Montagem quadro eléctrico sala de aula

Responder
eddygrinder
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 jan 2010, 01:04

Montagem quadro eléctrico sala de aula

Mensagem por eddygrinder »

Boas,
Preciso da vossa ajuda. Eu acho que já fiz a minha apresentação - se ainda não o fiz peço desculpa.

Preciso de remodelar este quadro eléctrico que está numa sala de aula. Neste sala vão levar em números redondos 25 pc's, impressora e mais alguns portáteis que os miúdos possam ligar. Portanto, estou a pensar em ligar umas 60 tomadas. A instalação está como se vê nas fotos. A única possibilidade que tenho é de mexer no quadro para proteger da melhor maneira.

Eu tenho uma ideia de como fazer mas preciso de saber se me escapa alguma coisa:
- Vou colocar 3 diferenciais;
- E 60/8 disjuntores de 16A.

Tenho que colocar mais alguma coisa?

Obrigado desde já!
Eduardo
Foto0725.jpg
Foto0724.jpg
Foto0723.jpg
Foto0722.jpg
Foto0721.jpg
[EDIT]Ooopss... só agora reparei que não virei a foto!
Registered Linux user number 478014.
http://counter.li.org/
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Re: Montagem quadro eléctrico sala de aula

Mensagem por joaoosvaldo »

Cada disjuntor de 16A a proteger um circuito com 8 tomadas no máximo (8 disjuntores de 16A no total) e 3 diferenciais de 40A / 300mA (dois dos diferencias ficam com 3 circuitos e o outro com 2 circuitos). Não esquecer ainda o interruptor de corte geral do quadro eléctrico.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Sem querer ferir susceptibilidades, penso que quem faz uma pergunta destas não deveria de fazer o trabalho.
Mais digo, que pelo aspecto do quadro mostrado nas imagens, se nota que não é trabalho de um profissional.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

rainbow Escreveu:Boa tarde.

Sem querer ferir susceptibilidades, penso que quem faz uma pergunta destas não deveria de fazer o trabalho.
Mais digo, que pelo aspecto do quadro mostrado nas imagens, se nota que não é trabalho de um profissional.
Partilho da mesma opinião, tratando-se ainda de um local escolar.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

não tenho a certeza , mas numa das fotografias no canto parece-me uma beata

acho que o quadro devia de ser novo e maior para alojar todas as protecções necessárias de acordo com as RTIEBT
Jaime Reis
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Concordo plenamente com o comentário do colega Rainbow, e acrescento que na minha opinião nestes casos não se devem dar opiniões sem conhecimento real da instalação, como é o caso do aconselhamento de diferenciais de 300mA sem se saber se estão adequados para garantir as condições regulamentares de segurança.

Cpm.
eddygrinder
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Antes de mais, não fui eu que fiz esta instalação e concordo (quase) com tudo o que foi dito. O quase tem a ver com algum exagero...
Sou prof desta escola mas a minha experiência é em Electrónica e não Electricidade. Não sou burro mas também não sou profissional.

Como hoje em dia as escolas não têm dinheiro para praticamente nada, tento dar a minha ajuda.

Não dá para reparar mas há um fio terra que está "fitado" (Não é permitido) e como é óbvio, o quadro não está aberto mas sim devidamente fechado

Tenho alguma experiência em Electricidade e a ideia é somente instalar disjuntores, diferencias, corte geral (Faltou-me este) e dividir os circuitos direitinhos. Sei perfeitamente que cada circuito leva 8 pontos e se repararem bem há disjuntores de 6, 10 e 16A.

Como é um circuito exclusivo de tomadas o trabalho é somente dividir os circuitos direitinhos.

Obrigado desde já pela vossa ajuda mas acho que não há motivo para exagero...

cumprimentos a todos!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

eddygrinder Escreveu:Antes de mais, não fui eu que fiz esta instalação e concordo (quase) com tudo o que foi dito. O quase tem a ver com algum exagero...
Sou prof desta escola mas a minha experiência é em Electrónica e não Electricidade. Não sou burro mas também não sou profissional.

