fontes de alimentação

Responder
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

fontes de alimentação

Mensagem por nelmindo »

Faz sentido usar alguma protecção (disjuntor ou fusiveis) na saída de uma fonte de alimentação, para alimentar um automatismo industrial, a 24VDC, quando a fonte nas suas especificações indica que já tem protecção contra sobrecargas e curto-circuitos, à saída?
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: fontes de alimentação

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

À partida, diria que não.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Também acho que não é necessária qualquer protecção à saída da fonte.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

nos trabalhos em uso PLC's instalo sempre um fusivelsinho de 2A a protege-lo, primeiro ,porque quase todos os fabricates recomendam, vem nas folhas de instalação, e eu como sou um tipo obediente faço....hehehe......agora a sério, penso que é porque como os PLC's alimentados a corrente continua são quase todos com entradas e saidas analogicas, e podemos ter sinais externos a picar as entradas(tensões de 0-10V, ou correntes de 5-30mA,depende do actuador ou sonda) ou saida trabalharem com actuadores que interfiram com equipamentos que trabalhem com outras tensões, e como muitas vezes a fonte de alimentação principal( a tal dos 230V AC /24 V DC) alimentar varios PLC's, poderá existir um defeito externo e ir avariar ou danificar os PLC's, e é uma maneira de criar uma barreira para montante do PLC danifcado

é esta a minha visão da questão
Jaime Reis
JCarreira
Curioso
Curioso
Registado: 16 fev 2009, 13:50
Contacto:

Mensagem por JCarreira »

viva,

depende, ser for uma fonte apenas para um circuito de comado ok, tudo bem, mas como o colega Jaimereis disse no caso de equipamento sensivel (plcs conversores etc) instalo sempre o fusivel, no caso de varios circuitos faço a divisão dos circuitos com fusiveis, por exemplo comandos F1, PLC F2, electrovalvulas F3

cump,
asubida
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 mar 2009, 12:58
Been thanked: 5 times
Contacto:

Mensagem por asubida »

Boa tarde,
Fiquem com esta que me aconteceu numa inspecção da CERTIEL em Famalicão.
Num quadro de energia socorrida alimentado pela saida de um ondulador monofásico cujas características do fabricante diziam explicitamente ter a corrente limitada a 16 A eu tinha colocado um Interruptor diferencial de 20 A /30mA para protecção dos utilizadores e corte geral e disjuntores magnetotérmicos de 16A a proteger cada circuito derivado. O cabo de saida do ondulador era de 6 mm2 e os cabos derivados do quadro eram de 2,5mm2. Tive de colocar um disjuntor magnetotermico de 16A antes do interruptor (por opção poderia colocar fusíveis) pois no estrito cumprimento das RTIEBT relembraram-me que " todos os circuitos devem ser protegidos na sua origem". Isto é independente de a origem dos mesmos ser a rede ou uma fonte de alimentação. E assim a alimentação do quadro tinha também de ser protegida. Para garantir a selectividade tive ainda de trocar os disjuntores dos circuitos por outros de 10A ( por acaso era possível pois nenhum dos consumidores gastava mais do isso. Uma trabalheira!!!!!
Em relação ao caso em análise concordo que todos os circuitos derivados qualquer que seja o seu uso devam ter uma protecção ao circuito (como é CC os fusíveis são mais baratos) com um valor nominal máximo capaz de proteger os condutores ou outro valor adequado ao tipo de consumidores em cada circuito. Eu não confio muito nos limitadores e protecções das fontes de alimentação no caso de curto circuitos prolongados :P

Saudações
António Subida
Blog: http://penanet.blogspot.com
email:antoniosubida@yahoo.com.br
3R- Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Cuide do Ambiente. Só temos disponível um planeta Terra. O planeta habitável mais próximo fica a milhares de anos-luz!
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”