pergunto o que devo fazer com respeito a toda esta situação?

Uma vez que já fiz um pedido de inspecção e que reprovou a reinspecção pode ser feita por outro técnico?

Com os melhores cumprimentos

José Mendes

"

Vamos ver se alguém responde e o quê.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, esta é uma daquelas situações de difícil trato, pela parte do cliente final já se viu que não lhe apetece pagar o que te falta receber e espera que o outro lhe resolva o problema a um preço bem mais em conta.

Legalmente tenho dúvidas que alguém consiga resolver, é tipo jogo do empurra que não é de competência deles e tal, deve ser o que vão responder aos emails(se responderem).

Falando com o "novo" técnico(se isso for possível), se for amigo do cliente vai-te dizer que está a resolver a situação ao amigo e que tens de ir receber a que te adjudicou o trabalho.

Podes tentar o "bluff" do vais fazer queixa aqui e ali, mas só engolem se forem anjinhos, porque se tiverem dentro só assunto já sabem no que vai dar.

Em relação à associação, sou de acordo que fosse criada, mas como de costume em Portugal para ter "poder" terá de haver muita burocracia e alguns cordelinhos puxados, porque terá de ter inscrição obrigatória para todos os técnicos responsáveis, porque se for facultativa e sem poder já se sabe que não vai servir para nada.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

face á lei actual, terá muita dificuldade em contornar a situação com o dono de obra

mas, eu acho que , deverá primeiro é por actuar contra o empreiteiro, primeiro fazendo queixa dele, por burla, e irá automaticamente para o Ministerio Publico, e de seguida se ele formou outra empresa , apresentar queixa no IMOPPI, ir ás finanças e apresentar o caso que ele provavelmente falsificou documentação, esse tipo de gentinha não pode ficar impune, de certeza tambem deve IVA e segurança social, é perseguir o canalha

como diz um amigo meu, "para filho da p&%$, filho da P&%$ e meio"

e o amigo tem que ser esse meio!!!
Jaime Reis
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

Em relação à associação, sou de acordo que fosse criada, mas como de costume em Portugal para ter "poder" terá de haver muita burocracia e alguns cordelinhos puxados, porque terá de ter inscrição obrigatória para todos os técnicos responsáveis, porque se for facultativa e sem poder já se sabe que não vai servir para nada.

mas é claro que tem de ser obrigatorio, senão continua tudo na mesma, uns a remar para um lado e outros a remar para o outro

eu defendo que todos os profissionais devem estar incorporados em associações profissionais
Jaime Reis
faseveloz
Curioso
Curioso

Mensagem por faseveloz »

Varejo Escreveu:Boas, esta é uma daquelas situações de difícil trato, pela parte do cliente final já se viu que não lhe apetece pagar o que te falta receber e espera que o outro lhe resolva o problema a um preço bem mais em conta.

Legalmente tenho dúvidas que alguém consiga resolver, é tipo jogo do empurra que não é de competência deles e tal, deve ser o que vão responder aos emails(se responderem).

Falando com o "novo" técnico(se isso for possível), se for amigo do cliente vai-te dizer que está a resolver a situação ao amigo e que tens de ir receber a que te adjudicou o trabalho.

Podes tentar o "bluff" do vais fazer queixa aqui e ali, mas só engolem se forem anjinhos, porque se tiverem dentro só assunto já sabem no que vai dar.

Boa tarde, pensei que andavas desaparecido!!

Quanto ao concordares que tal visitares o form que fiz e dares umas clicadelas?!

O pessoal vê mas tem medo de preencher!!
telmo34
Curioso
Curioso
Registado: 16 abr 2010, 19:51

Mensagem por telmo34 »

a meu ver amigo vc foi muito bem entalado como estamos a ser todos. trabalho por conta de outrem mas tenho visto formas de pagamento com compromiço de ser a 60 ou até 90 dias e chegam a ser 365 dias com retençoes que nem sabemos de onde vem. ainda esta semana finalizamos uns instalaçoes de piscinas de condominio fechado que ficaram lá com 10.000 pelo que dizem de fundo de garantia isto esta mau mas muito mau cada vez pior. pela esperiencia que tenho de vida e de trabalho! nao leve a mal . mas penso que a melhor forma de resolver o seu caso a fim de nao envolver certiel nem tribunais nem coisa que se pareça bem falado com o dono do restaurante vc fazia um preço de amigos tipo material e mao de obra com uma margem de lucro muito pequena depois de apresentar as contas verdadeiras vc ia buscar o seu e como o proprietario presiza da licença de certeza que estaria desponivel para ceder. ambas as partes ficavam seni satisfeitas e resolvia o seu problema, mas com um pequeno aparte de velhaco continuava a apertar com o empreiteiro para ver até onde ele ia nao se ficava rir de certeza. ..MAS ISTO DIGO EU CLARO

quanto a sua ideia de ser formada uma frente de defesa da nossa profissao estou plenamente de acordo e vou já prencher o formulario..