Como hoje em dia as escolas não têm dinheiro para praticamente nada, tento dar a minha ajuda.

Não dá para reparar mas há um fio terra que está "fitado" (Não é permitido) e como é óbvio, o quadro não está aberto mas sim devidamente fechado

Tenho alguma experiência em Electricidade e a ideia é somente instalar disjuntores, diferencias, corte geral (Faltou-me este) e dividir os circuitos direitinhos. Sei perfeitamente que cada circuito leva 8 pontos e se repararem bem há disjuntores de 6, 10 e 16A.

Como é um circuito exclusivo de tomadas o trabalho é somente dividir os circuitos direitinhos.

cumprimentos a todos!
Boas
Penso que o quadro está mal dimensionado, pois deveria ter mais espaço, para colocar um barramento de escada, porta fusiveis e sinalizadores, e no meu entender os IDs deveriam ser de 30ma e não de 300ma.
Cpts.
Cpts.
Energy
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

eddygrinder Escreveu:Antes de mais, não fui eu que fiz esta instalação e concordo (quase) com tudo o que foi dito. O quase tem a ver com algum exagero...

cumprimentos a todos!
Cá está a razão de não se criticar sem conhecimento! Este é um Fórum de entreajuda.

Em relação aos diferenciais o mais prudente será realmente utilizar os de 30mA. Depende das pessoas que irão utilizar a sala se forem crianças convém utilizar os de 30mA (e já agora confirmar o valor da resistência de terra a ver se é adequada a esta sensibilidade).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Mensagem por parreirajoao »

Além do que já foi dito, não se esqueça que as tomadas deverão levar obturadores.

705.412.5 Os circuitos que alimentem tomadas devem ser protegidos por dispositivos diferenciais de IΔn ≤ 30 mA.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

parreirajoao Escreveu:Além do que já foi dito, não se esqueça que as tomadas deverão levar obturadores.

705.412.5 Os circuitos que alimentem tomadas devem ser protegidos por dispositivos diferenciais de IΔn ≤ 30 mA.
O ponto das RTIEBT indicado não se aplica ao presente edifício que é escolar. Aplica-se o seguinte ponto 801.2.3.3.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

eddygrinder
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Boas,
Desde já obrigado pela vossa ajuda.

Eu fartei-me de olhar para o quadro - até levei o meu RSIUEE (Sim, comprei o original...) mas a única maneira que eu estava a ver de fazer aquilo direito era desmanchar tudo mas... não há muito tempo!

Farto de olhar para aquela c@gada, fui ao responsável do executivo e perguntei quem tinha feito aquela instalação. Bem, passei-me... disseram-me que tinha sido um electricista!

Lá tive que dizer que de electricista não tinha nada e que aquilo, basicamente, estava muito mal feito. Como não me deram tempo para fazer tudo direito, limitei-me a separar um circuito e a distribui mais uniformemente as tomadas.

Vou propor quando tiver mais tempo fazer aquilo como deve ser!
telmo34
Curioso
Curioso
Registado: 16 abr 2010, 19:51

Mensagem por telmo34 »

topico antigo eu sei mas sou obrigado a dizer isto esta no sangue. barramento de neutro preso com abraçadeira de serrilha numa calha dim??? beata no canto do quadro!! cabo de entrada a 4mm com derivaçoes a 6mm repicadas a 2,5mm. e nao sei se viram mas ha uma difrença bem mais grave. nao é por si sr. professor mas o eletro-pedreiro ao menos tinha vergonha e nao mexia
asubida
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 mar 2009, 12:58
Been thanked: 5 times
Contacto:

Mensagem por asubida »

