Ajuda para dimensionar secção de cabo
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Re: Ajuda para dimensionar secção de cabo
Mas é isso que eu tenho tentado dizer, nos bornes dos contadores convencionais você não consegue apertar condutor de 70mm2
Jaime Reis
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Como sabe os contadores de leitura direta; os bornes de ligação não permitem ligações de condutores superiores a 25mm2, ora nas circunstâncias atrás relatadas diz-se que a solução é a aplicação de portinhola com a finalidade de redução da seção neste caso de 70mm2 para a seção adequada à ligação no contador, penso ter esclarecido.
Cpm.
Cpm.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
BoasJosecalado Escreveu:Como sabe os contadores de leitura direta; os bornes de ligação não permitem ligações de condutores superiores a 25mm2, ora nas circunstâncias atrás relatadas diz-se que a solução é a aplicação de portinhola com a finalidade de redução da seção neste caso de 70mm2 para a seção adequada à ligação no contador, penso ter esclarecido.
Cpm.
Neste caso tenho de instalar 2 portinholas com os barramentos, 1 junto do contador e outra junto do limitador da EDP, para reduzir a secção do cabo, pois o contador fica junto da portinhola da EDP, e o Disjuntor ou interruptor (limitador da EDP) fica na outra extremidade do cabo, já dentro do Quadro Eléctrico.
Será que a Certiel aceita esta solução?
Cpts.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Quadro de Honra
então peço desculpa pela minha ignorancia, mas não estou a ver como se faz
vai a cabo de 25 até ao contador, sai do contador a 25 até uma caixa, e daqui para a fente segue a 70? é isso?
vai a cabo de 25 até ao contador, sai do contador a 25 até uma caixa, e daqui para a fente segue a 70? é isso?
Jaime Reis
-
- Team Apoio
Boasjaimereis Escreveu:então peço desculpa pela minha ignorancia, mas não estou a ver como se faz
Eu também estou com muitas duvidas, pois da portinhola da EDP ligaria logo ao contador a 25mm, depois sairia do contador a 25mm até à outra portinhola junto do contador e aí nos barramentos seria feita a transição do cabo para 70mm, e na outra extremidade aconteceria o mesmo, mas com o limitador da EDP.
Será isto uma situação aceitavél, pois vai existir 2 emendas de cabos com secções diferentes, será esta solução aprovada pela Certiel?
Agradeço os vossos comentários e venham novas soluções.
Cpts.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Técnico Dedicado
Boa Noite!
É esta a solução para a resolução destas situações pois como não se pode ligar condutores com secção superior a 25mm2 nos contadores e DCP, ter-se-á que reduzir a seção, e a forma aprovada pela Certiel é precisamente a aplicação de 2 portinholas para fazer a redução da seção, estas devem ser providas de fechaduras da EDP visto fazerem parte do ramal de alimentação á instalação.
Cpm.
É esta a solução para a resolução destas situações pois como não se pode ligar condutores com secção superior a 25mm2 nos contadores e DCP, ter-se-á que reduzir a seção, e a forma aprovada pela Certiel é precisamente a aplicação de 2 portinholas para fazer a redução da seção, estas devem ser providas de fechaduras da EDP visto fazerem parte do ramal de alimentação á instalação.
Cpm.
-
- Quadro de Honra
pessoalmente, não concordo, devia ser uma caixa para TI´s e cabo inteiro
mas se é assm que eles dizem, assim terá que se fazer
mas se é assm que eles dizem, assim terá que se fazer
Jaime Reis
-
- Team Apoio
Boas
Já agora mais uma dúvida relacionada com este assunto, será que posso utilizar o condutor de terra do cabo(XV3x70+2G35mm), para levar a terra geral desde a caixa de chantes amoviveis que vou instalar junto da portinhola da EDP para o quadro geral.
Será que a Certiel aceita, ou terei de fazer uma terra proximo do Quadro Eléctrico, e aí o cabo a utilizar na derivação já é XV3x70+1G35mm.
Cpts.
Já agora mais uma dúvida relacionada com este assunto, será que posso utilizar o condutor de terra do cabo(XV3x70+2G35mm), para levar a terra geral desde a caixa de chantes amoviveis que vou instalar junto da portinhola da EDP para o quadro geral.
Será que a Certiel aceita, ou terei de fazer uma terra proximo do Quadro Eléctrico, e aí o cabo a utilizar na derivação já é XV3x70+1G35mm.
Cpts.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Técnico Dedicado
Pode fazer como diz desde que o condutor verde/amarelo (Terra) ligue diretamente no ligador amovível da CMT, sem interrupção até ao BGT.
Cpm.
Cpm.
