Minigeração

Nuno Gonçalves
Curioso
Curioso
Registado: 20 out 2009, 21:48

Minigeração

Mensagem por Nuno Gonçalves »

boa tarde colegas,

Deparo-me com um problema, quero fazer a instalação de 250 kW de paineis fotovoltaicos mas nao sei como fazer a ligaçao a rede.

A Contagem na instalação é feita em media tensao, tenho 5,6MW instalados.

gostaria de debater ideias, penso que a unica solução seria em fazer em MT, mas isso esta a por em causa a viabilidade do investimento.
Nuno Gonçalves
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Re: Minigeração

Mensagem por joaoosvaldo »

Nuno Gonçalves Escreveu:boa tarde colegas,

Deparo-me com um problema, quero fazer a instalação de 250 kW de paineis fotovoltaicos mas nao sei como fazer a ligaçao a rede.

gostaria de debater ideias, penso que a unica solução seria em fazer em MT, mas isso esta a por em causa a viabilidade do investimento.
5.6MW instalados? De que instalação se trata?

À partida uma potência de 250kW terá de ser entregue na MT, dificilmente a rede de BT tem capacidade de "penetração/absorção" dessa potência toda!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Nuno Gonçalves
Curioso
Curioso

Obrigado pela resposta.

Sim eu pensei no mesmo, apenas coloquei aqui o post para ver se alguem teria outra ideia.

trata-se de uma industria.
Nuno Gonçalves
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Mensagem por parreirajoao »

De acordo com o DL 34/2011, artº 6, nº2:

2 — A entrega da electricidade produzida à RESP efectua-se no nível de tensão constante do contrato de aquisição de electricidade para a instalação de utilização, excepto nos casos de aquisição de electricidade em média tensão com contagem em baixa tensão (BT), caso em que a contagem de electricidade pode ser efectuada neste nível de tensão, com desconto das perdas verificadas no transformador

http://www.renovaveisnahora.pt/c/docume ... upId=13360

C4macho
Curioso
Curioso
Registado: 12 set 2011, 20:32

Mensagem por C4macho »

Qual ´e a industria?
Camacho
Nuno Gonçalves
Curioso
Curioso

Industria de reciclagem
Nuno Gonçalves
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Está esclarecido?
Nuno Gonçalves Escreveu:Industria de reciclagem
Nuno Gonçalves
Curioso
Curioso

sim estou, era o que suponha.

queria ver se me livrava de fazer a contagem em media... mas nao é possivel!
Nuno Gonçalves
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Pois é, terás de comprar além dos paineis CSP, dos inversores, também 2 celas de MT (incoming and meteering) e respectivo transformador elevador.

Também no mesmo DL, podes verificar que terás de adquirir um armário de telecontagem

Nuno Gonçalves Escreveu:sim estou, era o que suponha.

queria ver se me livrava de fazer a contagem em media... mas nao é possivel!
Franciscos
Curioso
Curioso
Registado: 21 set 2011, 17:02

Mensagem por Franciscos »

À Partida é possível efectuar o projecto, caso pretenda contactos por acaso as equipas com que trabalho ja fizeram minigerações com sucesso. Caso pretenda mais informações sobre esto solicite me por email ou por mensagem nos forums (caso pretenda acompanhamento).
Nuno Gonçalves
Curioso
Curioso

Obrigado pela ajuda.
ja agora qual é o seu contacto?
Nuno Gonçalves
Franciscos
Curioso
Curioso
Registado: 21 set 2011, 17:02

Mensagem por Franciscos »

email: fcosta@luxmagna.pt

Não sei se neste forum é permitido divulgar desta forma o email se não for avisem-me, pois há sempre a possibilidade de clicar no nome "nick" da pessoa e enviar o pedido para os dados do perfil.

Estou à disposição para colaborar com quaisquer projectos e/ou duvidas que tenham(se puder responder nos fóruns é preferível para todos poderem beneficiar da informação), como disse tenho experiência na minigeração já concluída.

Cumps
Nuno Gonçalves
Curioso
Curioso

Bom dia,

Aproveitando a sua experiencia na area, ja efectuou instalações ate que potencia instalada?

é que tenho uma em maos de 250kW e tenho de fazer a entrega em media, o que aconselha?
Nuno Gonçalves
dirtyfrank
Curioso
Curioso
Registado: 29 out 2007, 22:09

Mensagem por dirtyfrank »

Boas,

Para sistemas acima de 100 Kw é necessário ligar a transformadores elevadores para ligar em media tensão. Neste caso o contador é ligado antes ou depois do transformador?
Pelo que percebi dos posts anteriores parece-me que é depois. Estou certo?

Mas caso o cliente tenham um contrato de utilização em media tensão, a contagem é sempre em media? E no caso de ter um contrato em baixa tensão, mesmo a potencia sendo superior a 100 Kw, a contagem pode ser feita em baixa tensão?

Peço desculpa pelas varias perguntas, mas estou um pouco confuso.

Cumprimentos
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

dirtyfrank Escreveu:Boas,

Para sistemas acima de 100 Kw é necessário ligar a transformadores elevadores para ligar em media tensão.

Consoante o contrato que tem na sua instalação de utilização. Se tiver em MT, terá de colocar um Trafo elevador para MT e respectiva cela de MT a ligar ao monobloco existente.

Neste caso o contador é ligado antes ou depois do transformador?

2 — A entrega da electricidade produzida à RESP efectua- se no nível de tensão constante do contrato de aquisição de electricidade para a instalação de utilização, excepto nos casos de aquisição de electricidade em média tensão com contagem em baixa tensão (BT), caso em que a contagem de electricidade pode ser efectuada neste nível de tensão, com desconto das perdas verificadas no transformador. Pelo que percebi dos posts anteriores parece-me que é depois.

Mas caso o cliente tenham um contrato de utilização em media tensão, a contagem é sempre em media? E no caso de ter um contrato em baixa tensão, mesmo a potencia sendo superior a 100 Kw, a contagem pode ser feita em baixa tensão?

Veja a resposta anterior. Foi retirada do DL 34/2011 artº6 ponto 2.

Peço desculpa pelas varias perguntas, mas estou um pouco confuso.

Nao tem de pedir desculpa. Este forum é mesmo para isso. Alguma duvida apite.

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”