Número de PD's (Bastidores) por Piso

Responder
GuilhermeRodrigues
Curioso
Curioso
Registado: 06 dez 2007, 00:09
Has thanked: 3 times
Been thanked: 1 time

Número de PD's (Bastidores) por Piso

Mensagem por GuilhermeRodrigues »

Bom dia colegas.

Sei que este tema têm causado várias dúvidas em termos de aplicação do Manual ITED 2, e já foi abordado em alguns tópicos.

Visto neste momento estar com uma situação (a qual descrevo de seguida) em que tive dúvidas se se deveria aplicar esta exigência de colocar um PD por piso pedi um esclarecimento à ANACOM o qual recebi hoje a resposta:

- A dúvida é a seguinte tenho um edifício com dois pisos destinado a Lar, no piso inferior tenho um quarto, sala de pessoal e sala de reuniões as distâncias ao Bastidor na entrada do edifício são pequenas, e como o n.º de tomadas de pares de cobre e coaxial são reduzidas solicitei um parecer à ANACOM para saber se podia colocar apenas um Bastidor no piso superior e expliquei bem o porquê... Este edifício é uma ampliação...

Obtive a seguinte resposta da parte da Entidade:

"... Na sequência do vosso pedido de informação, após análise técnica, e por despacho do Director de Fiscalização, de "data", cumpre-nos informar:

O manual ITED, 2ª edição, prevê na tabela 63, do ponto 12.5, a existência de 1 PD (bastidor) por piso, independentemente do número de tomadas instaladas em cada um dos pisos. Desta forma é salvaguardada a garantia dos comprimentos máximos dos canais de ligação, numa eventual ampliação da infraestrutura que possa ocorrer. Assim sendo, neste caso é necessária a instalação de 1 PD em cada um dos pisos.

Na expectativa de que tenha ficado esclarecido, face às dúvidas apresentadas, o ICP-ANACOM fica disponível para outras solicitações..."

Deixo aqui este Tópico para que todos os colegas tenham atenção pois temos mesmo que cumprir caso contrário teremos problemas...

O Cliente vai pagar mais um Bastidor sem necessidade...
Cumprimentos.

Guilherme Rodrigues

Eng.º Téc. Electrotécnico
projectos.g.rodrigues@gmail.com
danieljpires
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 dez 2007, 11:42

Re: Número de PD's (Bastidores) por Piso

Mensagem por danieljpires »

vou transcrever literalmente uma faq da ANACOM diponivel no seu sitte:

"10. Estou a projectar a restruturação da cablagem de uma escola secundária, ao abrigo do Programa de Modernização das escolas portuguesas. Como deve ser entendida a obrigatoriedade de distribuir ao longo do edifício os diferentes Pontos de Distribuição (PD)?

Este modelo de escola envolve apenas um único Ponto de Distribuição (PD), onde se alojam os repartidores gerais de par de cobre, de cabo coaxial e de fibra óptica, pelo que está garantido o cumprimento do Manual ITED. Neste contexto, fica ao critério do projectista a definição, para cada piso, dos bastidores de telecomunicações a instalar e dos meios de interligação, para garantir a qualidade e redundância definidas para cada escola."
[/b]

Basicamente esta a dizer o oposto que disseste em cima?
Daniel Silva Pires - Eng.º
GuilhermeRodrigues
Curioso
Curioso

danieljpires Escreveu:vou transcrever literalmente uma faq da ANACOM diponivel no seu sitte:

"10. Estou a projectar a restruturação da cablagem de uma escola secundária, ao abrigo do Programa de Modernização das escolas portuguesas. Como deve ser entendida a obrigatoriedade de distribuir ao longo do edifício os diferentes Pontos de Distribuição (PD)?

Este modelo de escola envolve apenas um único Ponto de Distribuição (PD), onde se alojam os repartidores gerais de par de cobre, de cabo coaxial e de fibra óptica, pelo que está garantido o cumprimento do Manual ITED. Neste contexto, fica ao critério do projectista a definição, para cada piso, dos bastidores de telecomunicações a instalar e dos meios de interligação, para garantir a qualidade e redundância definidas para cada escola."
[/b]

Pois mas eu devido a essa dúvida que aliás já foi abordada noutros tópicos questionei a ANACOM em Julho e foi essa a resposta que recebi, pode ser que daqui a uns tempos apareça nas FAQ's esta minha questão.

