isolamento do condutor PE

Responder
lmamap
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 mar 2010, 09:44

isolamento do condutor PE

Mensagem por lmamap »

Bom dia,

Gostaria que me esclarecem relativamente à seguinte situação.

Tenho necessidade de fazer uma instalação que utiliza motores alimentados a 24V/DC, dado que os motores são motores de corrente continua, vou utilizar o condutor castanho para a fase, o condutor azul para o neutro e o condutor PE para transmissão de dados (vigia do sistema).

Na instalação vou ter necessidade de utilizar os seguinte tipos de cabo resistente ao fogo:

· SZ1-K CL5 (AS+)IEC331 3G2,5 MM2 LARANJA.

· SZ1-K CL5 (AS+)IEC331 3G4 MM2 LARANJA.

· SZ1-K CL5 (AS+)IEC331 3G6 MM2 LARANJA.

· SZ1-K CL5 (AS+)IEC331 3G10 MM2 LARANJA.

· SZ1-K CL5 (AS+)IEC331 3G16 MM2 LARANJA.

O cabo descrito possui condutor PE, neste caso particular não vou utilizar o condutor PE para a função de condutor terra, pois o equipamento em causa não tem terra.
Contactei vários fornecedores de cabo e todos me informaram que habitualmente não produzem nem têm stock cabo resistente ao fogo de 3 condutores sem condutor PE.
Sem por em causa o incumprimento do regulamento posso sinalizar o condutor PE utilizando por exemplo fita isoladora cinza nas extremidades?
Gostaria de saber se é correcto o que estou a pensar fazer.

Aguardo atenciosamente uma resposta da vossa parte.

Desde já obrigado pela vossa colaboração.

Luís Alves
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Re: isolamento do condutor PE

Mensagem por parreirajoao »

Não. A dupla coloração V/A não deve ser utilizada para tal fim.

Ver anexo I das RTIEBT.

Se necessita de mais um condutor para transmissão de dados, sugiro que utilize um segundo cabo/condutor, ou então um cabo com 4 condutores (preto, castanho, azul e V/A).

O que diz a EN 60446:

Protective conductor

The colour combination green/yellow is always and exclusively used to identify the protective conductor. On any 15 mm length of the conductor, one of these two colours should cover between 30% and 70% of the area and the other the remaining AREA.

lmamap Escreveu:Bom dia,

Gostaria que me esclarecem relativamente à seguinte situação.

Tenho necessidade de fazer uma instalação que utiliza motores alimentados a 24V/DC, dado que os motores são motores de corrente continua, vou utilizar o condutor castanho para a fase, o condutor azul para o neutro e o condutor PE para transmissão de dados (vigia do sistema).

Na instalação vou ter necessidade de utilizar os seguinte tipos de cabo resistente ao fogo:

· SZ1-K CL5 (AS+)IEC331 3G2,5 MM2 LARANJA.

· SZ1-K CL5 (AS+)IEC331 3G4 MM2 LARANJA.

· SZ1-K CL5 (AS+)IEC331 3G6 MM2 LARANJA.

· SZ1-K CL5 (AS+)IEC331 3G10 MM2 LARANJA.

· SZ1-K CL5 (AS+)IEC331 3G16 MM2 LARANJA.

O cabo descrito possui condutor PE, neste caso particular não vou utilizar o condutor PE para a função de condutor terra, pois o equipamento em causa não tem terra.
Contactei vários fornecedores de cabo e todos me informaram que habitualmente não produzem nem têm stock cabo resistente ao fogo de 3 condutores sem condutor PE.
Sem por em causa o incumprimento do regulamento posso sinalizar o condutor PE utilizando por exemplo fita isoladora cinza nas extremidades?
Gostaria de saber se é correcto o que estou a pensar fazer.

Aguardo atenciosamente uma resposta da vossa parte.

Desde já obrigado pela vossa colaboração.

Luís Alves
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Penso que terá poucas possibilidades de ser chateado de utilizar o condutor PE para outra função, mais a mais a funcionar com 24V DC, no entanto aconselho-o a utilizar manga termo-retrátil em vez de fita isoladora, isto se não tiver possibilidades de cumprir o que o colega Parreirajoão refere.

Cpms.
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Basta haver uma vistoria por parte de alguma entidade credenciada, que depois alguém será responsabilizado.

Sabe o que é ter cabos PEN de côr preta com secção de 240 mm2 e depois ter de os substituir por cabos com côr V/A? Pois é, já aconteceu numa grande empresa de fabrico de automóveis.

Josecalado Escreveu:Penso que terá poucas possibilidades de ser chateado de utilizar o condutor PE para outra função, mais a mais a funcionar com 24V DC, no entanto aconselho-o a utilizar manga termo-retrátil em vez de fita isoladora, isto se não tiver possibilidades de cumprir o que o colega Parreirajoão refere.

