Ligação do Mastro de antena á gaiola de esquilo

Responder
JJPM
Curioso
Curioso
Registado: 19 abr 2010, 11:31

Ligação do Mastro de antena á gaiola de esquilo

Mensagem por JJPM »

Boa tarde,

Tenho a construção de uma moradia a decorrer em que não foi deixada tubagem entre a PAT e o electrodo de terra, para ligar o mastro de antena directamente ao electrodo de terra. Para resolver o problema tenho pensado em duas soluções. Para o PAT existem dois tubos de 40 que ligam á caixa de passagem do 1º piso. Da caixa de passagem do 1º piso segue dois tubos de 50 de para a caixa de passagem do r/ch e do r/ch segue tres tubos de 50 para o ATI instalado na cave.

Uma das soluções que tenho era passar o cabo de terra por um dos tubos da PAT e pela caixa de passagem dos pisos para depois ir ligar ao electrodo de terra.

Uma outra solução é ligar o mastro de antena á cablagem de cobre da gaiola de esquilo.

A solução de ligar o mastro de antena á gaiola de esquilo é a solução que mais me atrai, pois assim não tinha de passar o cabo de terra por dentro das caixas de passagem do 1º piso e do r/ch.

Gostaria de saber a vossa opinião sobre essa questão.

Obrigado pelo vosso apoio.

Cumprimentos
Cumprimentos,

JJPM
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Re: Ligação do Mastro de antena á gaiola de esquilo

Mensagem por parreirajoao »

Veja os meus comentários a azul sobre o seu comentário.
JJPM Escreveu:Boa tarde,

Tenho a construção de uma moradia a decorrer em que não foi deixada tubagem entre a PAT e o electrodo de terra, para ligar o mastro de antena directamente ao electrodo de terra. Para resolver o problema tenho pensado em duas soluções. Para o PAT existem dois tubos de 40 que ligam á caixa de passagem do 1º piso. Da caixa de passagem do 1º piso segue dois tubos de 50 de para a caixa de passagem do r/ch e do r/ch segue tres tubos de 50 para o ATI instalado na cave.

Uma das soluções que tenho era passar o cabo de terra por um dos tubos da PAT e pela caixa de passagem dos pisos para depois ir ligar ao electrodo de terra.

Depois de ler a IEC 62305-3, não é recomendado que passe o condutor de protecção por dentro do tubo VD.

E.5.3.4.3 Isolated down-conductors

Direct installation within the external plaster is not recommended since the plaster may be damaged as a result of thermal expansion. Moreover, the plaster may be discoloured as a result of chemical reaction. Damage to the plaster is particularly likely as a result of temperature rise and mechanical forces exerted by lightning current; PVC-covered conductors prevent staining.

Envio-lhe uma imagem da mesma norma, para ter uma ideia de como fazer.

Uma outra solução é ligar o mastro de antena á cablagem de cobre da gaiola de esquilo.

A solução de ligar o mastro de antena á gaiola de esquilo é a solução que mais me atrai, pois assim não tinha de passar o cabo de terra por dentro das caixas de passagem do 1º piso e do r/ch.

Sim, faça a ligação o mais recta possivel e se possivel por fora. Tenha em atenção se o cabo passa junto a materiais combustiveis.

Gostaria de saber a vossa opinião sobre essa questão.

Obrigado pelo vosso apoio.

Cumprimentos
Anexos
vivenda.bmp
(3.77 MiB) Transferido 74 vezes
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

O condutor de ligação à terra não pode passar pelos tubos da PAT. Faça como disse ligando à Gaiola de Faraday (penso que é isto que queria dizer faraday em vez de esquilo :) ).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
JJPM
Curioso
Curioso
Registado: 19 abr 2010, 11:31

Mensagem por JJPM »

Boa tarde,

obrigado pela vossa informação. Fiquei mais esclarecido.
Cumprimentos,

JJPM
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”