Uma instalação de utilização e 2 contadores de energia
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Uma instalação de utilização e 2 contadores de energia
Boas
É permitido numa única instalação de utilização (escritórios), 2 contadores de energia e consequentemente 2 quadros de entrada?
Nota: A instalação de utilização é existente e foi projectada para 2 escritórios distintos, mas a entidade que estava anteriormente resolveu uni-los. No entanto existe porta lado esq. e lado dirt.
É permitido numa única instalação de utilização (escritórios), 2 contadores de energia e consequentemente 2 quadros de entrada?
Nota: A instalação de utilização é existente e foi projectada para 2 escritórios distintos, mas a entidade que estava anteriormente resolveu uni-los. No entanto existe porta lado esq. e lado dirt.
- asubida
- Quadro de Honra
- Registado: 11 mar 2009, 12:58
- Agradecimento recebido: 5 vezes
- Contacto:
Re: Uma instalação de utilização e 2 contadores de energia
Boa tarde,
Para obter uma resposta ajustada à situação que coloca será necessário saber se mesmo depois da "união" dos escritórios ainda têm dois artigos matriciais distintos e constituem por isso duas fracções autónomas de um edifício com dois contratos de arrendamento (ou com menção de duas fracções distintas no contrato de arrendamento) que apenas comunicam entre si interiormente.
Saudações
Para obter uma resposta ajustada à situação que coloca será necessário saber se mesmo depois da "união" dos escritórios ainda têm dois artigos matriciais distintos e constituem por isso duas fracções autónomas de um edifício com dois contratos de arrendamento (ou com menção de duas fracções distintas no contrato de arrendamento) que apenas comunicam entre si interiormente.
Saudações
António Subida
Blog: http://penanet.blogspot.com
email:antoniosubida@yahoo.com.br
3R- Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Cuide do Ambiente. Só temos disponível um planeta Terra. O planeta habitável mais próximo fica a milhares de anos-luz!
3R- Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Cuide do Ambiente. Só temos disponível um planeta Terra. O planeta habitável mais próximo fica a milhares de anos-luz!
-
- Técnico Dedicado
Não sei, mas vamos supor que ainda é assim, ou seja, estão considerados 2 escritórios independentes.
Regulamentarmente está tudo bem?
Veja a secção 803.5.1.1 e 803.5.1.2
Falamos
Regulamentarmente está tudo bem?
Veja a secção 803.5.1.1 e 803.5.1.2
Falamos
- asubida
- Quadro de Honra
- Registado: 11 mar 2009, 12:58
- Agradecimento recebido: 5 vezes
- Contacto:
Bom dia,
Mais uma achega.
Segundo info da EDP . (cito) " Dois escritórios interligados utilizados por uma única entidade são considerados um só espaço físico e como tal correspondem a uma única instalação de consumo " (fim de citação)
O consumidor deve pois cancelar um dos contratos (o que lhe for menos conveniente atendendo ás potências) e celebrar um contrato para o outro fazendo depois a interligação e fazendo as necessárias modificações para transformar o quadro da fracção que cancelou o contrato em quadro parcial da que manteve. Isto porque no mesmo espaço físico de utilização duas fontes de alimentação independentes só poderiam ser rede e alimentação socorrida - UPS/gerador com os respectivos quadros e circuitos independentes devidamente sinalizados.
Se não houver necessidade de "vistoria Certiel" o que acontece por aumento de potência por exemplo, fica-se por uma alteração "privada" da instalação . Caso se verifiquem condições que obriguem a uma alteração do projecto inicial e logo vistoria, então em minha opinião o novo projecto deve contemplar o facto de que os dois escritórios constituem um só espaço físico e tem por isso uma só entrada. Acho que a conjugação de 803.5.8.1 e 803.5.8.1 com as já referidas 803.5.1.1 e 803.5.1.2 e com a info EDP apontam para o uso de uma só entrada e um só contador no novo projecto dado que a nova instalação não é extensa.