-
- Team Apoio
Boas amigos
Entretanto lembrei-me de uma situação que poderá ser mais correcta e económica, que é a seguinte:
Se eu em vez de instalar a caixa de contador junto da portinhola da EDP, passar esta caixa para a fachada da moradia que pretendo alimentar, assim o cabo de 70mm, ligaria logo na portinhola da EDP, depois no extremo desse cabo, junto da moradia colocava então uma portinhola c/barramentos para fazer a transição do cabo de 70mm para 25mm para ligar no contador, e aí estou a cerca de 30mts do quadro, o que posso utilizar cabo de 25mm ou secção inferior, e poupo 1 portinhola e algum dinheiro no cabo, pois penso que posso baixar a secção da derivação para 50mm, visto a derivação ser de cerca de 120mts.
O que me dizem da ideia?
Cpts.
Entretanto lembrei-me de uma situação que poderá ser mais correcta e económica, que é a seguinte:
Se eu em vez de instalar a caixa de contador junto da portinhola da EDP, passar esta caixa para a fachada da moradia que pretendo alimentar, assim o cabo de 70mm, ligaria logo na portinhola da EDP, depois no extremo desse cabo, junto da moradia colocava então uma portinhola c/barramentos para fazer a transição do cabo de 70mm para 25mm para ligar no contador, e aí estou a cerca de 30mts do quadro, o que posso utilizar cabo de 25mm ou secção inferior, e poupo 1 portinhola e algum dinheiro no cabo, pois penso que posso baixar a secção da derivação para 50mm, visto a derivação ser de cerca de 120mts.
O que me dizem da ideia?
Cpts.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Dá a mesma secção.
ENERGY Escreveu:Obrigado amigo João, mas estou a pensar num cabo XV (PRETO) em braçadeiras, e não enterrado, o cliente não quer abrir vala.
Cpts.
parreirajoao Escreveu:Pelos meus cálculos dá-me um cabo de 25 mm2. Ver anexo
Será: XAV 0,6/1kV 3x25+2G16
Nota: Estou a considerar que o cabo vai directamente enterrado.
-
- Técnico Dedicado
Sim, está correcto.
ENERGY Escreveu:Boas tardes, amigo Jaime
Os contadores de TI´s não são só instalados em instalações com potência contratada superiore a 60A Trifásicos?
Cpts
jaimereis Escreveu:por isso é que existem contadores com TI´s, para secções superiores a 25mm2
-
- Técnico Dedicado
Pelo que vi na ficha da certiel nº 29, para 20,7 kVA, sistema trifásico e para um cabo de 25 mm2, chego aos 64 metros, para atingir os tais 1,5% de q.d.t.
No meu cálculo dá 25 mm2. É capaz de ser por arredondamentos, ou outros pressupostos de cálculo.
Não entendo onde foi buscar os tais 70 mm2.
Como muito, então colocar 35 mm2.
No meu cálculo dá 25 mm2. É capaz de ser por arredondamentos, ou outros pressupostos de cálculo.
Não entendo onde foi buscar os tais 70 mm2.
Como muito, então colocar 35 mm2.
Josecalado Escreveu:Com o fim de cumprir a legislação em vigor e como já foi referido anteriormente, poderá consultar a secção 803.2.4.4.2 das (RTIEBT) ou a ficha técnica nº 29 da Certiel, e de acordo deverá para o comprimento indicado utilizar a secção de 70mm2, a transição de secção pode ser efectuada utilizando uma portinhola P100 equipada com barramentos no lado do contador e outra no lado do quadro geral se entender que é necessária.
Não tenho conhecimento que a EDP ligue contadores com Tis para potências inferiores a 41,4KVA.
Cpm.
-
- Quadro de Honra
realmente ainda não tinha feito as contas, mas fiz agora e tambem me dá 25mm2(para o coeficiente do cagaço- como diz um colega- usa-se 35mm2)
para 20,7kVA Is=30A
R=0,022x(140/25)<=>R=0,12 Ohm
AU = 0,12 x 30 <=> AU = 3,6 V
Au = (3,6/230)x100% <=> Au = 1,5% pelo que satisfaz á justa a regulamentação
para 20,7kVA Is=30A
Jaime Reis
-
- Técnico Dedicado
Há aqui um erro relativamente à intensidade para 20,7KVA I=P/U e para esta potência I=90 Amp. logo dá uma queda de tensão de 4,69%jaimereis Escreveu:realmente ainda não tinha feito as contas, mas fiz agora e tambem me dá 25mm2(para o coeficiente do cagaço- como diz um colega- usa-se 35mm2)
para 20,7kVA Is=30A
Cpm.