Cpms.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

parreirajoao Escreveu:Basta haver uma vistoria por parte de alguma entidade credenciada, que depois alguém será responsabilizado.

Sabe o que é ter cabos PEN de côr preta com secção de 240 mm2 e depois ter de os substituir por cabos com côr V/A? Pois é, já aconteceu numa grande empresa de fabrico de automóveis.

Josecalado Escreveu:Penso que terá poucas possibilidades de ser chateado de utilizar o condutor PE para outra função, mais a mais a funcionar com 24V DC, no entanto aconselho-o a utilizar manga termo-retrátil em vez de fita isoladora, isto se não tiver possibilidades de cumprir o que o colega Parreirajoão refere.

Cpms.

Independentemente de uma instalação ser auditada ou não, faz parte das regras de "brio"..., continuar a cumprir o que está estipulado. Soluções destas nunca devem ser propostas. Não vou agora instalar fio rosa, que é o que tenho mais à mão, para fazer de neutro, numa "puxada" nova que fiz lá por casa, para meter uma tomadazita de um modem... porque ninguém me irá chatear por isso...

As regras devem ser cumpridas, do principio até ao fim da vida da instalação (porque se não, vemos a vida delas encurtada...)
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

nelmindo Escreveu:
parreirajoao Escreveu:Basta haver uma vistoria por parte de alguma entidade credenciada, que depois alguém será responsabilizado.

Cpms.

Independentemente de uma instalação ser auditada ou não, faz parte das regras de "brio"..., continuar a cumprir o que está estipulado. Soluções destas nunca devem ser propostas. Não vou agora instalar fio rosa, que é o que tenho mais à mão, para fazer de neutro, numa "puxada" nova que fiz lá por casa, para meter uma tomadazita de um modem... porque ninguém me irá chatear por isso...

As regras devem ser cumpridas, do principio até ao fim da vida da instalação (porque se não, vemos a vida delas encurtada...)
Amigo Nelmindo deixe-me dizer-lhe que sou um severo defensor do cumprimento das regras, e ao longo da minha carreira sempre tem sido o meu príncipio, porque para se cumprir o que está estipulado e tendo em atenção que a instalação em análise, é de 24V DC os condutores a utilizar devem ser Vermelho (+) e Preto (-) pelo menos foi assim que aprendi
E não é por esta proposta que a vida da instalação fica mais curta, e se reparar eu friso que se houver possibilidade deverá seguir as instruções dadas pelo parreirajoão.

Cpms
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

nelmindo Escreveu:
parreirajoao Escreveu:
Basta haver uma vistoria por parte de alguma entidade credenciada, que depois alguém será responsabilizado.

Josecalado Escreveu:
Penso que terá poucas possibilidades de ser chateado de utilizar o condutor PE para outra função, mais a mais a funcionar com 24V DC, no entanto aconselho-o a utilizar manga termo-retrátil em vez de fita isoladora, isto se não tiver possibilidades de cumprir o que o colega Parreirajoão refere.

Cpms.

Amigo Nelmindo deixe-me dizer-lhe que sou um severo defensor do cumprimento das regras, e ao longo da minha carreira sempre tem sido o meu príncipio, porque para se cumprir o que está estipulado e tendo em atenção que a instalação em análise, é de 24V DC os condutores a utilizar devem ser Vermelho (+) e Preto (-) pelo menos foi assim que aprendi
E não é por esta proposta que a vida da instalação fica mais curta, e se reparar eu friso que se houver possibilidade deverá seguir as instruções dadas pelo parreirajoão.

Cpms

Então não leve a mal, as correcções que lhe vou fazer:
1º A cores que se refere (vermelho e preto), são do "ambito geral", que no entanto não seguem alguma legislação que eu me lembre.
2º De acordo com a HD 308.S2 da CENELEC, a qual as cores que usamos, referem-se às seguintes intalações:
Instalações eléctricas (electrical instalaltions)
Instalações de distribuição (distribution systems)
Intalações móveis tipo extensões (supplies to fixe dor mobile current-using equipmend)
Cabos de alimentação de equipamentos portáteis (cord for portable equipment)
Em instalações de distribução, a identificação por números é permitida.

Esta norma não pretende ser aplicável em:
Condutores usados na cablagem interna de equipamentos pré-montados em indústrias, de acordo com as Normas Europeias
Cabos ou condutores usados em aplicações em D.C.
Cabos ou condutores, tendo mais núcleos do que indicado na tabela “Código de cores actual (HD 308.S2)”
Circuitos que tenham outros usos, que não sejam para transporte de energia para equipamentos
Condutores e Cabos torçada, de acordo com a norma HD626, em redes aéreas públicas de distribuição de energia.

