Ajuda para dimensionar secção de cabo

Responder
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5620
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Ajuda para dimensionar secção de cabo

Mensagem por ENERGY »

amfys Escreveu:Não há muitos comentários a fazer.
Eu bem sei que há certas partes das RTIEBT que dão dúbias, para dizer o mínimo, mas aqui não há dúvidas:

- Circuitos Trifásicos equilibrados (excepto entradas): b=1
- Circuitos Trifásicos desiquilibrados: b=2
- Circuitos Monofásicos: b=2
- Entradas: b=2

ver seguinte nota na secção 525 das RTIEBT:
b é um coeficiente igual a 1 para os circuitos trifásicos e a 2 para os monofásicos (os circuitos trifásicos com o neutro completamente desequilibrado, isto é, com uma só fase carregada, são considerados como sendo monofásicos);
Venderam-nos gato por lebre, ou seja nos seminários da Certiel, realizados pela AECOPS, venderam a quem quiz comprar um CD de calculos com a formula errada, deveria-mos reclamar e solicitar o dinheiro de volta, para não dizer mais, pois quem estiver menos atento faz o calculo que consta no CD e mete uma grande argolada que pode trazer bastantes prejuizos quando da Certificação da Certiel.
Temos de fazer a reclamação no respectivo livro de reclamações para ver se estas e outras situações não se voltam a verificar.

Cpts.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”