Boa tarde,
Ilustres membros do fórum.
Este fórum tem muitos membros, mas tem também muitos visitantes (que até nem se dão ao trabalho de registarem e muitos são estudantes do ensino médio ou superior) mas que de qualquer modo consideram este sitio um lugar onde se pode praticar o "fazer bem, sem olhar a quem".
Sendo assim entendo que já existem contribuições suficientes para se poder tirar uma conclusão sobre o tema:
- Não restam dúvidas que a instalação da sala de aula tem de ser feita de novo, incluindo o quadro. O que existe está como todos viram .... (obrigado pelas fotos, pois são um exemplo de caso de estudo).
Saudações
António Subida
Blog: http://penanet.blogspot.com
email:antoniosubida@yahoo.com.br
3R- Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Cuide do Ambiente. Só temos disponível um planeta Terra. O planeta habitável mais próximo fica a milhares de anos-luz!
eddygrinder
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

telmo34 Escreveu:topico antigo eu sei mas sou obrigado a dizer isto esta no sangue. barramento de neutro preso com abraçadeira de serrilha numa calha dim??? beata no canto do quadro!! cabo de entrada a 4mm com derivaçoes a 6mm repicadas a 2,5mm. e nao sei se viram mas ha uma difrença bem mais grave. nao é por si sr. professor mas o eletro-pedreiro ao menos tinha vergonha e nao mexia
Boas,
Desde já peço desculpa pelo ligeiro afastamento deste tópico mas o trabalho tem sido muito.

... e antes de mais queria agradecer ao asubida. Depois respondo... :wink:

Não sei se é "crime" o que vou escrever mas conto a história mais ou menos abreviada:
Começo já por aquilo que não fiz... mexer no quadro. Não toquei em absolutamente nada e depois já entendem a razão porque não o fiz.

Depois, pessoal, não há lá nenhuma beata...! Nesta sala entram só miúdos do secundário, portanto, do 10º - 12º ano

Eu estou sempre disponível para ajudar mas como sou prof mais ligado à electrónica, ofereci-me para tentar remediar a situação.
Por isso é que vos pedi ajuda. Volto a repetir, não sou burro mas também não sou profissional, no entanto, sei distinguir o que está certo e errado. Neste caso, o que me apetecia fazer era simplesmente meter as mão ao quadro e sacar tudo fora. Como já disse, tenho o RSIUEE e algumas vezes faço uso dele, não só para fazer pequenos trabalhos como para leccionar um ou outro módulo de electricidade.

Mas, imaginem ter que fazer isso em 2 dias, incluindo comprar material e arranjar a sala. Ainda por cima com os profs de informática a pressionar que precisavam de tudo pronto e a horas...!!!

Posto este cenário, fui ao Executivo e perguntei quem tinha feito aquilo. Expliquei que as coisas não podiam estar feitas daquela maneira - tal e qual como o telmo disse - além disso, o fio terra não podia estar "fitado", teria que haver, pelo menos mais um diferencial e um quadro maior, etc...

Comprometia-me a fazer tudo direitinho mas precisava de muito mais tempo e o quadro vinha todo abaixo!
Qual não foi o meu espanto que me disseram que a instalação tinha sido feita por um electricista!!!!

Como estamos a falar de pessoas que não percebem de electricidade é muito fácil o gajo aldrabar e fazer a c@gada que fez!!!

Sendo assim, a única coisa que fiz, foi aproveitar uma tomada que lá estava sem uso e "pendurar" lá 8 circuitos, aliviando os outros.

Toda esta indignação eu também a tive e demonstrei-a a quem de direito mas como devem entender, ou faço tudo de novo e assumo a responsabilidade ou arrisco-me a mudar alguma coisa e se algum problema acontecer vê-me pedir responsabilidade e não estou para aí virado. (Nem me passa pela cabeça, acontecer algum acidente com profs ou alunos...)

Por isso é que deixei o quadro como estava. Como não sou de deixar as coisas a meio, vou ler atentamente a mensagem do asubida (Obrigado pela atenção, mais uma vez!) e elaborar um projecto/plano de trabalho para deixar tudo direitinho!

Obrigado mais uma vez pela vossa ajuda.
Eduardo
Responder

Voltar para “Dúvidas”