digo isto pk por vezes nao recebemos o devido valor porfissonal, estou encaregado de uma obra com tres pisos que leva alguns 12 quadros já ligados por mim com projecto de obra na mao tudo feito por mim com areas bem grandes sala de tratamentos de aguas caldeiras bombas etc etc etc e os agradecimentos sao poucos ou nenhuns. só pk nao tenho canudo..
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Mensagem por DEUS AMIGO »

Amigo mande uma carta registada á Certiel dizer que foi o tecnico da instalação e que até á data ainda nã acabou a mesma, e que em data oportuna manda o pedido para certificar a mesma.!
faseveloz
Curioso
Curioso

Mensagem por faseveloz »

DEUS AMIGO Escreveu:Amigo mande uma carta registada á Certiel dizer que foi o tecnico da instalação e que até á data ainda nã acabou a mesma, e que em data oportuna manda o pedido para certificar a mesma.!
Humm,

O que será que eles farão caso outro técnico peça certificação?
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

A Ficha de Execução da instalação (Modelo 936) é de preenchimento obrigatório, e embora o pessoal pense que este documento não é relevante; é o documento que poderá salvaguardar estes litígios porque este documento é assinado pelo instalador e pelo proprietário e em caso de reclamação à Certiel quase de certeza que vão pedir para anexar à reclamação a Ficha de execução.
No entanto se não tiver a Ficha de Execução preenchida há que tentar junto da Certiel pois não haverá nada a perder.

Cpms.
faseveloz
Curioso
Curioso

Mensagem por faseveloz »

Amigos,

Aqui deixo a resposta que recebi na nossa "querida" CERTIEL.

"Assunto: Relacionamento entre técnicos responsáveis por instalações
eléctricas de serviço particular, entidades instaladoras e proprietários das instalações (NIP/OL 7663439).

Exmo. Senhor,

Acusamos a recepção do e-mail de 3 de Outubro ultimo, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Na sequência do mesmo cumpre-nos informar que não cabe aos nossos serviços a resolução de quaisquer eventuais conflitos que se verifiquem entre os técnicos responsáveis por instalações eléctricas de serviço particular, as entidades instaladoras e os proprietários das instalações eléctricas para as quais nos são apresentados os pedidos de certificado de exploração nos termos da legislação vigente.

Com efeito, os eventuais litígios que envolvam as partes intervenientes num qualquer processo relacionado com a certificação de instalações eléctricas, serão sempre dirimidos pelas entidades judiciais competentes, sempre e quando for caso disso, a pedido expresso dos eventuais lesados, sendo certo que, tratando-se da actividade de um Técnico Responsável por Instalações Eléctricas de Serviço Particular, a mesma está sujeita ao cumprimento do Estatuto do Técnico Responsável por Instalações Eléctricas de Serviço Particular, aprovado pelo Decreto Regulamentar n.º 31/83, de 18 de Abril.

Aproveitamos a oportunidade para informar, que os nossos serviços estão obrigados, legalmente, a dar seguimento a qualquer pedido de certificado de exploração que nos seja formulado nos termos do Artigo 4.º, número 1, do Decreto-Lei n.º 272/92, de 3 de Dezembro, nos termos da Portaria n.º 662/96, de 14 de Novembro.

Com os melhores cumprimentos,

CERTIEL - Associação Certificadora de Instalações Eléctricas Pedro Miguel Caroço (Direcção Técnica)"
faseveloz
Curioso
Curioso

Mensagem por faseveloz »

Amigos,

Reencaminhei a minha questão à recém descoberta "Associação Nacional dos Técnicos Electrotécnicos".

Agora vamos ver se os ditos 100,00€ de cota que eles cobram por ano merecem a pena ou não.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

faseveloz Escreveu:Amigos,

Aqui deixo a resposta que recebi na nossa "querida" CERTIEL.

