boas Pessoal
Estou a fazer um projecto de uma clinica que está inserida num edificio que data de 1968. Como a clinica tem um bloco operatorio (esquema IT), optei por propor uma terra úncia (Rt < 1 Ohm). Uma vez que o edificio, dado a data de construção, não tem anel de terras. Qual será a melhor solução para se chegar a este valor de terra. Ou será melhor não utilizar terra única. Mas a terra excluiva para o bloco tem de estar devidamente afastada da terra do edificio (terras electricamente distintas - d>20 m). A clinica é em Lisboa o que para fazer terras electricamente distintas deve ser dificil.
Gostava de ouvir as vossas opiniões e qualquer ajuda será bem vinda.
Um abraço
Bruno
Terra unica
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 out 2006, 12:31
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Re: Terra unica
Olá
Eu não sei bem, mas se não se ligasse o neutro á terra não fazia falta diferencial, eu vou ver nos livros do Vilela Pinto ele tem lá tudo explicado
Um abraço
Eu não sei bem, mas se não se ligasse o neutro á terra não fazia falta diferencial, eu vou ver nos livros do Vilela Pinto ele tem lá tudo explicado
Um abraço
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 out 2006, 12:31
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Eu estou a utilizar um Transformador de isolamento. As massas são ligadas entre si (ligações equipotênciais) e ésta ligada à terra de protecção do edifico.
a minha questão é em relação à terra unica.
a minha questão é em relação à terra unica.
O problema da terra única é o valor mínimo... só com excelentes terrenos se conseguem terras < 1 Ohm, apesar disso existem diversas maneiras de lá chegar, electrodos em carbono, chapas de cobre, furos hertezianos, etc... mas isso envolve custos.
Além disso, sendo uma instalação de risco como uma sala de operações, eu não faria uma terra única... mas é apenas uma opinião.
Além disso, sendo uma instalação de risco como uma sala de operações, eu não faria uma terra única... mas é apenas uma opinião.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
sou da mesma opinião, de isolar os circuitos, com um transformados. É que é necessário até canalizar meios e custos pra a instalação, visto que num bloco operatório, por vezes criam-se situações de atmosferas explosivas, não só pelas altas concentrações de oxigénio, mas sim pelos gases usados nas anestesias.