Terra unica

Responder
bruno_duarte
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 out 2006, 12:31
Agradecimento recebido: 3 vezes

Terra unica

Mensagem por bruno_duarte »

boas Pessoal

Estou a fazer um projecto de uma clinica que está inserida num edificio que data de 1968. Como a clinica tem um bloco operatorio (esquema IT), optei por propor uma terra úncia (Rt < 1 Ohm). Uma vez que o edificio, dado a data de construção, não tem anel de terras. Qual será a melhor solução para se chegar a este valor de terra. Ou será melhor não utilizar terra única. Mas a terra excluiva para o bloco tem de estar devidamente afastada da terra do edificio (terras electricamente distintas - d>20 m). A clinica é em Lisboa o que para fazer terras electricamente distintas deve ser dificil.

Gostava de ouvir as vossas opiniões e qualquer ajuda será bem vinda.

Um abraço

Bruno
Nefelim12

Re: Terra unica

Mensagem por Nefelim12 »

Olá

Eu não sei bem, mas se não se ligasse o neutro á terra não fazia falta diferencial, eu vou ver nos livros do Vilela Pinto ele tem lá tudo explicado

Um abraço
bruno_duarte
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 out 2006, 12:31
Agradecimento recebido: 3 vezes

Mensagem por bruno_duarte »

Eu estou a utilizar um Transformador de isolamento. As massas são ligadas entre si (ligações equipotênciais) e ésta ligada à terra de protecção do edifico.

a minha questão é em relação à terra unica.
JoaoB
Curioso
Curioso
Registado: 31 mai 2008, 16:53
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por JoaoB »

O problema da terra única é o valor mínimo... só com excelentes terrenos se conseguem terras < 1 Ohm, apesar disso existem diversas maneiras de lá chegar, electrodos em carbono, chapas de cobre, furos hertezianos, etc... mas isso envolve custos.
Além disso, sendo uma instalação de risco como uma sala de operações, eu não faria uma terra única... mas é apenas uma opinião.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

sou da mesma opinião, de isolar os circuitos, com um transformados. É que é necessário até canalizar meios e custos pra a instalação, visto que num bloco operatório, por vezes criam-se situações de atmosferas explosivas, não só pelas altas concentrações de oxigénio, mas sim pelos gases usados nas anestesias.
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”