Manual de operação e manutenção de GTC (AVAC)

Responder
asubida
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 mar 2009, 12:58
Agradecimento recebido: 5 vezes
Contacto:

Manual de operação e manutenção de GTC (AVAC)

Mensagem por asubida »

Boa noite,Ilustres colegas.

Será que alguém tem um manual de operação e manutenção de gestão técnica centralizada especialmente a parte relativa ao AVAC que possa ser usado com fins didácticos?

Saudações
António Subida
Blog: http://penanet.blogspot.com
email:[email protected]
3R- Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Cuide do Ambiente. Só temos disponível um planeta Terra. O planeta habitável mais próximo fica a milhares de anos-luz!
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Manual de operação e manutenção de GTC (AVAC)

Mensagem por jaimereis »

boas

eu trabalho em muitos edificios com GTC, e cada edificio tem as suas necessidades, e cada fabricante tem as suas manhas, por isso não existe um manual para este tipo de situação

mas há situacões comuns, se quiser podemos discuti-las aqui
Jaime Reis
asubida
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por asubida »

Bom dia !

OK! Acho que isso pode enriquecer o conteudo do forum em benefício de todos. Para iniciar sugiro que se apresentem as principais funções de uma GTC comuns à maioria das marcas, protocolos de comunicação etc. E depois se algum dos membros conhecer soluções particulares de alguma marca seria interessante conhecer e comparar.

Saudações
António Subida
3R- Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Cuide do Ambiente. Só temos disponível um planeta Terra. O planeta habitável mais próximo fica a milhares de anos-luz!
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

boas

GTC Gestão Tecnica de Edificios

a gestão tecnica resume-se principalmente a quatro situações; Comando, Alarme, Controlo e Monotorização

A principal caracteristica comum das GTC é comando horario de equipamentos( na brincadeira costuma-se dizer que a GTC é basicamente um relogio muito caro), é esta a nº1, sem duvida, pois é possivel ter mapas anuais de comando, definir fins de semana, feriados nacionais e municipais, prolongamentos, dias alternativos, e daqui comandar equipamentos AVAC, iluminação, etc. É aqui que definimos o que é que trabalha e o que não trabalha.

a segunda mais importante, é o registo de alarmes, sempre ocorre um evento, que pode ser ou não uma anomalia, este cai num ecram seguido de um aviso sonoro, ou mesmo por SMS ou outra forma de aviso, é aqui que o tecnico sabe algo nestá a falhar ou foi abortado por alguem ou alguma coisa

a terceira é o controlo de equipamentos, é aqui que se define os parametros de trabalho dos equipamentos agregados;set-point; indices; curvas etc

a monotorização, onde se observa se todos os equipamentos,; estados de funcionamento; estagios de funcionamento

de cada uma desta derivam outras mas é esta a minha perpectiva

dos edificios que conheço, a GTC é constituida por , um PC com software necessário, um modem/router, controladores com portas I/O( que podem analogicas ou digitais, ou as duas coisas), quadros de comando

atenção que eu estou a resumir muito a nivel de equipamentos , são um pouco mais complexos, que se pode e se quiserem detalhar mais adiante

o protocolo de comuniucações mais usado nestes edificios é o chamado BUS( uns dizem ModBus, outros dizem ProfiBus), é uma ligação serie RS485/422, que tem a vantagem de poder ir até aos 1200 metros com 64 endereços, o RS485 é um sistema a dois fios, e o RS422 é um sistema a 4 fios
Jaime Reis
asubida
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por asubida »

Boa tarde,
Bem explicado, Sintético e claro.
E o seu realce na importância da programação dos ciclos de funcionamento de acordo com expressão usada ".... um relógio muito caro...." é uma abordagem interessante, que francamente eu nunca tinha dado tanta importância já que o meu interesse específico era a comunicação entre todos os equipamentos e a recolha de dados para o planeamento automático da manutenção.
Se já conhece a obra do Engº A Chamusca sobre o tema denominada "A inteligência que se instala" qual é o seu sentimento ? Recomendaria a sua leitura a quem inicia a sua formação na manutenção e operação de AVAC?
Em anexo fica para os interessados uma apresentação do livro e também uma apresentação sobre o tema nas Jornadas electrotecnicas de 2006 do ISEP

Caso não conheça veja este artigo http://www.voltimum.pt/news/158/cm/inte ... dagem.html

Saudações
Anexos
Gestaotecnica AVAC.pdf
(824.55 KiB) Transferido 216 vezes
10-Apresentacao LivroAlexandreChamusca.pdf
(121.32 KiB) Transferido 248 vezes
António Subida
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

boas

por acaso ainda não li, mas deve se interessante

eu pessoalmente tenho uma opinião, que alguns podem de chamar de mentalidade pequenina, mas acho que a dómotica pelo menos a que se atribui ao parque habitacional, só tem interesse tecnico e rentaval para hatitações de grande espaço, quem tem um T2/T3 ou mesmo um T4 é malta que trabalha praticamente o dia todo , sai de manha, chega á noite, vai buscar os miudos, e ao fim de semana vai é passear com a familia para espairecer, não está em casa, pouco usa de sistemas de domotica.

