Folha de Cálculo para CATV de uma moradia

Responder
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Re: Folha de Cálculo para CATV de uma moradia

Mensagem por Varejo »

Cipriano Escreveu:A MATV não é obrigatório, no manual apenas é obrigatório a CATV para as moradias ;)
Boas, o teu manual deve ser diferente do meu e da própria ANACOM, ja dei essa resposta noutro topico a alguém também pensava da tua maneira, então em uma moradia se não quiser pagar á tv cabo ou outro operador por cabo não posso ver tv ??? :?

"Boas, mas a tua duvida é o MATV ? se vires na pagina anterior onde retiras-te isso, diz "tendo em conta os requisitos constantes no DL 59/2000, nomeadamente o artigo 4º" e esse artigo refere a obrigatoriedade de colocação de sistema do tipo A por via herteziana terrestre" = MATV no artigo 2º, portanto tens sempre de colocar as antenas.

http://www.anacom.pt/template34.jsp?cat ... tId=484123

P.s nos anexos do manual no ATI tens MATV e CATV que são os 2 do NQ2A e os ATI á venda que são homologados tem todos SMATV (MATV + SATELITE) e CATV que tanto servem para NQ2A ou NQ2B
por isso no manual tens os "minimos" referente ao dec. lei 59/2000 e o "recomendado" ja pelo manual ITED de julho 2004, que foi uma falha no dec. lei que eles no manual tentarem colmatar sem "ferir" o dec. lei.
resumindo NQ2A = MATV + CATV NQ2B SMATV + CATV." :twisted:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 08 out 2007, 19:16
Been thanked: 1 time
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Mas não foi isso que eu queria dizer, apenas queria dizer que no projecto, não és obrigado a fazer os cálculos para o MATV. És apenas obrigado a fazer os cálculos para o CATV e a desenhar o esquema de cabos para o CATV. As antenas são opcionais.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Cipriano Escreveu:Mas não foi isso que eu queria dizer, apenas queria dizer que no projecto, não és obrigado a fazer os cálculos para o MATV. És apenas obrigado a fazer os cálculos para o CATV e a desenhar o esquema de cabos para o CATV. As antenas são opcionais.
Boas, deve-se fazer os calculos de MATV e, mas como é praticamente igual normalmente poucos o fazem,porque invertes a rede de cima pra baixo em relação ao CATV!!! :wink:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

luisinho Escreveu:boas amigos ja á alguns anos que faço ited e estou aqui poronto a ajudar.

tenho no entando algumas duvidas visto n trabalhar para a anacom.

quando, como engenheiro, na folha de dimensionamento apresento um valor de entrara entre 75 a 100 ( o regulamentar) devo apresentar a media?ou um valor as 85 e outro as 750?

este valor nao pode ter um tilt superior a dois tal como as tomadas?

estas perguntas prendem-se com o seguinte, esotu neste momento a fazer um centro comercial, e tenho distancias de mais de 100 metros entre a zona tecnciae as lojas, usando um cabo rg11

vou ter perdas de *- 8 aos 750MHz e de 2 aos 85

o que acontece, eu posso usar um amplificador com correçao de tilt, com a ajuda do pendente consigo mexer nos 85MHz mas só para cima, se eu ja tenho perdas grandes nao me interessa aumenta-las..

logo a unica maneira, é ter uma entrada as 85 com 80db, e aos 750 com 95mhz. estou um bocado preocupado, na pratica isto tudo se resolve, mas na teoria, e aqui sim é importante pk é o que vai para obra, nao convem ir mal.

quanto a folhas, podem fazer e refazer, é mt dificil colocar em pratica uma folha que srivba tanto para moradias como para predios...ha mts formas de fazer projecto..
Deves de colocar um valor com que tenhas sempre o sinal entre os 61 e 66 nas tomadas e um tilt entre -2 e +2. Se tiveres de colocar 80 nos 85MHz e 95 nos 750MHz podes fazer, nada te impede de fazer isso ;) Não és obrigado a por a mesma entrada nas duas frequencias.
Blog Pessoal

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Varejo Escreveu:
Cipriano Escreveu:Mas não foi isso que eu queria dizer, apenas queria dizer que no projecto, não és obrigado a fazer os cálculos para o MATV. És apenas obrigado a fazer os cálculos para o CATV e a desenhar o esquema de cabos para o CATV. As antenas são opcionais.
Boas, deve-se fazer os calculos de MATV e, mas como é praticamente igual normalmente poucos o fazem,porque invertes a rede de cima pra baixo em relação ao CATV!!! :wink:
Eu por acaso faço para MATV, CATV, SMATV e SMATV (1000MHz e 2150MHz) como coloquei nas folhas de cálculo, mas só me obrigam a colocar os cálculos do CATV. Não faz muita lógica pois em casas em terrenos remotos não têm tvcabo, mas a anacom é que manda heheh, e têm de ver o manual o mais rápido possível, pois contém diversos erros. (Quem fez o manual de certeza que nunca viu um projecto ou uma instalação ited, e apenas se lembrou das cidades)
Blog Pessoal

Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Cipriano Escreveu:
Varejo Escreveu:
Eu por acaso faço para MATV, CATV, SMATV e SMATV (1000MHz e 2150MHz) como coloquei nas folhas de cálculo, mas só me obrigam a colocar os cálculos do CATV. Não faz muita lógica pois em casas em terrenos remotos não têm tvcabo, mas a anacom é que manda heheh, e têm de ver o manual o mais rápido possível, pois contém diversos erros. (Quem fez o manual de certeza que nunca viu um projecto ou uma instalação ited, e apenas se lembrou das cidades)
Boas, apesar de o manual obrigar só a MATV e CATV, quem faz uma moradia normalmente quer as panelas no telhado portanto eu aconselho sempre sempre com SMATV!!!!
luisinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 jan 2008, 18:46

Mensagem por luisinho »

cipriano, em tudo o que disseste penso que é o oposto.

deves fazer os calculos
é obrigatorio antenas, a nao colocação das mesmas, incorre em não conformidade para obtenção dos papeis de certificação
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

luisinho Escreveu:

cipriano, em tudo o que disseste penso que é o oposto.

deves fazer os calculos
é obrigatorio antenas, a nao colocação das mesmas, incorre em não conformidade para obtenção dos papeis de certificação
Acoselho-o a ler o manual de novo. As antenas não são obrigatórias, são opcionais. Já faço projectos á alguns anos, e neste momento estou num curso de formação ited de projectista e tive de reler o manual de novo. E aconselho-te a ler o manual para não cometeres erros. A MATV só é obrigatória em edificios.
Blog Pessoal

luisinho
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por luisinho »

caro amigo, e colega de profissão, sem querer ser teimoso, posso-lhe garantir, que para mais de 4 frações MATV é obrigatorio, e a isntalação das respectivas antenas é tambem obrigatorio
luisinho
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por luisinho »

Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Mas este tópico é sobre moradias e não edificios, e como referi atrás, nos edificios é obrigatório mas numa moradia não é
Blog Pessoal

luisinho
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por luisinho »

Cipriano Escreveu:Mas este tópico é sobre moradias e não edificios, e como referi atrás, nos edificios é obrigatório mas numa moradia não é

ah ok amigo, entao dou-te toda a razao
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, isto já está a ficar confuso, vamos lá por ordem nisto.
1º o manual ITED suportado pelo dec. lei 59/2000, manda que todas as instalações sejam elas moradias ou edifícios tem de ter MATV e CATV, portanto com a antenas no telhado e a funcionar.
2º a partir de 4 fracções ja tem de ter SMATV ou seja MATV + CATV + Satelite (SMATV) e tem de meter as parabólicas no telhado a funcionar, portanto isso tem de estar no projecto para o instalador poder efectuar a instalação e posterior certificação, acredito que haja instalações certificadas sem estarem conforme as regras técnicas, mas se por exemplo o proprietário perceber de ITED ou tenha alguem conhecido que perceba e escrever uma cartinha á ANACOM a fazer queixa da instalação alguem vai ter problemas, desde o certificador projectista e instalador, depois de apurados os culpados sofrem as penalizações, que nas minhas formações de instalação e projecto havia lá alguns instaladores e projectistas mandados pela ANACOM para aprenderem a fazer ITED!!!

aqui estão alguns certificadores que perderam a licença e outros a caminho:

http://www.anacom.pt/template15.jsp?categoryId=232242

http://www.anacom.pt/template31.jsp?categoryId=253262

http://www.anacom.pt/template31.jsp?categoryId=247162

http://www.anacom.pt/template31.jsp?categoryId=200365 (até a PT comunicações)

Perderam as licenças por certificar instalações com projectos e/ou instalações não conformes perante as regras técnicas, portanto cuidado!!!
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Contacto:

Mensagem por Fernando »

Os meninos não brincão :shock: 3 anos de suspensão ao Núcleo da PT de Viana do Castelo
e ainda por cima nenhuma outra PT pode exercer lá o serviço.

Vai Lá Vai :P
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

luisinho Escreveu:
Cipriano Escreveu:Mas este tópico é sobre moradias e não edificios, e como referi atrás, nos edificios é obrigatório mas numa moradia não é

ah ok amigo, entao dou-te toda a razao
Boas, é melhor não dares razão, mas quem é a Televes ?? :roll:

Como uma moradia é instalado o NQ2A ou seja MATV e CATV, mais uma vez vou responder com a entidade competente:

http://www.anacom.pt/template34.jsp?cat ... tId=484123
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”