CASA a dar CHOQUE

Bloqueado
rguerreiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 jan 2008, 19:58

CASA a dar CHOQUE

Mensagem por rguerreiro »

Boas, tenho uma casa préfabricada e ela hoje deu choque(o que nunca fez) ca fora da casa quando mexo nas grades da choque se tiver descalço ou se tiver mesmo calçado na terra e a mexer no gradeamento....
espero que me ajudem...
cumps
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Re: CASA a dar CHOQUE

Mensagem por admin »

Pois tens uma passagem a massa o gradeamento e metálico esta algum equipamento eléctrico encostado a esse gradeamento
Todo o resto é em madeira :?:
A instalação eléctrica esta protegida por um diferencial :?:

Abraço
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
PauloMalas
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2007, 00:29
Contacto:

Mensagem por PauloMalas »

algum cabo/fio que passa num ponto metalico tá "picado", tens de rever todos os cabos, ou com um medidor de isolamento....
pic's on the rocks

Tecnico de Electronica a trabalhar como picheleiro e electricista.
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Contacto:

Mensagem por Fernando »

Penso que a maneira mais fácil é tentares detectar com um busca-polos o local onde está a dar choque.

De seguida vai desligando os disjuntores um-a-um até ele apagar.

Depois de detectado o circuito, rectifica o estado desse cabo e/ou das suas ligações.

Cps
mirandes
Curioso
Curioso
Registado: 24 mai 2007, 11:02

Mensagem por mirandes »

não é bém assim...

Na minha opinião, verifica ou arranja alguem com conhecimentos que verifique o seguinte:

- Verificar se o quadro eléctrico em causa esta protegido contra contactos indirectos por meio de interruptor diferencial de valor adequado ao valor da terra no local;
- Pede a alguem, que faça uma medição do valor de terra no local (Resistencia de Terra) (não esquecer que R=V/I=25/0.3=83Ohm como máximo para uma tensão de contacto de 25V e diferencial de 300mA);
- Se os valores medidos forem normais, e tb tiver interruptor diferencial no quadro, então, há uma fuga à terra, ou neste caso às massas metálicas que há que descobrir.... abrir as condutores de terra de protecção um a um, e ir testando com um multimetro até que deixe de dar passagem...

... é que pode ser de variadas situações.... um balastro de uma armadura de iluminação, pode ser a cusa, ou origem de passagem à terra...desde que o diferencial seja 500mA ou nãio tenha diferencial,...
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Contacto:

Mensagem por Fernando »

Boas Mirandes

Acabaste por chegar aos mesmos testes que nós, só que iniciaste pela parte mais técnica
Pelo que me pareceu, este nosso utilizador não é electricista nem deverá ter grandes conhecimentos técnicos, por isso ter ido pela forma mais fácil para ele.

Claro que se for um electricista deve medir as terras e por ai a fora " só é pena que a maioria não o faça" :wink:

Mas não se pode dar essa como primeira opção a um leigo que possivelmente nem um multímetro terá em casa

Um abraço
mirandes
Curioso
Curioso
Registado: 24 mai 2007, 11:02

Mensagem por mirandes »

olá,

como eu referi,

"Na minha opinião, verifica ou arranja alguem com conhecimentos que verifique o seguinte:"

eu proprio referi que procurasse alguem com conhecimentos ... logo, não será propriamente o vizinho mas sim um electricista....

não ia referir por a+b toda a tabuada como se para um miudo de 10 anos se tratasse.... afinal de contas isto é um forum de troca de ideias e conhecimentos para pessoas com alguns conhecimentos na materia...
Bloqueado

Voltar para “Problemas Elétricos”