Tinha uma ligação trifásica de 10 A à rede, mas como a luz estava sempre a cair alterei para monofasica, o que resolveu o problema. Mas esta solução criou-me outro problema, tinha uma bomba de piscina trifasica ( nao sabia que era trifasica) deixou de funcionar, como é óbvio. a minha duvida é como posso saber se a bomba pode ser ligada a rede monofásica, e caso afirmativo como fazer.
se for necessário posso colocar fotos da chapa e do quadro.
Obrigado
BOMBA DE PISCINA
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Re: BOMBA DE PISCINA
boas
existem uns arrancadores progressivos e tambem uns variadores de velocidade que alimentam em monofásico e saiem em trifasico, a Schneider Electric tem disso a bom preço, sei que para um motor de 1 CV ronda os 150€ a nivel de variador, se for um arrancador ronda os 80€
tambem podes alterar o motor para monofasico mas é mais complicadoe, tens perda de binario, o que no caso de uma bomba não convem
existem uns arrancadores progressivos e tambem uns variadores de velocidade que alimentam em monofásico e saiem em trifasico, a Schneider Electric tem disso a bom preço, sei que para um motor de 1 CV ronda os 150€ a nivel de variador, se for um arrancador ronda os 80€
tambem podes alterar o motor para monofasico mas é mais complicadoe, tens perda de binario, o que no caso de uma bomba não convem
Jaime Reis
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Boas.
Colega pmmca pode resolver o seu problema, isto é, ligar a bomba trifásica a uma rede monofásica utilizando um variador de velocidade com entrada de tensão a 230V e saída a 230V trifásico. Mas atenção: o motor da bomba tem que ter seis pontas das ligações à vista e terá que ser ligado em triangulo.
Uma outra condição necessária é ter escrito na chapa de caracteristicas algo como isto "230V Triangulo/ 380V estrela"
Espero ter ajudado
Cps
A. Castro
Colega pmmca pode resolver o seu problema, isto é, ligar a bomba trifásica a uma rede monofásica utilizando um variador de velocidade com entrada de tensão a 230V e saída a 230V trifásico. Mas atenção: o motor da bomba tem que ter seis pontas das ligações à vista e terá que ser ligado em triangulo.
Uma outra condição necessária é ter escrito na chapa de caracteristicas algo como isto "230V Triangulo/ 380V estrela"
Espero ter ajudado
Cps
A. Castro
Vai ter é um caudal mais pequeno de certeza...CF,Lda Escreveu:Boas.
Espero ter ajudado
Cps
A. Castro
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Been thanked: 12 times
Como é evidente o rendimento irá ser menor, por isso mesmo é que ela era trifásica. É preciso ter em atenção os equipamentos de utilização quando se fazem alterações aos regimes de alimentação das instalações eléctricas. Este é um caso, embora que pouco frequente.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Boas
Colega nsoares, não vai...
Desde que as condições acima descritas sejam satisfeitas.
Cps
A.Castro
Cps
A.Castro
nsoares Escreveu:Vai ter é um caudal mais pequeno de certeza...CF,Lda Escreveu:Boas.
Espero ter ajudado
Cps
A. Castro
Vai rodar a uma velocidade mais baixa, logo, não pode ter o mesmo caudal... Pode tentar compensar com o aumento de frequencia, mas o binário não será o mesmo...
CF,Lda Escreveu:Boas
Cps
A.Castro
nsoares Escreveu:Vai ter é um caudal mais pequeno de certeza...CF,Lda Escreveu:Boas.
Espero ter ajudado
Cps
A. Castro
fiz muito isso em maquinas de costura trifasicas e motores de balao (usados para tirar agua para uma habitaçao etc)
nas maquinas de costura não tive qualquer problema a não ser um arranque mais suave...
nos motores de balão de facto perde-se um pouco de binario mas nunca foi muito relevante dado que sao motores pequenos de 0,75 ou 1hp e a sua rotaçao acaba por chegar só demora mais um pouco a atingir a pressão de disparo do pressostato.
nos motores de piscina que normalmente funcionam em circuito aberto sem pressao relevante e muitas vezes a bomba encontar-se ao nivel inferior da piscina, logo nem precisa fazer sucçao, penso que a transformaçao nao terá qualquer problema mesmo com perca de rotação.....as que tenho montado e reparado trabalham muitas horas e os produtos da agua dao cabo delas mas a nivel de pressao dos skimmers e refluidores penso que nao haverá problema visto que ela apenas faz circular a agua....logo mais ou menos caudar parece-me pouco relevante
nas maquinas de costura não tive qualquer problema a não ser um arranque mais suave...
nos motores de balão de facto perde-se um pouco de binario mas nunca foi muito relevante dado que sao motores pequenos de 0,75 ou 1hp e a sua rotaçao acaba por chegar só demora mais um pouco a atingir a pressão de disparo do pressostato.
nos motores de piscina que normalmente funcionam em circuito aberto sem pressao relevante e muitas vezes a bomba encontar-se ao nivel inferior da piscina, logo nem precisa fazer sucçao, penso que a transformaçao nao terá qualquer problema mesmo com perca de rotação.....as que tenho montado e reparado trabalham muitas horas e os produtos da agua dao cabo delas mas a nivel de pressao dos skimmers e refluidores penso que nao haverá problema visto que ela apenas faz circular a agua....logo mais ou menos caudar parece-me pouco relevante