Instalação Eléctrica com Iluminação LED num Corredor

Responder
Sun7Rider
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 20 set 2011, 11:21

Instalação Eléctrica com Iluminação LED num Corredor

Mensagem por Sun7Rider »

Olá,

Antes demais peço desculpa, mas sou um leigo na electricidade e desculpem se disser alguma barbaridade, só venho pedir ajuda e espero que o consiga. :)

A situação é a seguinte, pretendo colocar um tecto falso no meu corredor com uma nova instalação eléctrica e lâmpadas de Led.

Na seguinte foto, em cima, mostra o que tenho actualmente, dois interruptores (I1 e I2). que funcionam como comutador de escada, acedendo\desligando os 2 pontos de luz em simultãneo ( 2 lampadas para colocaçao de candeeiros).

Na medida de 2.2m é o acesso à Sala; Na medida 1.15 é a largura do corredor e acesso às escadas do 1º piso. Na parede mais extensa tenho um acesso à cozinha e outro ao WC.

Em baixo, têm a disposição dos novos pontos de Luz em LED (GU10) que quero colocar no tecto falso, ao qual tanbém quero ligar uma fita de LED (caso seja possivel)

Pretendo ainda colocar um sensor de movimento para acender os novos pontos de luz em LED. (A minha mulher liga e desliga tantas vezes o interruptor que qualquer dia fico sem teclas :) )

http://imageshack.us/photo/my-images/85 ... redor.jpg/

Deste modo, peço-vos ajuda nas seguintes questões:

1 - Sem efectuar novas ligações ao quadro eléctrico, é possivel ligar os fios provenientes do PL1 e ligá-los a um sensor de movimento que por sua vez vai ligar as lampadas de LED do tecto falso e com os fios provenientes do PL2 ligar a fita de LED?

2 - Deste modo, quando ligava o Interruptor I1 ou I2 ficava de imeditato com a Fita de Led acesa e o sensor de movimento pronto para detectar e qd saisse de casa podia desligar o sistema através de qualquer interruptor?

3 - Quais os Leds que recomendam e qual o melhor site para os comprar? (A mesma coisa para o sensor e fita de Led)

4 - A disposição dos pontos de Luz em LED é a mais correcta e suficiente?

5 - Caso não seja possivel efectuar as ligações indicadas no ponto 1, solicitava a melhor forma de como executar a instalação eléctrica.

Obrigado pela Ajuda
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Instalação Eléctrica com Iluminação LED num Corredor

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Respondendo às questões:

1- Sim, mas atenção às alimentações (tensões, tipo de drivers, etc)
2- Neste ponto parece haver alguma confusão sobre o que pretende exactamente. O detector de movimento já por si, funciona como um interruptor. Mais uma vez, atenção ao tipo de carga que o detector vai comandar.
3- Actualmente, existem muitas empresas a comercializar este tipo de iluminação. Um conselho a seguir é não comprar nos chineses. Se procurar no fórum, decerto encontrará algumas empresas.
4- Depende do que entende por suficiente. É difícil de analisar uma vez que nem sequer indica potência das lâmpadas que pretende instalar. Ainda assim, apenas com um estudo luminotécnico se poderia chegar a conclusões correctas. Talvez alguém com mais experiência na área de iluminação possa avaliar melhor com base nos dados disponíveis. Atenção que, pela descrição que apresentou da divisão da casa, existem alguns traços no seu desenho que não são paredes. E uma vez que a luz não será reflectida nestas "não paredes", poderá causar algum "desequilíbrio" na iluminação. Refiro mais uma vez que apenas com um estudo se poderia avaliar correctamente.
5- É possível, mas poderão haver melhores soluções dependendo das luminárias a instalar em concreto.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

boas

poderá faze-lo se usar uns comutadores de escada duplos, teria que passar mais uns fiozinhos

o detector de movimento, de preferencia use um de saida a rele, já usei uns de saida a triac com led e não davam, existem uns de tecto que ficam á face ( não tenho a certeza da marca, mas penso que são da Finder)

penso que a disposição está boa, fiz tambem uma simulação no programa da EEE e ficou aceitavel(assumindo que as paredes são claras), penso que uns de 3W (osram)são suficientes

no corredor mais estreito se puder avançar os dois sopts no sentido de I2 cerca de 15cm reduzirá a sombra junto do mesmo, se bem que ai existe uma porta, mas como disse anteriormente está aceitavel
Jaime Reis
Sun7Rider
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 20 set 2011, 11:21

Mensagem por Sun7Rider »

Ok,

Obrigado pelas explicações.

Estou a pensar usar leds de 5w. :wink:
Aker Nato
Curioso