Agora em grandes vivendas, com jardim, controlo de rega, varandas com parasois de recolha automatica conforme a luz e o vento, iluminação com detecção de movimento em horario definidos, controlo a ar-condicionado, estores, portões , abertura da porta da entrada ao jardineiro via SMS , etc
aqui sim, pois são casas onde tem vida, geralmente familias numerosas de estrato social elevado, com empregados, o movimento de pessoas é consideralvel, e aqui sim o factor economico já tem peso a medio e longo prazo.

o que eu quero dizer com isto, é a automatização deste genero só se justifica onde há movimento, onde há gastos, aqui sim, através da domotica é que se poderá rentabilizar e poupar os equipamentos, que foi para isso que apareceu, ou se inventou.

vamos ver por exemplo, onde eu comecei a trabalhar, num banco em Lisboa
a equipe de manutenção era composta por(só num edificio), três electricistas+um ajudante(eu), um carpinteiro, um pintor+ajudante, um serralheiro+ajudante, um mecanico de frio, um electromecanico/fogueiro, e dois serventes

este pessoal desenpenhava as funções de comando(ligavam e desligavam os equipamentos), alarme(como circulavam constantemente pelo o edificio se existisse algo reportavam logo), controlo(deslocavam-se aos locais das máquinas para parametrizar), e monotorização de x em x tempo deslocavam-se ao locais, e tambem sob pedido dos ocupantes dos escritorios.

nos anos 90 instalou-se uma GTC da Jonhson Controls, e com o decorrer dos anos, a actual equipe de manutenção é composta por um electricista+ ajudante(não, não, já não sou eu!!), um serralheiro, um electrimecanico e fim

ao instalar da GTC rentabilizou e tem poupado os equipamentos( claro que não se pode esquecder das operações de manutenção preventiva e correctiva) ao longo dos anos a modos que dispensou pessoal(tambem outros factores)

aqui sim o investimento de uma GTC num edficio onde existem movimento, vida é garante de uma boa opção economica de equipamentos, a longa vida dos mesmos
Jaime Reis
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por parreirajoao »

jaimereis Escreveu:boas

É como um DCS (Distributed Control System), mas mais pequeno.

GTC Gestão Tecnica de Edificios

a gestão tecnica resume-se principalmente a quatro situações; Comando, Alarme, Controlo e Monotorização

A principal caracteristica comum das GTC é comando horario de equipamentos( na brincadeira costuma-se dizer que a GTC é basicamente um relogio muito caro), é esta a nº1, sem duvida, pois é possivel ter mapas anuais de comando, definir fins de semana, feriados nacionais e municipais, prolongamentos, dias alternativos, e daqui comandar equipamentos AVAC, iluminação, etc. É aqui que definimos o que é que trabalha e o que não trabalha.

a segunda mais importante, é o registo de alarmes, sempre ocorre um evento, que pode ser ou não uma anomalia, este cai num ecram seguido de um aviso sonoro, ou mesmo por SMS ou outra forma de aviso, é aqui que o tecnico sabe algo nestá a falhar ou foi abortado por alguem ou alguma coisa

a terceira é o controlo de equipamentos, é aqui que se define os parametros de trabalho dos equipamentos agregados;set-point; indices; curvas etc

a monotorização, onde se observa se todos os equipamentos,; estados de funcionamento; estagios de funcionamento

de cada uma desta derivam outras mas é esta a minha perpectiva

dos edificios que conheço, a GTC é constituida por , um PC com software necessário, um modem/router, controladores com portas I/O( que podem analogicas ou digitais, ou as duas coisas), quadros de comando

atenção que eu estou a resumir muito a nivel de equipamentos , são um pouco mais complexos, que se pode e se quiserem detalhar mais adiante

o protocolo de comuniucações mais usado nestes edificios é o chamado BUS( uns dizem ModBus, outros dizem ProfiBus), é uma ligação serie RS485/422, que tem a vantagem de poder ir até aos 1200 metros com 64 endereços, o RS485 é um sistema a dois fios, e o RS422 é um sistema a 4 fios
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”