Contudo se entre os membros do fórum houver quem já tenha passado por situações semelhantes haverá com certeza "posts" com contribuições ainda mais relevantes
Saudações
Mais uma achega.
Segundo info da EDP . (cito) " Dois escritórios interligados utilizados por uma única entidade são considerados um só espaço físico e como tal correspondem a uma única instalação de consumo " (fim de citação)
O consumidor deve pois cancelar um dos contratos (o que lhe for menos conveniente atendendo ás potências) e celebrar um contrato para o outro fazendo depois a interligação e fazendo as necessárias modificações para transformar o quadro da fracção que cancelou o contrato em quadro parcial da que manteve. Isto porque no mesmo espaço físico de utilização duas fontes de alimentação independentes só poderiam ser rede e alimentação socorrida - UPS/gerador com os respectivos quadros e circuitos independentes devidamente sinalizados.
Se não houver necessidade de "vistoria Certiel" o que acontece por aumento de potência por exemplo, fica-se por uma alteração "privada" da instalação . Caso se verifiquem condições que obriguem a uma alteração do projecto inicial e logo vistoria, então em minha opinião o novo projecto deve contemplar o facto de que os dois escritórios constituem um só espaço físico e tem por isso uma só entrada. Acho que a conjugação de 803.5.8.1 e 803.5.8.1 com as já referidas 803.5.1.1 e 803.5.1.2 e com a info EDP apontam para o uso de uma só entrada e um só contador no novo projecto dado que a nova instalação não é extensa.
Contudo se entre os membros do fórum houver quem já tenha passado por situações semelhantes haverá com certeza "posts" com contribuições ainda mais relevantes
Saudações
António Subida
-
- Técnico Dedicado
Pode-me informar onde está essa informação da EDP?
Mas as secção 803.5.1.2, permite que existam 2 entradas, se.........
Mas as secção 803.5.1.2, permite que existam 2 entradas, se.........
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
hehehe
por acaso, numa empresa que trabalhei, fizemos algumas alterações neste sentido , duas fracções num só quadro, ficando um deles como parcial, com as protecções necessárias, é claro
mas estes trabalhos foram feitos assim na surra, pois implicava projecto novo, mas isso foram outros tempos....
por acaso, numa empresa que trabalhei, fizemos algumas alterações neste sentido , duas fracções num só quadro, ficando um deles como parcial, com as protecções necessárias, é claro
mas estes trabalhos foram feitos assim na surra, pois implicava projecto novo, mas isso foram outros tempos....
Jaime Reis
2 pontos de consumo no mesmo local, não é conforme, e não tem vantagens(tem que pagar mais aluguer,taxas,etc).Poderá um dos quadros (com as devidas alterações necessárias) passar a ser parcial com contagem particular, ou não.
PL
-
- Técnico Dedicado
Esqueci-me de vos dizer que já entrei em contacto com a Certiel e a instalação de utilização pode ter 2 Q.E., se for cumprido o estipulado nas RTIEBT, secção 803.5.1.2.
-
- Técnico Dedicado
Apenas uma brincadeira.
Gosto do teu nickname, mas devias de melhor o teu isolamento e passar a XAV.
O que é que achas? (its a joke)
Gosto do teu nickname, mas devias de melhor o teu isolamento e passar a XAV.
O que é que achas? (its a joke)
vav Escreveu:2 pontos de consumo no mesmo local, não é conforme, e não tem vantagens(tem que pagar mais aluguer,taxas,etc).Poderá um dos quadros (com as devidas alterações necessárias) passar a ser parcial com contagem particular, ou não.