"Assunto: Relacionamento entre técnicos responsáveis por instalações
eléctricas de serviço particular, entidades instaladoras e proprietários das instalações (NIP/OL 7663439).

Exmo. Senhor,

Acusamos a recepção do e-mail de 3 de Outubro ultimo, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Na sequência do mesmo cumpre-nos informar que não cabe aos nossos serviços a resolução de quaisquer eventuais conflitos que se verifiquem entre os técnicos responsáveis por instalações eléctricas de serviço particular, as entidades instaladoras e os proprietários das instalações eléctricas para as quais nos são apresentados os pedidos de certificado de exploração nos termos da legislação vigente.

Com efeito, os eventuais litígios que envolvam as partes intervenientes num qualquer processo relacionado com a certificação de instalações eléctricas, serão sempre dirimidos pelas entidades judiciais competentes, sempre e quando for caso disso, a pedido expresso dos eventuais lesados, sendo certo que, tratando-se da actividade de um Técnico Responsável por Instalações Eléctricas de Serviço Particular, a mesma está sujeita ao cumprimento do Estatuto do Técnico Responsável por Instalações Eléctricas de Serviço Particular, aprovado pelo Decreto Regulamentar n.º 31/83, de 18 de Abril.

Aproveitamos a oportunidade para informar, que os nossos serviços estão obrigados, legalmente, a dar seguimento a qualquer pedido de certificado de exploração que nos seja formulado nos termos do Artigo 4.º, número 1, do Decreto-Lei n.º 272/92, de 3 de Dezembro, nos termos da Portaria n.º 662/96, de 14 de Novembro.

Com os melhores cumprimentos,

CERTIEL - Associação Certificadora de Instalações Eléctricas Pedro Miguel Caroço (Direcção Técnica)"

Boas, já estava à espera disso!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

faseveloz Escreveu:Amigos,

Reencaminhei a minha questão à recém descoberta "Associação Nacional dos Técnicos Electrotécnicos".

Agora vamos ver se os ditos 100,00€ de cota que eles cobram por ano merecem a pena ou não.
A força de qualquer associação, junto das entidades oficiais é proporcional ao nº dos seus associados, claro que uma associação de profissionais do setor existe com o fundamento de defender os interesses dos associoados, mas na minha opinião a mentalidade da nossa classe é pagar as cotas (aqueles que pagam) e só dão valor a uma associação quando tem problemas, porque na maior parte dos casos depois dos problemas ultrapassados, a associação já não faz falta.
É esta mentalidade que temos de mudar, porque quem é sócio de qualquer organismo associativo deve ser participativo; porque faz parte integrante dessa organização; e não pensar que quem está à frente do destino duma associação nos dá o pão à boca, porque muitas vezes as associações só existem por carolice de uma meia dúzia de associados que entendem sacrificar-se em prol da classe.

Cumprimentos,
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas "faseveloz"

Quem fez contrato para execução da obra contigo foi o empreiteiro.
O dono de obra tem contrato com o empreiteiro.
O dono de obra pode recusar um sub-empreiteiro.
Se o dono de obra quiser que o sub-empreiteiro saia de obra, diz ao empreiteiro e escreve no livro de obra que (A) deixa de executar obra.

Quem paga é o dono de obra ao empreiteiro conforme o acordado, no contrato de inicio de obra.
Retenção de valores (por norma 10%) pode ser negociado, a ser recebido após a entrega final (normalmente um Ano ou dois). O valor pode ser por garantia bancária.

Quando se entra em obra à que escrever no livro de obra que se entrou em obra, e preencher o mod. de execução dos trabalhos.

O dono de obra não pode pagar directamente aos sub-empreiteiros, excepto quando acordado no inicio do quais as especialidades ou serviços que não entram no valor de obra.

O dono de obra pode entregar um cheque ao empreiteiro, e ele assina um recibo que recebeu o cheque, e nesse momento ele endossa o cheque ao sub-empreiteiro.

O dono de obra tem que ter na obra os dados de todos os que prestam serviços na obra.

Não esquecer o Alvará ou Titulo de Registo em dia, quando se escreve no livro de obra, e só nesta posição é que quem vier depois pode saber que existe um responsável.

Ps: Eu na minha construção mandei o construtor embora e vai tudo para tribunal. Não tenho nada com os sub-empreiteiros de gás, aguas, electricidade etc... tinha contrato com o construtor que não cumpriu o mesmo. Chamei outro e conclui a obra.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”