Boas,
existe algum valor de referência em termos da quantidade ideal de focos por divisão (tipo 1/m2)?
(estou a pensar colocar leds)
Por exemplo 1 quarto com 12 m2, quantos focos necessita? E já agora, qual a disposição mais indicada, "quadrado" ou em "L"?
Em tectos falsos é melhor utilizar cabos multifilares, ou usar tubagens com conductores individuais?
Obrigado!
Disposição de Focos em Tecto Falso de Moradia
Re: Disposição de Focos em Tecto Falso de Moradia
Desculpem a insistência...mas tenho alguma urgência em decidir a localização dos focos. Digam o que vocês fariam...
Obrigado
Obrigado
Como uma imagem vale por mil palavras, para mim um foco é o que está na imagem seguinte:ohmico Escreveu:boas,
será melhor esclarecer o que são focos, para si.
ohmico

By pacs73 at 2011-09-26
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
amigo
este tipo de iluminação com lampadas dicroicas , depende muito de varios factores, cor da parede, cor do chão, implementação de moveis, e da propria lampada, existem varias potencias com varios angulos de projecção, e para ser sincero depende de quem vai lá morar.
actualmente existem , de incandescencia de halogeneo, fluorescentes em tres cores(que eu conheça), e de led (com mil e uma cores), já vi tambem instalado uns de vapor de sodio, mas nunca vi á venda
de varios diametros, as mais usuais são de 51mm, e com o aro de varias cores, fixos ou direccionaveis
quanto á implantação no tecto, é tambem dificil, o desenho que apresenta está bem, mas podia por exemplo usar uns direccionaveis nas periferias das salas e quartos e conforme a implantação de moveis e quadros ou obras de arte , poder incidir a luz para onde quisesse
como vê, a nossa opinião seria ao nosso gosto , que pode não ser o seu, tente ir por exemplo a um armazenista, que geralmente eles tem expositores, e tire daí algumas ideias
este tipo de iluminação com lampadas dicroicas , depende muito de varios factores, cor da parede, cor do chão, implementação de moveis, e da propria lampada, existem varias potencias com varios angulos de projecção, e para ser sincero depende de quem vai lá morar.
actualmente existem , de incandescencia de halogeneo, fluorescentes em tres cores(que eu conheça), e de led (com mil e uma cores), já vi tambem instalado uns de vapor de sodio, mas nunca vi á venda
de varios diametros, as mais usuais são de 51mm, e com o aro de varias cores, fixos ou direccionaveis
quanto á implantação no tecto, é tambem dificil, o desenho que apresenta está bem, mas podia por exemplo usar uns direccionaveis nas periferias das salas e quartos e conforme a implantação de moveis e quadros ou obras de arte , poder incidir a luz para onde quisesse
como vê, a nossa opinião seria ao nosso gosto , que pode não ser o seu, tente ir por exemplo a um armazenista, que geralmente eles tem expositores, e tire daí algumas ideias
Jaime Reis
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Been thanked: 12 times
Depende dos níveis de iluminancia pretendida pelo utilizador. Por norma os fabricantes disponibilizam informação para uma utilização correcta, contudo caso não seja suficiente pode recorrer a um software de cálculo luminótécnico (Dialux, por ex.)