Ajuda para dimensionar secção de cabo

jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: Ajuda para dimensionar secção de cabo

Mensagem por jaimereis »

Mas é isso que eu tenho tentado dizer, nos bornes dos contadores convencionais você não consegue apertar condutor de 70mm2
Jaime Reis
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Como sabe os contadores de leitura direta; os bornes de ligação não permitem ligações de condutores superiores a 25mm2, ora nas circunstâncias atrás relatadas diz-se que a solução é a aplicação de portinhola com a finalidade de redução da seção neste caso de 70mm2 para a seção adequada à ligação no contador, penso ter esclarecido.

Cpm.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Josecalado Escreveu:Como sabe os contadores de leitura direta; os bornes de ligação não permitem ligações de condutores superiores a 25mm2, ora nas circunstâncias atrás relatadas diz-se que a solução é a aplicação de portinhola com a finalidade de redução da seção neste caso de 70mm2 para a seção adequada à ligação no contador, penso ter esclarecido.

Cpm.
Boas
Neste caso tenho de instalar 2 portinholas com os barramentos, 1 junto do contador e outra junto do limitador da EDP, para reduzir a secção do cabo, pois o contador fica junto da portinhola da EDP, e o Disjuntor ou interruptor (limitador da EDP) fica na outra extremidade do cabo, já dentro do Quadro Eléctrico.
Será que a Certiel aceita esta solução?

Cpts.
Cpts.
Energy
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

então peço desculpa pela minha ignorancia, mas não estou a ver como se faz

vai a cabo de 25 até ao contador, sai do contador a 25 até uma caixa, e daqui para a fente segue a 70? é isso?
Jaime Reis
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

jaimereis Escreveu:então peço desculpa pela minha ignorancia, mas não estou a ver como se faz

vai a cabo de 25 até ao contador, sai do contador a 25 até uma caixa, e daqui para a fente segue a 70? é isso?
Boas
Eu também estou com muitas duvidas, pois da portinhola da EDP ligaria logo ao contador a 25mm, depois sairia do contador a 25mm até à outra portinhola junto do contador e aí nos barramentos seria feita a transição do cabo para 70mm, e na outra extremidade aconteceria o mesmo, mas com o limitador da EDP.
Será isto uma situação aceitavél, pois vai existir 2 emendas de cabos com secções diferentes, será esta solução aprovada pela Certiel?
Agradeço os vossos comentários e venham novas soluções.

Cpts.
Cpts.
Energy
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Boa Noite!
É esta a solução para a resolução destas situações pois como não se pode ligar condutores com secção superior a 25mm2 nos contadores e DCP, ter-se-á que reduzir a seção, e a forma aprovada pela Certiel é precisamente a aplicação de 2 portinholas para fazer a redução da seção, estas devem ser providas de fechaduras da EDP visto fazerem parte do ramal de alimentação á instalação.

Cpm.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

pessoalmente, não concordo, devia ser uma caixa para TI´s e cabo inteiro

mas se é assm que eles dizem, assim terá que se fazer
Jaime Reis
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Já agora mais uma dúvida relacionada com este assunto, será que posso utilizar o condutor de terra do cabo(XV3x70+2G35mm), para levar a terra geral desde a caixa de chantes amoviveis que vou instalar junto da portinhola da EDP para o quadro geral.
Será que a Certiel aceita, ou terei de fazer uma terra proximo do Quadro Eléctrico, e aí o cabo a utilizar na derivação já é XV3x70+1G35mm.

Cpts.
Cpts.
Energy
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Pode fazer como diz desde que o condutor verde/amarelo (Terra) ligue diretamente no ligador amovível da CMT, sem interrupção até ao BGT.

Cpm.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas amigos

Entretanto lembrei-me de uma situação que poderá ser mais correcta e económica, que é a seguinte:
Se eu em vez de instalar a caixa de contador junto da portinhola da EDP, passar esta caixa para a fachada da moradia que pretendo alimentar, assim o cabo de 70mm, ligaria logo na portinhola da EDP, depois no extremo desse cabo, junto da moradia colocava então uma portinhola c/barramentos para fazer a transição do cabo de 70mm para 25mm para ligar no contador, e aí estou a cerca de 30mts do quadro, o que posso utilizar cabo de 25mm ou secção inferior, e poupo 1 portinhola e algum dinheiro no cabo, pois penso que posso baixar a secção da derivação para 50mm, visto a derivação ser de cerca de 120mts.
O que me dizem da ideia?

Cpts.
Cpts.
Energy
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Mensagem por parreirajoao »

Dá a mesma secção.

ENERGY Escreveu:Obrigado amigo João, mas estou a pensar num cabo XV (PRETO) em braçadeiras, e não enterrado, o cliente não quer abrir vala.
Cpts.

parreirajoao Escreveu:Pelos meus cálculos dá-me um cabo de 25 mm2. Ver anexo

Será: XAV 0,6/1kV 3x25+2G16

Nota: Estou a considerar que o cabo vai directamente enterrado.
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Sim, está correcto.
ENERGY Escreveu:Boas tardes, amigo Jaime

Os contadores de TI´s não são só instalados em instalações com potência contratada superiore a 60A Trifásicos?
Cpts

jaimereis Escreveu:por isso é que existem contadores com TI´s, para secções superiores a 25mm2
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Pelo que vi na ficha da certiel nº 29, para 20,7 kVA, sistema trifásico e para um cabo de 25 mm2, chego aos 64 metros, para atingir os tais 1,5% de q.d.t.
No meu cálculo dá 25 mm2. É capaz de ser por arredondamentos, ou outros pressupostos de cálculo.

Não entendo onde foi buscar os tais 70 mm2.

Como muito, então colocar 35 mm2.

Josecalado Escreveu:Com o fim de cumprir a legislação em vigor e como já foi referido anteriormente, poderá consultar a secção 803.2.4.4.2 das (RTIEBT) ou a ficha técnica nº 29 da Certiel, e de acordo deverá para o comprimento indicado utilizar a secção de 70mm2, a transição de secção pode ser efectuada utilizando uma portinhola P100 equipada com barramentos no lado do contador e outra no lado do quadro geral se entender que é necessária.
Não tenho conhecimento que a EDP ligue contadores com Tis para potências inferiores a 41,4KVA.

Cpm.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

realmente ainda não tinha feito as contas, mas fiz agora e tambem me dá 25mm2(para o coeficiente do cagaço- como diz um colega- usa-se 35mm2)

para 20,7kVA Is=30A

R=0,022x(140/25)<=>R=0,12 Ohm

AU = 0,12 x 30 <=> AU = 3,6 V

Au = (3,6/230)x100% <=> Au = 1,5% pelo que satisfaz á justa a regulamentação
Jaime Reis
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

jaimereis Escreveu:realmente ainda não tinha feito as contas, mas fiz agora e tambem me dá 25mm2(para o coeficiente do cagaço- como diz um colega- usa-se 35mm2)

para 20,7kVA Is=30A

R=0,022x(140/25)<=>R=0,12 Ohm

AU = 0,12 x 30 <=> AU = 3,6 V

Au = (3,6/230)x100% <=> Au = 1,5% pelo que satisfaz á justa a regulamentação
Há aqui um erro relativamente à intensidade para 20,7KVA I=P/U e para esta potência I=90 Amp. logo dá uma queda de tensão de 4,69%
Ficha técnica 29 (Certiel).jpg
Cpm.
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”