Mas também cada caso é um caso. Será que eles têm algumas recomendações especificas para a Parque Escolar?? fala de " ... ao abrigo do Programa de Modernização das escolas portuguesas..."
Cumprimentos.

Guilherme Rodrigues

parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Mensagem por parreirajoao »

O documento técnico do Parque Escolar diz:

REDE DE DADOS E COMUNICAÇÕES

A rede de dados e comunicações é constituída por bastidores distribuídos de acordo com as necessidades (nas escolas Pavilhonares, no mínimo um por Pavilhão) e deverá cumprir com a legislação (ITED)

Os pólos serão constituídos por bastidores normalizados de 19” 600x600, construídos em chapa de aço, com tratamento anticorrosivo,
equipados com perfis interiores ajustáveis em profundidade, painéis laterais amovíveis e porta frontal equipada com chave. A sua altura útil (número de U) será definida com base no número de U utilizados, sendo que deverão ficar livres para instalação de equipamentos activos o mesmo número de U ocupados pelos painéis de distribuição e para reserva deverá ser prevista a possibilidade de crescimento de 30%.

O comprimento máximo do troço compreendido entre o conector no painel de distribuição e o conector na tomada não poderá
exceder os 90m, motivo pelo qual em alguns edifícios poderá ter de se considerar o recurso a mais de um bastidor por piso,
servindo cada um deles a área nas suas imediações. Para estabelecer a distância máxima efectiva, para a distribuição horizontal
devemos considerar ainda os chicotes que ligam da tomada ao PC e os chicotes de interligação no bastidor cuja soma do
comprimento não deverá ultrapassar os 10m.

.[/i]
GuilhermeRodrigues Escreveu:
danieljpires Escreveu:vou transcrever literalmente uma faq da ANACOM diponivel no seu sitte:

[/b]

Pois mas eu devido a essa dúvida que aliás já foi abordada noutros tópicos questionei a ANACOM em Julho e foi essa a resposta que recebi, pode ser que daqui a uns tempos apareça nas FAQ's esta minha questão.

Mas também cada caso é um caso. Será que eles têm algumas recomendações especificas para a Parque Escolar?? fala de " ... ao abrigo do Programa de Modernização das escolas portuguesas..."
GuilhermeRodrigues
Curioso
Curioso

Obrigado parreirajoao.

Depois de ver o comentário, vejo que são situações diferentes eu estou a falar de um Lar com dois pisos, e a resposta da ANACOM é de colocar um PD por piso.

O comentário do colega danieljpires refere a uma situação especifica que têm manual próprio reconhecido pela ANACOM.
Cumprimentos.

Guilherme Rodrigues

Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas,

"Desta forma é salvaguardada a garantia dos comprimentos máximos dos canais de ligação, numa eventual ampliação da infraestrutura que possa ocorrer."

Ora se o lar de uma ponta à outra tiver 40m mesmo que se coloque "apenas" 1 bastidor pode-se ampliar o que se quiser que nunca nenhum troço vai sequer se aproximar dos 100m, por mim cada caso é um caso e neste caso concreto não se justifica.

Além disso quando se coloca o PD adicional por norma fica no piso de cima e no mesmo enfiamento ou seja na pratica encurta-se o troço em 3 metros com o PD adicional!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
GuilhermeRodrigues
Curioso
Curioso

Varejo Escreveu:Boas,

"Desta forma é salvaguardada a garantia dos comprimentos máximos dos canais de ligação, numa eventual ampliação da infraestrutura que possa ocorrer."

Ora se o lar de uma ponta à outra tiver 40m mesmo que se coloque "apenas" 1 bastidor pode-se ampliar o que se quiser que nunca nenhum troço vai sequer se aproximar dos 100m, por mim cada caso é um caso e neste caso concreto não se justifica.

Além disso quando se coloca o PD adicional por norma fica no piso de cima e no mesmo enfiamento ou seja na pratica encurta-se o troço em 3 metros com o PD adicional!

Boa tarde.

Concordo com a sua opinião, apenas vai fazer encarecer o custo da instalação, infelizmente não foi essa a interpretação do técnico da ANACOM.

Pode ser que a próxima versão do Manual ITED esclareça com clareza estes tipos de situações.

Cá estaremos para ver quando é que isso vai acontecer.

Obrigado pela opinião.
Cumprimentos.

Guilherme Rodrigues

Responder

Voltar para “ITED / ITUR”