3º Se reparar no ponto anterior, a mesma "norma" não é aplicável às instalações DC. No entanto:
Portaria n.º 949-A2006 RTIEBT
514.3 — Identificação dos condutores neutro e de protecção.
514.3.1 — Os condutores neutro e de protecção, quando forem separados, devem ser identificados de acordo
com o indicado na Norma IEC 60446.

As nossas entanto as nossas regras técnicas remetem para uma norma, que diz:
Circuitos de Potência de Corrente Contínua C.C. a 2 condutores sem ligação à terra
Positivo de um circuito a dois condutores L+ Castanho
Negativo de um circuito a dois condutores L- Cinzento

Circuitos de Potência de Corrente Contínua C.C. a 2 condutores com ligação à terra
Positivo (sendo a terra negativa) L+ Castanho
Negativo (sendo a terra negativa)(2) M Azul

Positivo (sendo a terra positiva)(2) M Azul
Negativo (sendo a terra positiva) L- Cinzento

Circuitos de Potência de Corrente Contínua C.C. a 3 condutores
Positivo mais alto, de um circuito a dois condutores derivado de um circuito a três condutores L+ Castanho
Negativo mais baixo, de um circuito a dois condutores derivado de um circuito a três condutores L- Cinzento

Positivo de um circuito a três condutores L+ Castanho
Condutor central de um circuito a três condutores (2)(3) M Azul
Negativo de um circuito a três condutores L- Cinzento

4º Mesmo que seja um quadro de uma máquina industrial, aqui o caso muda de figura, a norma CENELEC HD- 308.S2 já não é aplicada, como ela própria alerta (Condutores usados na cablagem interna de equipamentos pré-montados em indústrias, de acordo com as Normas Europeias). Aqui aplicam-se as da "directiva máquinas", a EN/IEC 60204-1.

5º A EN/IEC 60204-1 diz:
PRETO – Circuitos de potência em A.C. e D.C.
VERMELHO – Circuitos de comando em A.C.
AZUL (RAL 5002) - Circuitos de comando em D.C.
LARANJA – Circuitos não desconectados pelo dispositivo de corte geral. Ex.: circuitos de encravamento, alimentados por uma fonte de energia externa, tomadas e iluminação para realizar operações de manutenção.
AZUL CLARO – Neutro
VERDE/AMARELO - Condutor de protecção.

Nestes quadros não há distinção entre FASES, POSITIVO, NEGATIVO, Potêncial Alto, Potêncial Baixo, quando se usam as cores correspondentes dos circuitos em causa.

Espero não ter complicado a discussão.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

boas

quase todos os equipamentos made in USA e made in Japan, usam no caso de 24VDC o branco(-) e o preto(+), e, em tensões inferiores a 12VDC o vermelho(+) e o preto(-), em tensões alternas usam as cores amarelo, vermelho, e preto para fases e um azul um pouco mais escuro do que o nosso para neutro, pelo menos é a observação que eu faço em equipamentos onde faço manutenção, e por vezes existe a tendencia de "importar" essas designações para as nossas instalações, criando por vezes algumas confusões, não estou a dizer que seja o caso, mas isto observa-se em muitas instalações, principalmente em sistemas AVAC onde envolve GTC ou outros tipos de automatismos DDC.

no caso do condutor terra, em DC, o (-) é ligado á massa, até porque muitos automatismos assim o exijem, e o condutor que mais se observa é um baranco sujo, ou um amarelo muito clarinho, quase branco
Jaime Reis
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Amigo Jaime

Esse é o grande problema, que acontece por exemplo em grandes projectos industriais.

O que é que acontece:

Existem "n" fornecedores estrangeiros, que fornecem diversos equipamentos (os chamados "packages"), que muitas vezes não estão de acordo com as especificação técnica do cliente e tão pouco com as normas internacionais.

jaimereis Escreveu:boas

quase todos os equipamentos made in USA e made in Japan, usam no caso de 24VDC o branco(-) e o preto(+), e, em tensões inferiores a 12VDC o vermelho(+) e o preto(-), em tensões alternas usam as cores amarelo, vermelho, e preto para fases e um azul um pouco mais escuro do que o nosso para neutro, pelo menos é a observação que eu faço em equipamentos onde faço manutenção, e por vezes existe a tendencia de "importar" essas designações para as nossas instalações, criando por vezes algumas confusões, não estou a dizer que seja o caso, mas isto observa-se em muitas instalações, principalmente em sistemas AVAC onde envolve GTC ou outros tipos de automatismos DDC.

no caso do condutor terra, em DC, o (-) é ligado á massa, até porque muitos automatismos assim o exijem, e o condutor que mais se observa é um baranco sujo, ou um amarelo muito clarinho, quase branco
Responder

Voltar para “Dúvidas”