PE na portinhola

Responder
jocas
Curioso
Curioso
Registado: 26 out 2007, 00:29

PE na portinhola

Mensagem por jocas »

Boas a todos,
Gostaria de colocar uma questão se alguem me pudesse ajudar
Numa loja tenho o quadro de contagem e a portinhola antiga CLASSE I com o ramal de entrada de 4 condutores junto da entrada (NORMAL) e o quadro de distribuiçao está distante e na parede do quadro está a cx terra com ligador amovivel e a minha questão e se devo passar uma terra direta do QE para a portinhola e de que secção e onde posso encontrar na RTIEBT
Obrigado a todos pela vossa ajuda
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:08

Re: PE na portinhola

Mensagem por pedro_mendes »

Boas,

Um terra do quadro electrico a portinhola porquê?não conheço isso..o terra tem que sair da caixa de visitas, do ligador amovivel directamente ao barramento do quadro electrico, tendo que ser da mesma secção do condutor de entrada, este nunca inferior a 6mm2.

Cumprimetos Pedro Mendes
Pedro Mendes
jocas
Curioso
Curioso
Registado: 26 out 2007, 00:29

Mensagem por jocas »

Mas eu nao preciso da alimentação da terra na portinhola a nao ser para a porta, o ramal e antigo e nao tem fio de terra é de aluminio, normalmente vai do ligado amovível a portinhola e depois passa directo atraves da contagem para o quadro mas a instalaçãoja a encontrei assim puseram o electrodo de terra junto ao QE talvez por ser mais facil e nao passram nenhuma terra ate a portinhola
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Mensagem por parreirajoao »

Secção minima do condutor de protecção (que interliga o ligador ao amovivel à barra de terra), deverá ser 16 mm2.
pedro_mendes Escreveu:Boas,

Um terra do quadro electrico a portinhola porquê?não conheço isso..o terra tem que sair da caixa de visitas, do ligador amovivel directamente ao barramento do quadro electrico, tendo que ser da mesma secção do condutor de entrada, este nunca inferior a 6mm2.

Cumprimetos Pedro Mendes
vav
Curioso
Curioso
Registado: 15 set 2009, 22:07

Mensagem por vav »

Boas,

Era bom substituir ou adaptar a cx. amovível. Existe no mercado cxs. amovíveis com várias saídas. A secção deverá ser 6mm2.
PL
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Mensagem por parreirajoao »

A secção minima do condutor de terra é de 16 mm2. (secção 542.3.1)

vav Escreveu:Boas,

Era bom substituir ou adaptar a cx. amovível. Existe no mercado cxs. amovíveis com várias saídas. A secção deverá ser 6mm2.
vav
Curioso
Curioso
Registado: 15 set 2009, 22:07

Mensagem por vav »

Boas

Penso que a questão do Jocas, era a ligação da portinhola a terra e não a ligação do eléctrodo a caixa amovível (a secção mínima poderá não ser a de 16mm2). Neste caso e conforme a situação o condutor de 2.5mm2 ou 4mm2 seria suficiente para a ligação da portinhola.
PL
I.Rodrigues
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 mar 2011, 11:53

Mensagem por I.Rodrigues »

Boas,
Caro colega, após analise ao pedido, pela expriencia que tenho é a portinhola na leva ou mesmo não passa terra.
Agora a questão é se a caixa devera ter protecção de terra. Existe sim caixas que tem uma anilha para colocar a linha terra para fazer a protecção. Já me aconteceu sim a caixa ter e me ser exegido que passasse a linha de 16mm a terra de serviço, mas somente para protecção da caixa, como ja comentado por outro colega as portinholas não levam terra, estara correto se a mesma caixa não tiver anilha de terra.
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Mensagem por CAOR »

Amigo a terra tem de passar na portinhola uma vez que a mesma é (segundo diz ainda em chapa antiga) a terra pode ir do quadro onde entra desde a caixa de medição com a mesma secção do contador »quadro! actualmente são em plastico e não é necessário a mesma!
Se estou errado apitem! Cump.
cmdsej
Curioso
Curioso
Registado: 16 mar 2008, 13:47

Mensagem por cmdsej »

boa noite carissimos.
sendo a portinhola metalica para protecção de o instalador ou edp instalar uma terra de protecção acho como medida de segurança uma boa pratica, nas portinholas antigas não existe condutor de protecção.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Se a portinhola é metálica portanto da classe I é obrigatório estar ligada á terra de proteção, e a seção mínima a utilizar não poderá ser inferior ao condutor de neutro do ramal de alimentação, realmente a seção mínima para a ligação entre o eléctrodo e a caixa de medição de terra nunca poderá ser inferior a 16mm2, eu raramente utilizo a seção de 16mm2 uso quase sempre 25mm2, por vezes não dá jeito continuar com esta seção até ao BGT, reduzindo-a para a seção adequada.

Cpms.
telmo34
Curioso
Curioso
Registado: 16 abr 2010, 19:51

Mensagem por telmo34 »

saudaçoes colegas - sem duvida pelo que sei a secçao minima em novas instalaçoes é de 16mm2. desde eletrodo liagador amovivel barramento etc . ha quem use superior nada contra a protecçao aumenta o que é melhor. ainda hoje estive a ligar uma caixa de ti,s em que a secçao dos cabos r,s,t na antiga, sao de 120mm2 o neutro de 95mm2,,. a terra foi ligada sem duvida na caixa com secçao inferior , ligada na caixa ti,s, no barramento do Q.G e ligador amovivel. em instalaçoes antigas por descargo de consciencia e profissionalismo tenho feito o mesmo. reforço a terra coom mais um ou dois eletrodos conforme a leitura claro , nunca mais de 20 , e faço essa ligaçao. MAS ISTO SOU EU A DIZER CLARO
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Mensagem por DEUS AMIGO »

Tanta conversa para dizer que as portinholas em chapa tem de ser ligada á terra!
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:08

Mensagem por pedro_mendes »

Ora ai esta uma boa resposta..

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”