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 8 vezes
Claro que tem de ter dois quadros um de entrada (GERAL) junto ao contador no lado de fora no piso de entrada ou na entrada do edificio! e o outro parcial que uma vez deixa de ter contador recebe alimentação do quadro geral, fica o mesmo como parcial No caso destas instalaçaões serem unificadas só é um contador! Certo ou Errado! se existe alguma instalação no caso com dois contadores é por interresse próprio devido á potência instalada que não pode ser alterada e convêm que esteja com duas potências de entrada para o que esteja a alimentar! quer dizer as pessoas são parvas a pagar duas vezes a taxa de consumo onde pode ser só uma e não é tão barato como isso? Cump;
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 50 vezes
Da experiência que tenho e sempre que possível, desde que o espaço físico seja só um deve existir um único contador, mesmo que sejam 2 frações autónomas mas à casos e casos, estou neste momento com um trabalho em mãos, por acaso um escritório com 2 frações autónomas interligadas internamente em que uma tem um contrato ativo de 6,9 KVA (Trifásico) e a outra entrada tem contador instalado (Inativo) mas que tem uma PMA de 17,25 KVA, ora sendo esta potência a necessária para a remodelação que estamos a efetuar irei ativar o contrato de 17,25 KVA e desativar o de 6,9 KVA.
Cpms.
Cpms.
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Agradecimento recebido: 12 vezes
Pois também não sei qual a vantagem em ter 2 contadores e 2 QE. Aliás é só desvantagem. No meu entender eliminava um contador e deixava de ter dois QE para passar a ter um QE e um QP. Além de eleminar custos, aumentaria a segurança da instalação.
-
- Técnico Dedicado
Totalmente de acordo.
Caso optasse apenas por um contador:
1 - Teria de efectuar um aditamento ao projecto eléctrico do edificio e verificar como estão distribuidas as colunas
2 - Verificar se a entrada (uma delas) é suficiente para alimentar dois escritórios, o que duvido. Estamos a falar de 41,4 kVA para cada um. Em principio iriia necessitar de 2x41,4 kVA=83 kVA. Não sei até que ponto estará dimensionada (potência requisitada) a canalização para cada escritório.
3 - De referir que a instalação eléctrica seria para aproveitar. Caso contrário, terei de gastar dinheiro em remodelar a instalação.
4 - Pedir certificação da instalação eléctrica.
5 - Não sei até que ponto estando na matriz do edificio, mencionado escritórios separados, se poderia colocar apenas um contador.
Para já foi deixar tudo como está. Apenas tenho de arranjar maneira de quando cortar a alimentação a um dos quadros, o outro também desligar.
Caso optasse apenas por um contador:
1 - Teria de efectuar um aditamento ao projecto eléctrico do edificio e verificar como estão distribuidas as colunas
2 - Verificar se a entrada (uma delas) é suficiente para alimentar dois escritórios, o que duvido. Estamos a falar de 41,4 kVA para cada um. Em principio iriia necessitar de 2x41,4 kVA=83 kVA. Não sei até que ponto estará dimensionada (potência requisitada) a canalização para cada escritório.
3 - De referir que a instalação eléctrica seria para aproveitar. Caso contrário, terei de gastar dinheiro em remodelar a instalação.
4 - Pedir certificação da instalação eléctrica.
5 - Não sei até que ponto estando na matriz do edificio, mencionado escritórios separados, se poderia colocar apenas um contador.
Para já foi deixar tudo como está. Apenas tenho de arranjar maneira de quando cortar a alimentação a um dos quadros, o outro também desligar.
projclvm Escreveu:Pois também não sei qual a vantagem em ter 2 contadores e 2 QE. Aliás é só desvantagem. No meu entender eliminava um contador e deixava de ter dois QE para passar a ter um QE e um QP. Além de eleminar custos, aumentaria a segurança da instalação.
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Agradecimento recebido: 1 vez
Simples! interliga um dos contadores a um dos quadros e manda desligar um contador só sem pedidos de alterar o projecto desde que a potência de um escritório dê para os dois! complicar para quê ? é como dar baixa de contador mais tarde se for necessário manda activar outra vez!